Connect with us

Atualidade

Madeira: Operação Policial “A Solidariedade não tem idade – a PSP com os idosos”

Publicado

on

O Programa “Apoio 65”, integrado no Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, já existe desde 2012, visando a temática dos idosos concretamente os riscos que lhe estão associados e a problemática do seu isolamento social.

A pandemia, que ao longo dos últimos anos, fustigou a nossa sociedade, tem vindo a agravar, significativamente, a situação da solidão em que alguns idosos já se encontravam, restringindo a sua liberdade, podendo, daí, resultar uma maior dificuldade na monotorização e sinalização da sua condição social, quer por parte dos vizinhos quer por parte das Instituições de Apoio Social.

Porque os idosos se encontram em situação mais vulnerável, física e psíquica, com a consequente perda de autonomia, torna-os vítimas preferenciais e menos aptos à autodefesa em relação aos crimes contra o património (Roubo, Burla, Extorsão), contra a Liberdade pessoal (Ameaça, Coação, Sequestro) e contra a integridade física (Ofensa à Integridade Física, Violência Doméstica e Maus Tratos), somando-se a estas, vulnerabilidades de cariz económico materializadas em fracas condições de habitação, higiene, saúde pública, saúde individual ou alimentação. E todas estas variáveis, sem o círculo familiar ou de vizinhança capaz, potenciam as situações de anonimato que inviabilizam eventuais intervenções de cariz assistencial, o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Madeira, no período de 11 de julho a 23 de setembro de 2022, leva a efeito a referenciada operação que tem por base a:

– Realização de contactos individuais com idosos em risco, ações de sensibilização junto da população idosa com o objetivo principal de detetar casos de fragilidade social, de maios vulnerabilidade física e psíquica, e suspeita de crimes de violência doméstica ou outros contra a vida e a integridade física bem como de informação sobre ações preventivas a ter em casos de burlas e furtos.

– A confirmação de denúncias anteriores ou suspeita de novos casos de violência doméstica ou outros contra a vida ou a integridade física, em que as vitimas sejam idosos;

– Apurar a localização dos idosos que vivam na companhia de outros e que, em simultâneo, estejam fragilizados socialmente e esclarecer quanto a eventuais dúvidas relativas a procedimentos de segurança a seguir e promover o sentimento de segurança através de uma maior presença policial nas áreas de maior incidência de ilícitos criminais e por ultimo capacitar os idosos para combater o isolamento e a solidão.

A PSP relembra que os idosos em isolamento social do concelho do Funchal podem, ainda, aderir ao Projeto “Sistema de contatos entre os idosos e a Policia de Segurança Pública”, requerendo a instalação de um equipamento telefónico grátis que permite contatar diretamente com a PSP do Funchal em caso de qualquer situação que ponha em causa a sua segurança.

Para realizar estas ações, o Comando Regional da Madeira disponibilizará toda a estrutura do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade para efetuar contatos e levar a cabo estas ações, com o objetivo de continuar a alertar as populações para esta problemática dando especial enfoque à componente informativa.

Foto: DR.

Atualidade

Oeiras: PSP resgata pessoas de habitação inundada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, em 07 de dezembro, pelas 22h00, na União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, resgatou três pessoas de uma residência que se encontravam retidas devido à subida dos níveis da água.

Após alerta comunicado pela Central de Comando e Controlo da PSP, os Polícias deslocaram-se ao local de ocorrência, em virtude de ser solicitada a sua presença por inundação em residência com pessoas no interior.

Quando tentavam chegar ao local, viram-se impossibilitados de o fazer pela via rodoviária que se encontrava inundada, deslocando-se, então, de forma apeada até à residência em questão. Chegados ao local da habitação, foi audível do interior da residência pedidos de socorro, encontrando-se a porta de entrada da habitação bloqueada derivado ao nível da água, e aparente obstrução pelo interior.

Na tentativa de acederem ao interior da residência, verificaram uma janela de pequenas dimensões destrancada, possibilitando a entrada de um dos Polícias, enquanto o outro Polícia permaneceu no exterior a impedir que a mesma se fechasse.

Já no interior da habitação, constataram que se encontrava praticamente submersa em água, estando o sistema elétrico inoperacional. No local, visualizaram um canídeo de grande porte com dificuldades em manter-se à tona da água e ainda um casal de idosos com um terceiro indivíduo retidos no sótão, impossibilitados de saírem da residência.

Não obstante as condições envolventes, bem como o facto do Polícia se encontrar com dificuldades em manter-se à tona, considerando a altura da água, com o auxílio de um parente que entrou posteriormente para ajudar, conseguiram retirar o canídeo da residência através da janela, desobstruindo, seguidamente, a porta de acesso à divisão. Uma vez que um dos indivíduos presentes na residência necessitava de cadeira de rodas para se mobilizar, o Polícia que se encontrava no interior retirou a cadeira de rodas para o exterior, regressando rapidamente para o interior da habitação, a fim de retirar as pessoas que ali se encontravam.

Com o auxilio de dois Bombeiros que conseguiram aceder à residência após a abertura da porta, foi possível transportar o referido indivíduo para o exterior, colocando-o em segurança, retirando-se seguidamente o casal de idosos do interior.

Quando já se encontravam todos fora da habitação, numa nova vistoria à residência, os Polícias depararam-se com um jovem com dificuldades a tentar retirar um saco de grandes dimensões para o exterior. Quando questionado, o mesmo informou tratar-se de sondas das quais a sua avó precisava derivado a problemas de saúde, pelo que o Polícia auxiliou o jovem a sair em segurança com o saco.

Graças à atuação dos Polícias foi possível retirar todas as pessoas em segurança da habitação, não se registando nenhum ferido desta situação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Detenção por crime de injúrias e agressões

Publicado

on

Hoje, pelas 03h30, na Rua Venâncio Rodrigues, em Coimbra, foi detido um homem, de 27 anos de idade.

A detenção surgiu, pela PSP ter conhecimento de que, no referido local, se encontrava um grupo de indivíduos a provocar desacatos, ao qual prontamente ocorreu.

O suspeito, ao ser abordado, adotou uma atitude agressiva, com injúrias dirigidas aos Polícias, tendo pontapeado um.

Perante os factos foi detido.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Autarquia de Sintra avança com protocolo para a prevenção de incêndios florestais

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra vai celebrar um protocolo com a Associação Recreativa de Caçadores de Assafora (ARCA), no valor total de 7 mil euros, para prevenção de incêndios florestais.

Este apoio financeiro, aprovado em reunião de executivo, é atribuído pela autarquia com o objetivo de promover os trabalhos desenvolvidos pela ARCA na defesa da floresta contra incêndios, vigilância durante todo o ano da zona de caça associativa e na área envolvente da povoação da Assafora, limpeza de matos e de terrenos adjacentes a aglomerados populacionais, cultivo de terrenos (sementeiras), prestação de medidas de apoio ao combate a incêndios na abertura de faixas de contenção (corta-fogos), ações que promovam a minimização de riscos em situações de incêndios iminentes e construção de bebedouros artificiais para promover o bem-estar da fauna local.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “Sintra é um território vasto e de características únicas e em matéria de combate a incêndios merece a nossa especial atenção.”

O Município de Sintra pretende, através da adoção de medidas de prevenção de incêndios florestais, preservar a fauna e a flora existentes, proteger as populações locais e o património.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas