Connect with us

Atualidade

“Mais e Melhor Indústria. Melhor emprego” é o mote do 8º Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro

Publicado

on

O Ministro da Economia estará presente no evento organizado pela AIDA CCI e que a 10 de novembro vai reunir centenas de empresários e representantes de entidades públicas e privadas, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha.

Na tarde de 10 de novembro, a AIDA CCI retoma o Fórum Empresarial do distrito de Aveiro na sua 8ª edição, com o tema “Mais e Melhor Indústria. Melhor Emprego” no Cineteatro Alba, em parceria com o município de Albergaria-a-Velha.

Este encontro, que se pretende que seja um momento de reflexão e partilha sobre temas e políticas relacionadas com todo o tecido industrial, conta com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na sessão de abertura, acompanhado por Fernando Castro, presidente da Direção da AIDA CCI e António Loureiro e Santos, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

A 8ª edição do Fórum do Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro vai incluir a apresentação de 3 Keynote Speakers. Carlos Tavares, Economista e Coordenador do Observatório de Políticas Económicas e Financeiras da SEDES será o primeiro apresentando a temática “Um Caminho para Portugal – Uma política económica integrada, orientada para a produtividade, a inovação, o crescimento e a valorização do emprego”; segue-se Maria da Graça Carvalho, Deputada do Parlamento Europeu, com o tema “A transição digital e energética na indústria portuguesa”; e Paulo Rangel, também Deputado do Parlamento Europeu que fará uma reflexão sobre “A geopolítica e a internacionalização das empresas”.

Para além destas intervenções a sessão do próximo dia 10 de novembro integra ainda 2 mesas redondas. A primeira, terá Miguel Taborda, Senior Manager da Deloitte Business Consulting à conversa com Álvaro Beleza, Presidente da SEDES, sobre o Crescimento económico sustentável; seguindo-se Sandra Soares, Vice-Reitora da Universidade de Aveiro que falará sobre “As pessoas no centro: educação contínua como motor de desenvolvimento”, Fernando Ilharco, Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, que abordará o Impacto da inteligência artificial e o redesenho dos postos de trabalho e, finalmente Jorge Brandão, Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro que fechará esta primeira Mesa Redonda com o tema “A Transição Digital como estratégia na reindustrialização da região Centro”.

Na segunda mesa redonda, Jorge Tavares da Silva, Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior recebe Nuno Mangas, presidente do COMPETE para falar sobre “Financiar a reindustrialização empresarial”; seguindo-se Luís Filipe Antunes, Diretor do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, com o tema “Cibersegurança em tempos de aceleração digital e empresarial”; Cláudia Mendes Silva, PMO/Project Manager na Siemens e Embaixadora Women in Tech Portugal, tratará o tema “Data Means Money” e, para fechar José Augusto Silva, Partner da Deloitte Portugal na área de Digital Solutions, vai falar sobre “O que poderá um empresa alcançar se todas as interações com tecnologias forem inteligentes?”.

Para o encerramento do 8º Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro, contará com as intervenções de Armindo Monteiro, Presidente da CIP e Fernando Castro, Presidente da AIDA CCI.

O Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro realiza-se de dois em dois anos, desde 2008, contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República. “Este Alto Patrocínio e a elevada adesão, a rondar os 450 participantes, por edição, acaba por traduzir o reconhecimento por parte das empresas como sendo um evento de elevado interesse e posicionando o distrito de Aveiro, enquanto player importante no cenário da indústria inteligente”, refere a organização.

Todas as informações sobre o 8º Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro estão disponíveis em AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

Imagem: AIDA.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas