Connect with us

Atualidade

Livro sobre figura da música litúrgica apresentado na Universidade do Minho

Padre barcelense José Fernandes da Silva (1936-2003)

Publicado

on

O Edifício dos Congregados da Universidade do Minho, na Avenida Central, em Braga, acolhe, a 24 de maio, às 18h00, a apresentação do livro “Monsenhor José Fernandes da Silva (1936-2003). Sacerdote e Músico”, de Rui Mesquita. A obra baseia-se na sua dissertação de mestrado na Universidade do Minho (UMinho) e evidencia o contributo de José Fernandes da Silva na música litúrgica em Portugal.

Edifício dos Congregados, em Braga (Foto: UMinho)

O evento vai contar com intervenções do diretor do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, Vítor Matos, do padre João Matos, da professora Elisa Lessa e do autor do livro, que leciona Ciências Musicais no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. O Coro de Câmara de São Frutuoso vai também interpretar algumas peças de José Fernandes da Silva durante a sessão, que é organizada pelas alunas Inês Filipe e Matilde Ferreira, finalistas da licenciatura em Música – área de Ciências Musicais.

A obra de 222 páginas é uma edição de autor e tem prefácio do antigo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Capa do livro (Imagem: UMinho)

O barcelense José Fernandes da Silva (1936-2003) é uma referência da música litúrgica e recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal. Compositor de música coral sacra e profana, tem mais de 700 obras publicadas na “Nova Revista de Música Sacra” (que dirigiu), no “Boletim de Música Litúrgica do Porto”, nos guiões dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica de Fátima (que coorganizou) e dos Encontros Diocesanos de Braga e nos arquivos das paróquias de Grimancelos, Viatodos (ambas em Barcelos) e Famalicão, nas quais foi sacerdote.

Organizou concertos e gravações, como a coletânea “Novo Cantemos Todos”, do Serviço Nacional de Música Sacra. Foi fundador e diretor artístico dos grupos corais de Barcelos, Sra. da Franqueira, Grimancelos e, sobretudo, Viatodos, entre outros. Frequentou o seminário em Braga, formações do Centro de Estudos Gregorianos de Lisboa e os conservatórios Gulbenkian de Braga e de Música do Porto. Lecionou Canto Coral na Escola Industrial e Comercial de Famalicão e nos externatos Camilo Castelo Branco e D. António Barroso. Presidiu a Comissão Bracarense de Música Sacra, foi capelão dos Bombeiros Voluntários de Viatodos e recebeu, postumamente, a Medalha de Honra do Município de Famalicão.

Foto e imagens: UMinho.

Atualidade

Carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros apresentado em Castro Marim

Publicado

on

O carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros de Castro Marim e Vila Real de Santo António foi apresentado na quarta-feira, dia 15 de janeiro, no Mercado Local, onde está patente a Mostra Filatélica.

Este carimbo foi elaborado pelos CTT e teve como base a revista “Prevenir”, que foi durante alguns anos o órgão oficial da Associação e do Comando de Bombeiros.

Para o Município de Castro Marim, este carimbo e o selo comemorativo dos bombeiros são um marco histórico, honrosamente imortalizado na filatelia, além de assumir como estratégico para o território o aproveitamento de sinergias, a valorização de um projeto conjunto e uma corporação única com um reforço significativo dos apoios públicos.

No mesmo dia funcionou no Mercado Local um Posto de Correio, enquanto no final da tarde decorreu um desfile motorizado com as viaturas utilizadas pelos bombeiros, que atravessou os dois concelhos do sotavento algarvio.

A Mostra Filatélica está patente até ao dia 20 de janeiro e pode ser visitada diariamente durante o horário de funcionamento do Mercado Local, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Esta iniciativa é organizada pela secção de colecionismo da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, em parceria com o Município de Castro Marim, a Federação Portuguesa de Filatelia e CTT Correios de Portugal.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 50 anos detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 14 de janeiro, pelas 20h15, na união de freguesias Moscavide e Portela, procedeu à detenção de um homem de 50 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Na sequência de um patrulhamento de visibilidade e decorrente da abordagem de um grupo de indivíduos, suspeitos de estarem a consumir estupefacientes, foi detetado na posse do suspeito uma arma branca (faca borboleta), a qual foi apreendida.

O detido, presente a Autoridade Judiciária, ficou com Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado para inquérito.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Duas detenções por tráfico de droga

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.

No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias

No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].

O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas