Atualidade
Maior edição de sempre do Évora Wine junta mais de 200 vinhos, um recorde de 40 produtores e arranca já quinta-feira
Evento leva à Praça do Giraldo, em Évora, o que de melhor o Alentejo tem para oferecer, dos vinhos à gastronomia, passando pela cultura e turismo

Já só faltam dois dias para o arranque da 7ª edição do Évora Wine (26, 27 e 28 de maio), evento que vai contar com um recorde de 40 produtores vitivinícolas e 200 vinhos em prova na mítica Praça do Giraldo, em Évora. A iniciativa que junta vinhos, gastronomia, cultura e turismo de todas as sub-regiões do Alentejo conta receber mais de 7 mil visitantes naquela que será a maior edição de sempre do evento.
Depois das iniciativas de quinta-feira – que funcionarão com um pré-convívio – a sessão de abertura está agendada para sexta-feira, dia 27 de maio, às 18h00, na Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora), e contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
O Évora Wine tem entrada livre e o copo com suporte (bolsa) para um mais cómodo transporte tem o custo de 9 euros, para um só dia, ou de 15€ para ambos os dias em que decorre o evento.
A 7ª edição do maior evento de vinho do Alentejo tem como parceiros o Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora.
Programação Évora Wine 2022:
Quinta-feira – 26/05
17h00 – Andanças do Vinho e do Petisco
Restaurante D´Ibérica (Rua do Raimundo nº 33, 7000-661 Évora)
20h00 – Jantar “Celebrar o Alentejo”
Quinta Nova do Degebe – Galhetas (Estrada do Redondo, 7005-210 Évora)
Apresentação do trailer do filme biográfico sobre o Eng. Francisco Colaço do Rosário, “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos”, cujo lançamento vai ser realizado no dia 27 maio, no fórum da FEA.
Entrega dos Prémios “Por todo o Alentejo” por Francisco Mateus, Vítor Silva e Carlos Pinto Sá.
Entrega dos prémios “Melhores Vinhos do Alentejo”, pela Confraria dos Enófilos do Alentejo.
Destaque para o lançamento do livro “Tabernas do Alentejo – arte e ciência”, assinado por Ana Costa Freitas, Francisco Mateus, Rui Dias, Rute Sousa Matos, Francisco Themudo Barata, Sandra Dourado, Paulo Piçarra, Luís Abílio, Vanessa Schnitzer e Carlos Cupeto. Este lançamento realiza-se a 27 maio, na abertura do Évora Wine, na Rota dos Vinhos do Alentejo.
Atuação de Carla Saramago e, ao piano, André Domingos.
Sexta-feira – 27/05
15h30 – Palestra sobre Sustentabilidade, com Francisco Mateus
Fórum da Fundação Eugénio de Almeida (Páteo de S. Miguel, Apartado 2001, 7001-901 Évora)
16h00 – Sessão oficial de apresentação do filme biográfico sobre o Eng. Francisco Colaço do Rosário, “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos”
Fórum da Fundação Eugénio de Almeida (Páteo de S. Miguel, Apartado 2001, 7001-901 Évora)
*lugares limitados
18h00 – Sessão de inauguração do Évora Wine
Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora)
Apresentação do livro “Tabernas do Alentejo – arte & ciência”
18h00 – Abertura de portas do Évora Wine
Praça do Giraldo, Évora
Provas de vinhos e petiscos alentejanos
Atuações de Cante Alentejano: Os Almocreves, Jazz: com Rodrigo Lino e da Banda Dose Dupla.
19h30 – Showcooking a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Praça do Giraldo, Évora
Sábado – 28/05
16h00 – Transmissão do filme biográfico sobre o Eng. Francisco Colaço do Rosário, “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos”
Auditório Grande do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora (R. do Cardeal Rei 6, 7000-645 Évora)
18h00 – Évora Wine
Praça do Giraldo, Évora
Provas de vinhos e petiscos alentejanos
Atuações de Grupo Sevilhanas, Fado: Jorge Gato acompanhado por Filipe Núncio e da Banda Pedro, Raquel, Francisco & Friends.
19h30 – Showcooking a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Praça do Giraldo, Évora
Foto: EW.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
manuel pedrico
Maio 24, 2022 at 9:38 am
curiosidade