Connect with us

Atualidade

Mais de Meio Milhão de euros apreendidos pela PSP em operação de combate ao furto e recetação de catalisadores

Nos distritos de Lisboa e Setúbal

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, em conjunto com Autoridade Tributária e em plena articulação com o DIAP Regional de Lisboa, desenvolveu, no dia 15 de dezembro, uma operação policial que visou a execução de 6 Mandados de Detenção, 8 Buscas Domiciliárias e dezenas de buscas não domiciliárias nos distritos de Lisboa e Setúbal, por factos suscetíveis de configurar os crimes de Associação Criminosa, Furto Qualificado, Recetação, Fraude Fiscal, Falsificação de Documentos e Branqueamento de Capitais.

Ao longo da investigação, foi possível indiciar um grupo de suspeitos que se dedicava ao furto e à recetação de catalisadores furtados e que constituía um nível de recetação intermédia e final, uma vez que os catalisadores furtados eram entregues em empresas responsáveis pelo processamento e venda dos metais preciosos que compõem este tipo de componente automóvel.

As empresas visadas foram alvo de buscas não domiciliárias, sendo possível revelar que, para além da atividade económica lícita, na recolha e tratamento de resíduos, possuíam um mercado paralelo ilícito.

A investigação permitiu revelar que estas empresas recebiam catalisadores furtados de diversos locais do país e, após o devido processamento, exportavam toneladas de catalisadores já triturados, obtendo assim lucros avultados de quantias monetárias.

Durante a operação, foi possível à PSP apreender: 546.000,00 € (quinhentos e quarenta e seis mil euros) em numerário; 68 placas prensadas de metais preciosos provenientes do processamento de catalisadores, avaliadas em 100.000,00€ (cem mil euros); dois revólveres de calibre .32 e respetivas munições; uma pistola de calibre 6.35mm e respetivas munições; vários cartuchos de calibre 12; duas armas de airsoft; três automóveis de gama alta; vários catalisadores furtados; ferramentas utilizadas para o furto de catalisadores; vários telemóveis e material informático; e diversa documentação relativa à prática ilícita de transações comerciais de metais preciosos com relevância para a investigação.

No decorrer da operação, foi possível deter com Mandados de Detenção emitidos por Autoridade Judiciária, seis indivíduos, com idades compreendidas entre os 23 e os 43 anos de idade, entre os quais, um dos responsáveis de uma das empresas visada na investigação.

Os detidos foram apresentados no dia de hoje ao Juiz de Instrução Criminal de Lisboa para serem sujeitos a primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

“O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa acredita que esta operação, irá contribuir para dissuadir estas práticas criminais junto dos principais autores dos furtos de catalisadores, bem como das empresas que funcionam de forma ilícita na compra destes componentes automóveis furtados. É neste quadro de atuação que será dada continuidade a investigações criminais, no sentido de apresentar mais suspeitos perante as autoridades judiciais, de forma a garantir as medidas de prevenção necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações em geral, bem como das vítimas de este tipo de crimes”, afirma a PSP.

Foto: PSP.

Atualidade

Barcelos: “Prendas para Todos”, da Intensify World, com mais de mil crianças já apoiadas

Publicado

on

A Intensify World, associação de Barcelos, sedeada na freguesia de Macieira de Rates, celebrou mais uma edição da iniciativa solidária “Prendas para Todos”, que este ano ajudou 212 crianças em situação de vulnerabilidade, consolidando um impacto que já ultrapassa as 1.000 crianças abrangidas nos últimos quatro anos.

Como funciona a iniciativa?

A entidade identifica crianças em situações vulneráveis em colaboração com instituições e serviços sociais; divulga uma lista online com as informações necessárias para que cada criança possa ser apadrinhada; promove uma campanha para angariar padrinhos solidários dispostos a oferecer prendas personalizadas para as crianças; por fim, os padrinhos entregam as prendas à Intensify World.

De seguida, a Intensify World organiza e distribui os presentes diretamente para as crianças, garantindo que cada uma receba o presente e tenha um Natal feliz.

“Este feito foi possível graças à generosidade de inúmeros padrinhos e madrinhas que, com o seu apoio incondicional, garantiram que cada criança tivesse um Natal especial. A Intensify World agradece profundamente a cada um que contribuiu com carinho e solidariedade, tornando esta iniciativa um verdadeiro sucesso”, sublinha a associação em nota.

Um dos pontos altos desta edição foi a campanha de recolha de Pais Natais de chocolate, coordenada pela Liliana Pereira. Através do esforço coletivo da comunidade, foram angariados mais de 600 Pais Natais de chocolate, que foram distribuídos às crianças, adicionando um toque de doçura às celebrações natalinas. Esta iniciativa foi um sucesso graças à participação de centenas de pessoas a nível individual e de várias empresas do concelho de Barcelos (AC Formação Consulting, Restaurante Gosto Muito, Vianainox, Servifios Padel Center, Bar-Celos, Mini Mercado Zinha, Oculista Santos, Cobertura Excelente, Oficina Momeself, Diamante Solar e Sunwable, Barcelpet, Best Print Estamparia Têxtil, CreativeTextil Solutions e Outono Azul)

“Desde o seu início, a ‘Prendas para Todos’ tem sido um exemplo de como pequenas ações de solidariedade podem transformar vidas. Este ano, mais uma vez, a campanha mostrou que juntos somos mais fortes, criando momentos de alegria e esperança para quem mais precisa. A Intensify World deixa o seu sincero agradecimento a todos os envolvidos – padrinhos, madrinhas, voluntários, empresas e à comunidade em geral – por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha. Aos parceiros e aos pontos de recolha e organização logística de prendas nesta fotografia representados pela Junta de Freguesia de Macieira de Rates, Ginásio Body & Mind e AC Formação Consulting– por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha e por tornarem este sonho possível”, refere a associação.

“Neste Natal mostrou-se, mais uma vez, o poder da união e da solidariedade. Juntos, fizemos a diferença na vida de centenas de crianças, trazendo-lhes alegria e esperança. Quero agradecer profundamente a todos os padrinhos, madrinhas, voluntários e parceiros que tornaram este sonho possível. É graças a cada um de vocês que continuamos a acreditar num mundo mais justo e solidário”, sublinha Luís Dias, presidente da Intensify World.

Foto: IW.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas