Atualidade
Lisboa: Operação para angariadores de serviço de transporte de passageiros a partir do aeroporto
Mais ocorrências na área de atuação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, com o empenho de diferentes valências, desenvolveu entre os dias 13 de novembro e 15 de dezembro uma operação visando o combate ao crime de transporte ilegal de passageiros a partir das chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, organizado por angariadores que abordam quem chega, oferecendo um serviço de transporte em viatura.
Neste período temporal, realizou 27 ações em diferentes períodos horários, tendo obtido os seguintes resultados:
· 16 sanções pecuniárias enquadradas no Regulamento 386/2019, de 30 abril, correspondendo às mesmas uma quantia monetária subjacente de 30 500.00 euros (trinta mil e quinhentos euros);
· 20 autos de contraordenação ao abrigo do Código da Estrada, correspondendo 9 a estacionamentos (valor 494.94 euros), 3 a faltas de seguro de responsabilidade civil (valor 1 500.00 euros), 6 (seis) por não sujeição de veículo a Inspeção Periódica obrigatória (valor 1 500.00 euros) e 2 (dois) por utilização ou manuseamento de forma continuada de aparelho (telemóvel) suscetível de prejudicar a condução, durante a condução (valor 500.00 euros).
Para a maioria das infrações referidas na alínea anterior foram os condutores autuados diretamente procedendo ao pagamento das autuações nesse momento ou imediatamente a seguir
“A PSP continuará atenta a este fenómeno e continuará a promover operações visando a sua mitigação, aconselhando todas as pessoas que recorrem a este serviço de transporte que o façam SEMPRE através dos meios anunciados pelos operadores”, afirma.
Mais ocorrências
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 13 de dezembro, apreendeu a um passageiro, de 48 anos de idade, um relógio, com o valor monetário de 1200 euros.
O proprietário, que se preparava para viajar, ao passar no rastreio de passageiros no RX, verificou que o seu relógio tinha desaparecido do tabuleiro do mesmo. Alertada a PSP, de imediato se procederam às diligências convenientes, sendo possível chegar ao suspeito, o qual, após confrontado com o furto, com alguma hesitação, acabou por confessar estar na posse do relógio que estava dentro do seu bolso.
O suspeito foi abordado junto da zona de restauração na área internacional, tendo o mesmo sido Constituído Arguido e prestado Termo de Identidade e Residência.
O material foi recuperado e entregue ao seu legítimo proprietário, que posteriormente efetuará a respetiva denúncia.
A 1ª Divisão Policial, no dia 15 de dezembro, pelas 13h30, na freguesia de Misericórdia, procedeu à detenção de um homem de 48 anos de idade, por recair sobre o mesmo um mandado de detenção e condução ao estabelecimento prisional para cumprimento de 6 anos de prisão efetiva, pela prática de quatro crimes de violência doméstica cometidos entre 2004 e 2016.
O detido foi conduzido no Estabelecimento Prisional de Caxias.
A Divisão Policial de Loures, no dia 15 de dezembro, procedeu à detenção de um homem, de 48 anos, sobre a qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de um ano e seis meses de pena de prisão efetiva, pela prática um crime de ameaça e coação.
Após o cumprimento das formalidades legais o detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento da pena determinada.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Operação dirigida à criminalidade informática

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 15 de setembro, procedeu à detenção de um homem, de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de uso de meios fraudulentos de captação de imagem e som aquando da realização de um teste de código da estrada nas instalações do IMTT em Lisboa.
Estando este órgão de polícia criminal perfeitamente consciente deste tipo de criminalidade usado por redes organizadas como forma de financiamento ilícito, aproveitando-se de cidadãos que julgam necessário recorrer a este tipo de auxílio por forma a assegurar sucesso no exame, aguardou-se pela realização do teste de código que se realizava nas instalações do IMTT em Lisboa.
Findo o teste, estando o suspeito localizado, procedeu-se à sua abordagem, sendo possível à PSP apreender: Telemóvel Samsung; Cabo bluetooth; um par de auriculares; e uma cinta e tiras.
O suspeito utilizava este sistema fixo ao seu tronco através de uma cinta de cor preta com tiras de tecido, com um telemóvel acoplado ao centro do peito e com a respetiva câmara de filmar enquadrada com o orifício da sua t-shirt, um fio bluetooth acoplado ao telemóvel e, por fim, no ouvido direito, tinha introduzido um pequeno auricular através do qual recebia a indicação das respostas corretas.
O suspeito foi libertado e notificado para comparecer perante a autoridade judiciária.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Detido por Resistência, Coação e Ofensas à integridade física

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 14 de setembro, pelas 23h15, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção de um homem, de 24 anos, por ser suspeito da prática do crime de resistência, coação e ofensas à integridade física.
No âmbito do policiamento preventivo e de segurança aos transportes públicos e bem assim como na luta contra a criminalidade violenta e grave, os polícias, aquando do patrulhamento na Estação Metropolitano do Oriente, avistaram o suspeito a transpor os canais de acesso, colado a outro passageiro, sem fazer uso de título de transporte.
Na abordagem ao suspeito, o mesmo tomou uma atitude hostil e agressiva para como os Polícias, injuriando e ameaçando os mesmos, tentando, por diversas vezes, a agressão, não conseguindo efetivar a mesma.
Perante tal comportamento, o suspeito foi, por várias vezes, advertido para cessar tal conduta, não acatando a ordem dada pelo Polícia, prosseguindo com a atitude ameaçadora e injuriosa perante os mesmos, tendo sido lhe dada voz de detenção.
O detido foi notificado para comparecer na Instância Local – Pequena Criminalidade Judicial do Tribunal de Lisboa.
Foto: DR.
Atualidade
Cascais: Jovem detido por posse de arma proibida

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 14 de setembro, pelas 17h45, na união das freguesias de Carcavelos e Parede, procedeu à detenção de um jovem, de 17 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de arma proibida.
No decorrer da abordagem, e questionado se teria algo ilícito em sua posse, afirmou que tinha uma faca, a qual transportava no interior da sua bolsa que trazia a tiracolo.
Efetuada uma revista sumária, a PSP apurou que se tratava de uma faca, com comprimento total de 31.5cm e lâmina de 18.3 cm afirmando que a utilizava para sua defesa pessoal.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Cascais.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade4 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022