Atualidade
Mariana Arroja lança o seu primeiro EP “Alma Perfumada”

Depois do sucesso do documentário, galardoado internacionalmente, “A Calçada portuguesa conhece-te”, que saiu no passado ano, acompanhado do single “Pedras da Calçada”, Mariana Arroja lança agora o seu primeiro EP, “Alma Perfumada”, em Los Angeles, no “2220 Arts”. O EP é o resultado da parceria artística com a poetisa Maria de Fátima Martins, e dá continuidade à temática da preservação e homenagem às artes e ofícios em extinção, mas também à mulher.
A colaboração com Maria de Fátima Martins começou em 2019 quando a mãe de Mariana Arroja inesperadamente lhe dedicou um poema de uma amiga. Essa amiga, Maria de Fátima, descobrira a sua vocação para a escrita já depois da reforma, nos seus 70 anos, mas Mariana, ainda sem conhecer o autor do poema, ouviu imediatamente a música na sua cabeça. Hoje em dia, a colaboração de ambas na escrita de canções é como um encontro de gerações através da música. Esse foi o poema deu origem ao primeiro tema do EP, “Alma Perfumada”.
“O poema Alma Perfumada é um enigma, na minha visão é um espírito livre que se move com a natureza sendo sempre verdadeiro a si mesmo. O vídeo, conta com a interpretação brilhante da Vânia Canhango e foca-se na beleza feminina e do seu poder. O elemento água está presente devido à sua semelhança com a mulher: da água surge a vida assim como através da mulher nasce a vida. Fi-lo a pensar na mulher, especialmente na minha mãe, a quem o dedico.” Explica a autora, Mariana Arroja.
“Reencontro”, o tema de trabalho deste EP, é talvez a mais simples das três músicas. Uma história de amor. O fruto típico da relação de escrita das autoras, como conta Mariana: “É uma história de amor. Mas na minha visão, pode ser também um reencontro com nós mesmos. Ainda assim, dedico-o à escritora Maria de Fátima Martins, pois sem ela este projeto não teria sido iniciado.”
Na senda do trabalho que vem sendo desenvolvido pela artista, de ativismo na preservação e memória de ofícios quase esquecidos e ostracizados, e que a tem popularizado, surge, também neste EP, a temática de uma nobre profissão, tipicamente Portuguesa: “O Amolador”. Mariana Arroja justifica a inspiração com um fascínio de infância: “Quando era criança havia sempre um assobio que pairava todos os domingos. Lembro-me de ficar à janela a ouvir o assobio e a imaginar todo um mundo de fantasia e magia. Nunca me preocupei em perguntar o que era.” A canção retrata um primeiro encontro com o Amolador, e o enfrentar de uma realidade inesperada, ao mesmo tempo que descreve a vida de um Amolador.
Mariana Arroja é conhecida, não só como autora e intérprete, mas também pela componente visual dos seus projetos. Produtora e roteirista premiada (pelo documentário “A Calçada Portuguesa conhece-te” em 2022), não quis deixar de marcar este seu novo trabalho com um registo em vídeo.
“Fiquei muito interessada nesta profissão, também em extinção, e quis filmar o dia a dia do Sr. José António da Silva. E também falar da simbologia desta profissão dentro de uma sociedade que se tornou consumista e descarta tudo ao mínimo dano. Esse vídeo é dedicado a todos os Amoladores de Portugal.”
Neste EP, a filmagem dos videoclipes é de António Barbot. Toda a produção e conceitos dos vídeos são de Mariana Arroja.
O EP foi apresentado ao vivo no palco do “2220 Arts“, em Los Angeles, onde Mariana atualmente habita, estuda e trabalha em música. O concerto intitulado “A Night in Portugal“, teve a participação da harpista belga Pia Salvia, com quem Mariana tem dado continuidade ao seu projeto “Fado Harpa” em Los Angeles, bem como de Mika Mutti e Richard Miller. A anteceder o concerto houve uma projeção do documentário “A Calçada Portuguesa conhece-te”, da autoria de Mariana, que em 2022, ganhou o prémio Bronze para “melhor documentário” nos “Independent short awards“, também em Los Angeles.
Imagem: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares