Connect with us

Atualidade

Lisboa entre as 50 melhores cidades do mundo de acordo com o novo Índice de Cidades

De acordo com o Brand Finance City Index

Publicado

on

Classificada em 1º lugar em Portugal e em 43º lugar a nível global, Lisboa está, confortavelmente, no top 50 das melhores marcas de cidade do mundo, de acordo com o Brand Finance City Index inaugural divulgado hoje. Apresentado pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance, o ranking baseia-se num inquérito global a cerca de 15.000 membros do público realizado em abril de 2023 em 20 países de todos os continentes para medir as perceções das 100 melhores cidades do mundo. O Índice colocou Londres como a melhor marca de cidade do mundo, seguida de Nova Iorque e Paris.

Com uma pontuação de 67,5/100 no Brand Finance City Index, Lisboa, a cidade do Fado, combina a sua arquitetura cativante, o património cultural, a gastronomia, a atmosfera animada e a encantadora música do Fado para fazer de Lisboa um destino apreciado. De acordo com o novo estudo, Lisboa destaca-se, internacionalmente, pelas suas pessoas e valores, em 11º lugar, cultura e património, em 14º lugar, habitabilidade, em 23º lugar, e sustentabilidade, em 37º lugar.

Pilar Alonso Ulloa, Diretora-geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul, comentou: “Uma combinação de fatores como o turismo em expansão, a promoção da inovação e da tecnologia, o investimento estrangeiro, o acolhimento de eventos culturais e o compromisso com a sustentabilidade contribuíram para consolidar o estatuto de Lisboa como uma cidade em constante crescimento e projeção global.”

Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas das cidades no ranking, além de medir a familiaridade, os inquiridos foram questionados sobre a reputação geral e a sua consideração pessoal de cada cidade como um local para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, reformar-se, visitar ou investir. A avaliação das preferências ao longo destas sete dimensões foi complementada pelas perceções de 45 atributos subjacentes à marca da cidade, agrupados em sete pilares, como Negócios e Investimento ou Sustentabilidade e Transportes.

Londres coroada como a melhor marca de cidade do mundo

Com uma pontuação de 84,6 em 100, impulsionada pela sua elevada familiaridade entre os inquiridos de todo o mundo, Londres registou perceções de marca mais fortes do que qualquer outra cidade no estudo. A familiaridade é entendida como o conhecimento sobre a cidade adquirido através da exposição repetida ou da experiência direta, e permite formar uma afinidade mais profunda com a sua marca.

David Haigh, Presidente e Diretor Executivo da Brand Finance, comentou: “O desempenho excecional de Londres no Índice pode ser atribuído à sua familiaridade global. Ficando em primeiro lugar nesta medida em particular, Londres tem uma enorme vantagem sobre os seus pares, levando ao seu sucesso na classificação geral como a melhor cidade do mundo. Conhecer uma cidade permite ao público formar perceções positivas sobre ela – reconhecer a sua reputação e considerá-la como o local preferido para viver, trabalhar, estudar, reformar-se, visitar ou investir. Um elevado grau de familiaridade significa uma compreensão mais profunda das suas qualidades e um maior alcance da sua atracão, permitindo à cidade retirar benefícios económicos significativos da migração interna, do investimento e do turismo.”

Coroada como vencedora global, Londres ocupa o 1º lugar em duas das sete dimensões-chave – estudar e visitar – bem como nos 4 primeiros lugares em todas as outras dimensões.

Reconhecida como um centro de excelência académica, Londres está classificada como a melhor cidade do mundo para estudar. A capital britânica acolhe universidades de topo, como a University College London, a King’s College London, a Imperial College London e a London School of Economics, enquanto prestigiadas escolas de preparação para a universidade, como a Eton e a Harrow, em Londres e nas suas imediações, atraem estudantes de todo o mundo. Não é de admirar que a cidade esteja em primeiro lugar a nível mundial no que respeita a grandes universidades e grandes escolas privadas.

Graças a marcos emblemáticos como as Casas do Parlamento, o Palácio de Buckingham e a Torre de Londres, e a instituições culturais de renome como o Museu Britânico, a Galeria Nacional e a zona de teatros de West End, Londres é um destino turístico de eleição. O facto de Londres estar no topo da classificação mundial como a melhor cidade para visitar é apoiado pelo seu 3º lugar em termos de grandes museus e galerias de arte e grandes teatros e locais de música. A atracão de Londres também pode ser atribuída à sua forte identidade e carácter, em que Londres ocupa o 3º lugar a nível mundial.

Toda a gente quer dar uma dentada na Big Apple, ficando em 2º lugar, apenas atrás de Londres

A cidade de Nova Iorque assegurou o 2º lugar, atrás de Londres, com uma pontuação de 83,0 num total de 100 no Brand Finance City Index. NYC também ocupa o 3º lugar a nível mundial em termos de familiaridade e ostenta o 2º lugar em três das sete dimensões-chave: investir, estudar e visitar.

Amplamente considerada como a capital global das finanças, Nova Iorque ocupa o 2º lugar, apenas atrás de Zurique, como a melhor cidade para investir. Está em primeiro lugar nos atributos de cidade de importância global, fácil de fazer negócios e economia forte e estável, o que explica o seu atrativo para os investidores.

Sede de várias das universidades mais conceituadas do mundo – incluindo a Columbia, a NYU e a City University of New York – a Big Apple foi, também, reconhecida como a segunda melhor cidade do mundo para estudar, apenas atrás de Londres. É a segunda cidade em termos de grandes universidades e líder em atributos científicos e tecnológicos, ocupa o quarto lugar em termos de grandes escolas privadas, mas fica muito atrás de Londres em termos de grandes escolas com financiamento público, ocupando o 41. De um modo geral, Nova Iorque é considerada a cidade menos acessível da classificação, ocupando o 100º lugar.

Classificada em 1º lugar no que diz respeito a grandes compras, restaurantes e vida noturna e em 2º lugar no que diz respeito a grandes teatros e locais de música, onde se encontram as lojas da Quinta Avenida e os teatros da Broadway, Nova Iorque faz jus ao seu nome de “cidade que nunca dorme”. Como resultado, NYC está classificada como a 2ª melhor cidade do mundo para visitar.

Paris está na moda, classificada em 3º lugar no mundo

Paris completa o pódio, ficando em 3º lugar no ranking com uma pontuação no Brand Finance City Index de 79,7 em 100. Paris também está classificada como a segunda cidade mais familiar do mundo.

Complementando a sua forte pontuação de familiaridade, a ‘Cidade do Amor’ está também classificada como a 3ª melhor cidade do mundo para visitar. Com uma abundância de atrações de renome, incluindo a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Moulin Rouge, Paris obtém, sem surpresa, melhores resultados do que qualquer outra cidade no pilar Cultura e Património, ocupando o 1º lugar a nível mundial em termos de arquitetura bonita, grandes museus e galerias e grandes teatros e locais de música. A capital francesa também tem um bom desempenho no pilar Pessoas e Valores, ocupando o 2º lugar a nível mundial por ser aberta e acolhedora, divertida e ter uma forte identidade e carácter, mas ficando para trás no pilar Ser Amigável, onde ocupa o 25º lugar – talvez em linha com os estereótipos.

Zurique lidera as classificações como a melhor cidade do mundo para trabalhar localmente, trabalhar remotamente, investir e reformar-se, mas a baixa familiaridade prejudica o seu alcance

Zurique é um destino altamente desejável para trabalhar localmente, trabalhar remotamente, investir e reformar-se, ocupando o primeiro lugar em cada dimensão. A cidade obtém resultados excecionalmente bons em termos de reputação (4º) e consideração (1º) quando se consideram todas as sete dimensões combinadas, mas uma pontuação baixa em termos de familiaridade (53º) impede-a de obter um lugar mais alto na classificação geral do Brand Finance City Index (17º).

David Haigh, Presidente e Director Executivo da Brand Finance, comentou: “Zurique é um excelente exemplo de uma marca de cidade bem-sucedida na conversão da familiaridade e das perceções em reputação e, em última análise, em consideração. Mais do que noutras cidades, aqueles que conhecem Zurique sentem-se persuadidos pelo seu apelo como destino, especialmente para trabalho, investimento e reforma. Tal como as marcas de relógios suíços, Zurique é uma “marca de cidade de luxo” – com uma menor familiaridade entre o público, mas uma elevada consideração entre aqueles que a conhecem bem. A contrapartida deste posicionamento é um alcance mais modesto do que o de marcas de cidades mais populares, como Londres, Nova Iorque ou Paris.”

Foto: DR.

Imagem: BFCI.

Atualidade

superaDORas estreia a 24 de novembro no Porto

Espetáculo sobre dor e superação da violência de género

Publicado

on

Superar a dor da violência de género é possível? O espetáculo-movimento que está prestes a nascer diz que sim. Dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, às 16h00, no salão paroquial de S. Mamede de Infesta, irá decorrer um espetáculo de teatro, poesia, música e dança, e será lançado um movimento que abraça a temática e presta apoio a vítimas de violência doméstica e de género.

Todos nós conhecemos raparigas, mulheres, as nossas mães, amigas, irmãs, primas, que sofreram ou sofrem de violência de género. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que uma em cada três mulheres no mundo sofre de algum tipo de violência.

Pelo facto da temática continuar a ser tão relevante em 2024, foi organizado um espetáculo com adaptações de Leon Valle a três contos de Mia Couto, que relatam casos de violência contra as mulheres, e a um conto inédito de Margarida Faro, com adaptação da própria autora e também de Leon Valle.

Além da encenação dos contos, o espetáculo contará com a declamação de três poemas da obra “Viva a Desordem” da escritora portuguesa Margarida Faro, que estará presente no evento para sessão de autógrafos, e um poema inédito da coprodutora do espetáculo, Patrícia Vidal.

Ao teatro e à poesia, junta-se a música, com letra e composição originais de Viriae, e ainda dança, a cargo da coreógrafa Beatriz Costa. Assim surge o superaDORas, um espetáculo comovente e eletrizante que não vai querer perder.

Para Patrícia Vidal, coprodutora do evento, “mais que um espetáculo, quero que o superaDORas se torne um movimento, e que não fiquemos apenas pela consciencialização do problema, mas que também possamos contribuir para a superação da dor de tantas mulheres que ainda sofrem de violência”.

É desta vontade que brota um movimento de apoio a vítimas de violência de género, com um conjunto de profissionais de várias áreas, das telecomunicações à medicina legal, passando pela advocacia e psicologia, de forma a dar suporte ao caminho de recuperação destas mulheres.

Já Rui Mesquita, também coprodutor do espetáculo, considera que “desde o relato de testemunhos reais, que também irão existir ao longo do espetáculo, à intervenção em tempo real, este espetáculo-movimento mistura o passado e o presente, chama atenção a um problema real e compromete-se a fazer parte da sua solução”.

Nos testemunhos poderá assistir a relatos de sobreviventes, mas também de funcionários da CPCJ e do Instituto de Medicina Legal, duas entidades muitas vezes envolvidas nestes casos e que quiseram participar do projeto.

Durante o intervalo do evento, contaremos com inúmeras surpresas, mas uma delas já pode ser revelada: será leiloada uma peça de joalharia de autor, de Sofia Tregeira, uma das apoiantes do movimento. Também terá contacto com várias empresas que, de uma forma ou de outra, apostaram na responsabilidade social e apoiaram o evento e/ou irão fazer parte do movimento.

O espetáculo é aconselhado para maiores de 16 e tem o custo de 12€. Para mais informações e bilhética, contactar a coprodutora Patrícia Vidal: 916 831 498.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos inaugura iluminações de Natal a 29 de novembro

Publicado

on

A cidade de Barcelos volta a vestir-se de cor e luz para as festas natalícias. Este ano, as iluminações são inauguradas no próximo dia 29, pelas 19 horas, mas antes, pelas 18h30, há um concerto com os “The Classic”, no Largo da Porta Nova, criando o ambiente perfeito para a contagem decrescente da “Magia de Natal”.

Destacadas, o ano passado, pela imprensa nacional, como uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva, a Câmara Municipal volta a apostar na iluminação e decoração da cidade como grande motivo, não só da animação e diversão temática, como de atratividade à cidade, potenciando a economia local, nomeadamente o comércio tradicional.

Ao todo, o Município dá um colorido especial a ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos mais icónicos do Centro Histórico de Barcelos, entre os quais, a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, o Paço dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. 

As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade, um investimento que ronda os 170 mil euros.

Animação de Natal com dezenas de pontos de atração e divertimento

Além das iluminações de Natal, o mês de dezembro será preenchido com um diversificado e intenso programa de atividades, algumas delas que serão mesmo grandes novidades, casos do Túnel interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro. Além disso, o Mercado de Natal, este ano, desloca-se para a Alameda das Barrocas e terá Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal.

Outra das novidades é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de DJ’s.

Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na Igreja da Misericórdia (dia 6), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).

Da restante programação, merece destaque a animação de rua com muitos mais motivos para que se deixe cativar pela Magia de Natal de Barcelos. Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova. A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.

E, quem quiser levar uma recordação temática, pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias.

Concertos Musicais e Rota de Presépios nas Freguesias

Voltando a descentralizar as atividades culturais natalícias, abrangendo o maior número de pessoas possível, a programação de Natal volta a contemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 1), Alvito S. Martinho (dia 7), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).

E face ao sucesso do ano passado, volta a ser realizada a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Valença Fortaleza de Chocolate” está a chegar

Publicado

on

A “Valença Fortaleza de Chocolate” está de regresso, entre 29 de novembro e 8 de dezembro, recheada de doces tentações, com a marca Chocolate.

Showcookings, oficinas de chocokids, delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente prometem transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal.

Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas.

O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira/mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.

Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.

O certame abre sexta-Feira, 29 de novembro, às 16h00 e estará aberto até às 20h00. Entre sábado, 30 de novembro e domingo 8 de dezembro podem visitar a feira entre as 10h00 e as 20h00.

Praça da República, Largo do Governo Militar, Baluarte do Faro e Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica que vão acolher o evento.

“Fortaleza de Chocolate” insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca, em Valença, a 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas