Connect with us

Atualidade

Maria João, Carlos Bica, Bernardo Moreira, Cristina Branco e Adolfo Luxúria Canibal no Jazz em Monserrate

A 15, 16 e 17 de setembro, no Parque de Monserrate

Publicado

on

Depois do cancelamento do primeiro fim de semana do Jazz em Monserrate, devido à previsão de chuva, o festival será retomado nos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro, altura em que se prevê uma melhoria do estado do tempo. Nestas datas, o cenário único do Parque de Monserrate, em Sintra, acolherá uma programação diversificada, concebida tanto para os fãs deste género musical, como para os menos conhecedores, que é composta por jazz, “spokenword” e concertos para famílias. Em palco, estarão artistas consagrados, como Maria João, Carlos Bica, Bernardo Moreira, Cristina Branco e Adolfo Luxúria Canibal, mas haverá também espaço para os jovens músicos.

Entre os concertos que já faziam parte do alinhamento e os que foram remarcados, o público pode contar com alguns eventos gratuitos, muita poesia, fusões de jazz com outros géneros musicais e uma homenagem a Carlos Paredes a fechar com chave de ouro esta segunda edição do festival que celebra a união entre música, património e natureza.

A programação deste fim de semana de Jazz em Monserrate abre a 15 de setembro, às 19h30, no Palco Cedro da China, com o concerto The Art of Song vol. 1 – When Baroque Meets Jazz, que junta o piano de Filipe Raposo à voz de Rita Maria. Num exercício de grande criatividade, os dois músicos conciliam o universo formal do período barroco e a liberdade estilística da improvisação e do jazz, acrescentando as influências musicais que os moldaram: a música erudita, o jazz e o cancioneiro tradicional.

O festival continua a 16 de setembro, com o primeiro dos concertos que foram remarcados. Trata-se do concerto/performance “A Improvisar é que a gente se entende”, que decorre no Palco Cedro da China, às 11h00. Concebido por Nuno Cintrão, e dirigido especialmente aos mais jovens e às suas famílias, é uma experiência única de criação musical em que o público é convidado a participar, experimentando e descobrindo um pouco mais sobre os caminhos da improvisação com recurso à voz e a outros instrumentos. Um espetáculo que dá a conhecer o jazz e abre espaço à criatividade e a novos públicos.

Num registo completamente diferente, às 16h00, no Palco Esplanada, apresenta-se o projeto “Poezz”, que une poesia em língua portuguesa e jazz, com base nos textos reunidos na antologia com o mesmo nome, organizada por José Duarte e Ricardo António Alves. A voz de Pedro Freitas, o Poeta da Cidade, e o saxofone de Kenny Caetano dão uma nova vida à poesia de autores como Djavan, Drummond de Andrade e Rui Knopfli.

Às 19h30, no Palco Cedro da China, Maria João e Carlos Bica Quarteto, nomes incontornáveis do jazz em Portugal, apresentam Close to You, numa celebração da amizade e da cumplicidade musical que os une desde o início na década de 1980. Acompanhados por João Farinha (piano e teclados) e Gonçalo Neto (guitarra), trazem temas de Conversa (1986) e de Sol (1991), discos que marcaram as suas carreiras.

No último dia do festival, 17 de setembro, a programação prima pelo ecletismo. Às 11h00, no Palco Cedro da China, há mais um concerto para famílias que mostra aos mais novos como “O Jazz é Fixe” e os convida a participar ativamente. O trio composto por Miguel Calhaz (contrabaixo), Luísa Vieira (voz e flauta transversal) e João Mortágua (saxofone), proporciona uma divertida e criativa viagem pelo universo do jazz, recorrendo a objetos que à partida nada parecem ter a ver com a música.

Seguem-se, às 14h00, no Palco Esplanada, os Nomad Nenufar. O duo composto pelo saxofone de Bernardo Tinoco e pelos teclados de Tom Maciel, que era para ter atuado no primeiro fim de semana do festival, apresenta um concerto desafiador e envolvente. Privilegiando a vertente experimental, os dois jovens e talentosos músicos misturam jazz, sonoridades eletrónicas e o exotismo do duduk, instrumento tradicional da Arménia.

Novamente no Palco Cedro da China, às 16h00, a poesia regressa a Monserrate, através de um encontro único entre som e palavra protagonizado por dois dos mais influentes protagonistas da cena musical portuguesa dos últimos 40 anos: Adolfo Luxúria Canibal (voz) e Carlos Barretto (contrabaixo). “Olhar o abysmo sem o deixar ganhar” baseia-se em textos e poemas da editora abysmo acompanhados pelos sons do jazz.

O Jazz em Monserrate encerra com Bernardo Moreira Sexteto tendo Cristina Branco como convidada. O concerto “Entre Paredes”, agendado para as 19h30, traz os sons do universo do genial guitarrista Carlos Paredes através da leitura musical de Bernardo Moreira, que, com músicos de diferentes gerações, tem cruzado o jazz, o fado, a canção e o fado de Coimbra. Nesta ocasião especial, o sexteto conta com a voz singular da cantora Cristina Branco.

Os concertos realizados dentro do horário de funcionamento regular Parque e Palácio de Monserrate (9h00 > 19h00), serão de entrada gratuita para os visitantes que adquirirem o bilhete para o monumento, com lotação limitada à capacidade do espaço e acesso por ordem de chegada. No caso específico dos concertos do Palco Esplanada, é necessário, ainda, recolher a respetiva pulseira na bilheteira, uma hora antes do início dos concertos (15h00, exceto para o concerto dos Nomad Nenufar, cujo levantamento de pulseiras será a partir das 13h00). Para assistir aos concertos agendados para as 19h30 é necessário adquirir o bilhete de concerto, pelo valor de 15€.

Quem pretender assistir à programação completa deste fim semana, beneficiando também da entrada diurna no Parque e Palácio de Monserrate entre 15 e 17 de setembro, poderá adquirir um bilhete especial com o custo de 40,50€. Os ingressos estão à venda em www.jazzemmonserrate.pt.

Para tornar mais cómodo o acesso aos concertos noturnos (19h30), a Parques de Parques de Sintra disponibiliza um serviço especial de transporte gratuito assegurado por autocarros da empresa Scotturb. O circuito tem início na estação ferroviária da Portela (lado sul), segue depois para a estação de Sintra e termina junto à entrada principal do Parque de Monserrate. No final dos concertos, efetua-se o percurso inverso, com partida do Parque de Monserrate, até ao transporte do último visitante. Para beneficiar deste serviço, basta apresentar o bilhete para o concerto dessa noite.

O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra e tem a conceção artística da Clave na Mão. O BPI – Fundação “la Caixa” é o mecenas do “Jazz em Monserrate”, que conta também com o patrocínio da Tranquilidade e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Antena 2 e o SAPO são media partners do evento.

Foto: Atelier Obscura.

Atualidade

Barcelos. “Um abraço entre o religioso e o profano” na Festa das Cruzes 2024

Publicado

on

Está tudo pronto para o arranque oficial da Festa das Cruzes, que acontece já amanhã.  A cidade está engalanada, a feira popular já há dias que regista grandes enchentes, na Frente Ribeirinha, o palco aguarda grandes concertos, o lugar do costume do “Bamos às Cruzes” prepara-se para noites de grande vibração, enfim, a cidade e o concelho estão de braços abertos para receber quem vem à primeira grande romaria de Portugal.

Falar da Festa das Cruzes é falar da união perfeita entre tradição e animação, num casamento que une o religioso e o profano, numa boda que leva à mesa perdão, que leva à rua centenas de milhares de pessoas. Como diz o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, “a Festa das Cruzes é a simbiose entre a tradição, a diversão, o convívio e a fraternidade, um momento que exalta as tradições, a cultura e a hospitalidade dos barcelenses, conjugando tudo isso com um programa abrangente, diversificado e do agrado de todos os que participam na festividade”.

Este ano, a Festa das Cruzes volta a ser organizada pelo Município barcelense, em colaboração com a EMEC, a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e a Paróquia de Barcelos, e este ano volta a ter um programa que promete arrastar multidões ao centro desta histórica cidade.

Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia e seis sessões de fogo de artifício prometem noites memoráveis

Além da componente religiosa, esta festividade tem sempre um intenso programa de animação, de onde sobressaem os concertos musicais. E, este ano, não foge à regra: os amantes dos concertos e da música ao vivo podem acampar em Barcelos, durante quase uma semana, porque o cartaz da Festa das Cruzes volta a ter grandes nomes da música nacional. Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia prometem quatro noites memoráveis no recinto da Frente Ribeirinha, que tem capacidade para acolher cerca de 20 mil pessoas. 

Além destes quatro grandes concertos, no palco Barcelos, instalado na Avenida da Liberdade, a prata da casa está representada pelas Bandas M&M e Belcanto. Mas o programa de animação e recreação inclui Bandas no Coreto, Programa “Aqui Portugal” da RTP, Concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com atividades associadas, Festival Luso-Galaico, Desfile Etnográfico pelos Grupos Folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento na Avenida da Liberdade.

Grande destaque também para os típicos arraiais minhotos e as respetivas sessões de fogo de artifício. São seis grandes sessões de pirotecnia que incluem: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago; Fogo das Cruzes; Fogo da Ponte e, no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional.

Missa Solene, Procissão da Invenção da Santa Cruz, Tapetes de Pétalas Naturais

São seis dias de festa. De manhã até madrugada fora, a dificuldade está em ter tempo para ver e desfrutar de todas as atividades.

Vamos dar-lhe uma ajuda. No plano religioso, destacam-se a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, que sai à rua no dia 3 de maio, feriado municipal, e se constituiu como a grande manifestação de culto das festividades.

Uma vez mais, a procissão vai contar com as Cruzes das 89 paróquias do concelho. Antes, haverá celebração da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, local onde estarão expostos, a partir do dia 30 de abril, os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, outro ex-líbris das Cruzes.

Feira Popular em grandes números

Instalada no recinto do Campo da Feira e no Parque da Cidade, a Feira Popular regista este ano um recorde de participações, nomeadamente no que respeita à Praça de Alimentação. Ao todo, estão instalados, na Festa das Cruzes, 463 operadores.

Feira Popular – 463 operadores

Feirantes e Stands Diversos – 300

Praça da Alimentação – 60 stands

Parque Diversões – 50 operadores

Máquinas Agrícolas e Automóveis – 30 stands

WC’s – 36

Autocarros nas Freguesias e na Zona Urbana: Festa das Cruzes com reforço de TUBA e viagens gratuitas

Mais linhas, mais autocarros e viagens gratuitas. Este ano, o Município de Barcelos alargou o plano de mobilidade para o período da Festa das Cruzes.  Além do TUBA urbano “especial Vai e Vem”, a Câmara Municipal estendeu a oferta TUBA a todo o concelho, com o serviço TUBA “freguesias especial”. Além disso, há 26 parques de estacionamento com capacidade para mais de cinco mil viaturas.

Comboios com mais oferta de lugares e paragem do comboio Celta

A CP – Comboios de Portugal também se associa à Festa das Cruzes e, no feriado do dia 1 de maio, vai alargar a oferta de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853, 830, 831 e 856. No dia 03 de maio, dia de feriado municipal, também haverá oferta alargada de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853 e 830. Além da maior oferta de lugares, a CP informa que, nesses feriados de 1 e 3 de maio, o comboio celta 420 e 423 terá paragem na estação de Barcelos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos assinala Semana da Família

Publicado

on

O Município de Barcelos vai promover, de 13 a 19 de maio, o programa “Afetos em Palco”, iniciativa que se enquadra no âmbito da celebração da Semana da Família. No decorrer da programação, serão realizadas diversas ações socioeducativas e culturais sobre temas como afetos, amor, união, intergeracionalidade, interculturalidade, inclusão, saúde e estilos de vida saudáveis.

Esta iniciativa, dirigida a toda a comunidade, desenvolve-se nos equipamentos municipais e nas escolas e instituições do território com projetos nesta área. Acontece no contexto do trabalho de proximidade, programas e respostas sociais, apoio e valorização das famílias, que o Município tem vindo a desenvolver, no sentido de corresponder às prioridades da comunidade do concelho.

A programação deste ano da Semana da Família conta, entre outras ações, com um ciclo de encontros, atividades abertas à família, tertúlia e peddy-paper.

Recorde-se que o Município de Barcelos, no contexto das políticas familiares, tem sido distinguido nos últimos anos com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Atualmente, o Município Barcelos integra também a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família.

Para mais informações e inscrição nas atividades da Semana da Família, contacte o Gabinete de Solidariedade Social, Família e Voluntariado, através do telefone 253809600, ou através do e-mail: acaosocialesaude@cm-barcelos.pt.

Programa completo

De 13 a 17 de maio – Ciclo de Encontros “Afetos em Palco”, nas escolas do concelho de Barcelos, com dinamização de sessões sobre o tema, envolvendo a comunidade educativa e a participação de entidades do território na apresentação de boas-práticas.

Dia 16 de maio – Tertúlia “Família, Afetos, Saúde Mental”, pelas 21h00, no Auditório Municipal dos Paços do Concelho, com a participação de oradores convidados para o desenvolvimento do tema: António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Célia Barbosa, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Dia 18 de maio (sábado) – Encontro no Theatro Gil Vicente, pelas 9h30, (acolhimento aos participantes). 

Peddy-Paper Afetos em Palco

O Peddy-Paper realiza-se no Centro Histórico de Barcelos. Os participantes terão a oportunidade de visitar em família, monumentos e espaços culturais, num percurso cheio de desafios e dinâmicas, na companhia da Banda Plástica de Barcelos. O acolhimento aos participantes está marcado para as 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Através de desafios criativos são promovidos laços familiares e aprofundado o conhecimento do património de Barcelos.

No final do Peddy-Paper será realizado um lanche convívio entre todas as famílias participantes.

Equipamentos Municipais abertos à família

Promover o acesso das famílias a ações e equipamentos municipais, valorizando a atividade do Município enquanto “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP apreende 91 armas em operação policial internacional

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das suas competências exclusivas e nacionais relacionadas com armas e explosivos realizou, entre 19 e 23 de fevereiro de 2024, a Operação CONVERSUS, inserida na ação operacional da prioridade Firearms do EMPACT – European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats – e coordenada pela Europol, com o objetivo de apreender armas de alarme adquiridas sem autorização e facilmente convertíveis em armas de fogo.

Portugal, através da PSP, participou ativa e operacionalmente nesta operação internacional através de 84 Polícias do Departamento de Armas e Explosivos e respetivos Núcleos dos Comandos Territoriais da PSP, tendo sido apreendidas 91 armas, 118 munições e elaborados 20 Autos de Notícia criminais e contraordenacionais.

A operação decorreu em 31 países, nomeadamente Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Kosovo, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia, Montenegro, Norte da Macedónia, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, República Checa, Sérvia, Suíça e Ucrânia.

Esta operação assenta na participação da PSP, através do Departamento de Armas e Explosivos, em diversos organismos de dimensão internacional, como a EUROPOL e INTERPOL, em plataformas de cooperação policial internacional como o EMPACT, e consequente partilha e análise de informação relacionada com armas de alarme, facilmente convertíveis em arma de fogo, adquiridas por cidadãos portugueses na União Europeia. No decorrer das várias edições desta ação operacional, a PSP já apreendeu um total 383 armas, nomeadamente 292 armas de alarme suscetíveis de serem transformadas em armas de fogo.

“A cooperação policial internacional entre a Europol e as polícias constitui um pilar crucial no combate ao tráfico internacional de armas”, sublinha a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas