Connect with us

Atualidade

Lisboa: Dois jovens detidos suspeitos de roubo com arma de fogo

Mais ocorrências

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no dia 14 de março, pelas 23h00, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção de dois jovens, de 19 e 15 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de roubo.

Quando se encontravam a patrulhar a freguesia do Parque das Nações, os Polícias foram informados que dois jovens haviam sido roubados e que os suspeitos teriam feito recurso a uma arma de fogo. Dirigindo-se, rapidamente, para junto das vítimas, os Polícias dialogaram com as mesmas, no sentido de compreender a veracidade da informação e, com as principais características dos suspeitos bem como da direção da sua fuga, encetaram diligências no sentido de os intercetar.

Os jovens informaram que foram abordados, rodeados e ameaçados pelos suspeitos, tendo-lhes estes em seguida ordenado que entregassem os seus telemóveis. Perante a sua hesitação os suspeitos mostraram-lhes uma arma de fogo e os jovens, temendo pela sua vida, acederam, facultando ainda os respetivos códigos de desbloqueio.

Com esta informação, e na sequência de exploração adicional de testemunhos oculares, os Polícias detetaram os suspeitos, vindo a intercetá-los na estação da Gare do Oriente, ainda na posse dos objetos roubados, bem como a arma utilizada no crime.

Os suspeitos foram, igualmente, identificados pelas vítimas como autores do crime, pelo que lhes foi dada voz de detenção.

Concluídos os procedimentos necessários, um dos suspeitos recolheu às salas de retenção do Comando Metropolitano de Lisboa e o outro, por ser menor, foi confiado à sua progenitora para apresentação no Tribunal de Família e Menores da sua área de residência.

O suspeito maior de idade foi presente à Autoridade Judiciária, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Ocorrências

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 15 de março, pelas 09h20, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de um homem, de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de estupefaciente.

Os Polícias, aquando do patrulhamento na Estação do Metropolitano da Baixa-Chiado, avistaram o suspeito a transpor os canais de acesso, colado a outro passageiro, não fazendo uso de título de transporte válido, sem se aperceber da presença daqueles, motivo esse que levou à sua intersecção.

Após ser abordado, o mesmo demonstrou um comportamento suspeito, tendo sido questionado se teria na sua posse algum produto ilícito, o qual retirou do bolso do casaco que trajava, três frascos de vidro contendo: 5.44 doses individuais de haxixe; 25.6 doses individuais de heroína; e 2,42 gr. de liamba.

Foi, ainda, levantado o respetivo Auto de Contraordenação, por falta de título de transporte.

O detido foi conduzido para julgamento na Instância Local Criminal de Lisboa-Secção de Pequena Instância Criminal, sendo notificado para data posterior.

No dia 15 de março, pelas 15h40, na freguesia da Misericórdia, procedeu à detenção de um homem de 18 anos, por existir sobre o mesmo um mandado de detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação Ferroviária do Cais Sodré, os Polícias avistaram o suspeito a deambular e, assim, que se apercebeu da presença daqueles tentou abandonar o local, motivo esse que levou à sua abordagem.

Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre a mesma, tendo-se apurado que tinha um Mandado de Detenção, por um crime de roubo agravado, para cumprimento de prisão preventiva.

O arguido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Combater o esquecimento – a demência nos dias de hoje e do futuro

Publicado

on

Setembro é o mês mundial da Doença de Alzheimer, e afinal o que é esta doença tão temida? A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se desenvolve de forma insidiosa.  Existem várias formas de demência, no entanto, a doença de Alzheimer representa cerca de 60-70% de todas as demências (1). Ocorre geralmente após os 60 anos e tipicamente afeta a zona do cérebro responsável pelo pensamento, a memória e a linguagem.

A Organização Mundial da Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, e que em 2030 quase duplique e em 2050 quase triplique. Na Europa, em 2019, apontavam para mais de 193 mil e 500 pessoas com demência (2). Portugal representa o 4º país com mais casos por cada mil habitantes (3)

“Ando a ficar mais esquecido …” – Esta é a queixa habitual pela qual as pessoas recorrem ao médico por receio desta doença. No entanto, a perda de memória nem sempre é sinónimo de demência e existem outras situações médicas que podem apresentar sintomas semelhantes, como os enfartes, a depressão, o alcoolismo, entre outros.

Devemos suspeitar de demência de Alzheimer em qualquer idoso com início insidioso de perda da memória associada a dificuldade em executar tarefas familiares, perda de noção do tempo e desorientação, problemas da linguagem, trocar o lugar das coisas, alteração da personalidade ou comportamento, e perda de iniciativa (4). Na presença de perda de memória associada a pelo menos um destes sintomas, devemos procurar um profissional de saúde.

Apesar de não haver uma causa bem esclarecida para o desenvolvimento da demência de Alzheimer, existem vários fatores que podem reduzir o risco. A alimentação saudável e variada, o exercício físico, o treino cognitivo através de jogos de raciocínio, ler, escrever, atividades culturais, cozinhar, jardinagem, entre outros, e sono reparador estão entre os fatores que contribuem para travar a progressão. Além disso, é também importante o controlo da diabetes, da hipertensão arterial e do colesterol.

Comece já hoje a mudar o seu risco!

Referências:

1 – World Health Statistics, World Health Organization, 2015

2 – Alzheimer Europe, 2019

3 – Health at a Glance 2017.

4 – Centers for Disease Control and Prevention, Alzheimer’s Disease.

Por: Rita Vale Lima (Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Ronfe).

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Serviço de Apoio ao Cidadão disponibiliza agendamento online

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de colocar ao dispor dos munícipes o Agendamento Online, exclusivamente de acesso ao sistema de filas de espera para o Serviço de Apoio ao Cidadão, garantindo maior comodidade e rapidez no atendimento, antes de se deslocarem presencialmente.

O cidadão pode, assim, agendar a sua deslocação para atendimento técnico presencial para diversos serviços, nomeadamente Atendimento Geral, Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE), Cemitérios, Taxas e Licenças, Urbanismo – Informações, Urbanismo – Levantamento de Documentos e Urbanismo – Requerimentos.

Esta nova valência visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços, que podem agora marcar os seus atendimentos por meio do smartphone ou do computador, evitando filas de espera e prevenindo os serviços, permitindo mais tranquilidade na hora do atendimento.

As regras gerais de funcionamento do atendimento e/ou o agendamento para o atendimento técnico presencial podem ser consultadas em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/informacoes-uteis/horarios-de-atendimento/
O Serviço de Apoio ao Cidadão conta com atendimento presencial todos os dias úteis, das 9h00 às 16h30, integrando, ainda, atendimento telefónico através do número 258 809 304, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Braga: Detenção por roubo e resistência e coação a Polícias

Publicado

on

Ontem, pelas 12h45, a PSP recebeu uma chamada telefónica a comunicar que um indivíduo havia praticado um roubo a um cidadão, tendo-o agredido violentamente e, de seguida, colocou-se em fuga.

A PSP acionou os meios policiais no sentido de o localizar, tendo de imediato sido intercetado, o autor do roubo, um cidadão com 37 anos de idade.

Durante a abordagem policial, o mesmo teve um comportamento bastante agressivo para com os Polícias, tendo-os insultado, ameaçado e agredido.

Pelo exposto, foi o mesmo detido sendo presente no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas