Atualidade
Lisboa: Dois detidos por roubo em zona de Diversão Noturna
Mais ocorrências

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 4ª Divisão Policial, no dia 16 de setembro, pela 04h20, na freguesia da Estrela, procedeu à detenção em flagrante delito de dois homens, de 24 e 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de roubo.
Os Polícias foram interpelados pelas duas vítimas, as quais informaram que, momentos antes, lhes tinham roubado os seus pertences, junto de um dos estabelecimentos de diversão noturna. De acordo com o relato, foram abordados por três suspeitos, os quais, em comunhão de esforços e sob coação, ameaçando que atentavam contra a sua integridade física, exigiram os artigos que tinham na posse, nomeadamente, o telemóvel pessoal a uma das vítimas e o telemóvel e o relógio à outra vítima, ao que, por receio, acederam.
Na sequência das diligências efetuadas, os Polícias localizaram e intercetaram dois dos suspeitos, reconhecidos pelas vítimas, sendo que um deles ainda tinha na sua posse um dos telemóveis roubado.
Relativamente ao 3º suspeito, não foi possível intercetá-lo, tudo levando a crer que o mesmo terá ficado na posse do outro telemóvel e relógio roubados, artigos estes com um valor aproximado de 1200,00 euros.
Os detidos foram presentes junto à Autoridade Judiciária competente para serem ouvidos em 1º Interrogatório Judicial, sendo-lhes aplicada a medidas de coação de apresentações semanais, proibição de contactarem entre si e a proibição de frequentarem a zona de diversão noturna, local onde haviam consumado os ilícitos.
Ocorrências
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 13 de setembro, pelas 20h00, um homem, de 25 anos, foi constituído arguido, por ser suspeito da prática do crime de falsas declarações.
Em ação de fiscalização, os Polícias perceberam que o condutor, ao apresentar a documentação que lhe foi requerida, em ato semelhante que remonta a janeiro de 2023, viu ser-lhe apreendida a carta de condução do país de origem, sendo-lhe entregue guia de substituição de documentos.
Pouco tempo depois, presumivelmente omitindo a informação, de forma consciente, pediu nova emissão de título de condução ao seu país e, com o mesmo, deslocou-se aos serviços do IMT – Beja, onde requereu a sua troca para um título nacional.
A documentação exibida foi-lhe, cautelarmente, apreendida e foi constituído arguido, prestando termo de identidade e residência.
O processo foi encaminhado para o DIAP de Lisboa.
No dia 14 de setembro, pelas 11h00, procedeu à detenção de um homem, de 37 anos, dando cumprimento de Mandado de Detenção emanado por Autoridade Judiciária para cumprimento de um ano de pena de prisão efetiva.
O detido era candidato a funcionário de empresa prestadora de serviços no Aeroporto Humberto Delgado, quando, no processo de verificação de antecedentes, se percebeu da existência de tal ordem.
Foi o assunto remetido à entidade que ordenou a diligência, tendo dado entrada no Estabelecimento Prisional de Lisboa.
No dia 15 de setembro, pelas 20h30, procedeu à detenção de uma mulher, de 24 anos, por ser suspeita da prática do crime de condução sem possuir habilitação legal.
A detida apresentou uma carta de condução não fazendo parte da Convenção Internacional de Genebra de 19 de setembro de 1949 sobre Circulação Rodoviária, razão pela qual não está legalmente habilitada para conduzir em Portugal.
À condutora foi dada voz de detenção, foi constituída arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo notificada para comparecer em 1º interrogatório judicial, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, no Campus de Justiça.
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, nos dias 16 e 18 de setembro, na freguesia da Misericórdia, procedeu à detenção de três homens, de 18, 21 e 22 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
Ao serem questionados se teriam na sua posse algum produto ilícito, retiram de imediato do interior dos seus pertences, embalagens contendo o total de 33.43g de haxixe equivalente a 66.86 doses individuais e 1.53g de ecstasy equivalente a 15.3 doses individuais.
Os detidos foram notificados para comparecerem na Instância Local Criminal da Secção de Pequena Criminalidade de Lisboa.
No dia 15 de setembro, pelas 23h55, na união das freguesias de Carcavelos e Parede, procedeu à detenção de um homem, de 67 anos, por existir sobre o mesmo um Mandado de Detenção.
No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação Ferroviária de Carcavelos, os Polícias avistaram o suspeito a tentar passar colado da zona não paga para a paga, motivo esse que levou à sua abordagem.
Foi solicitado documento de identificação, tendo-se apurado que tinha um Mandado de Detenção, por um crime de abuso de confiança contra a Segurança Social, para pagamento de 450 euros, convertidos em cinquenta dias de prisão subsidiária.
O arguido fez o pagamento voluntário da quantia estipulada, tendo o mesmo sido restituído à liberdade.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: Município esclarece situações que surgiram nas redes sociais
Sobre o Lago do Parque da Cidade e suposto abate de árvores junto ao rio

Em nota enviada às redações, o Município de Barcelos esclareceu duas situações, que têm sido difundidas em redes sociais, uma sobre o Lago do Parque da Cidade e outra sobre abate de árvores junto ao rio [ndr: foto de destaque].
Segue, na íntegra, o esclarecimento:
«Perante informações, comentários e observações que correm nas redes sociais, e que não correspondem à realidade dos factos, a Câmara Municipal de Barcelos esclarece o seguinte:
1 – Lago do Parque da Cidade. Tendo-se verificado uma enorme e sistemática perda de água, foi decidido proceder a obras de resolução desse problema, aproveitando-se também esta oportunidade para realizar trabalhos de requalificação e melhoria daquele elemento decorativo e de apoio ao lazer no Parque da Cidade.
Os patos que estavam no referido lago foram transferidos atempadamente para as instalações do horto municipal.
2 – Abate de árvores na margem do Rio. Constatando-se a queda de uma árvore de grande porte na Frente Ribeirinha, após análise da situação, verificou-se que mais quatro choupos estavam em risco de queda iminente, devido à erosão provocada pelas correntes das águas do rio.
Perante essa possibilidade, foi decidido, por prevenção e para salvaguarda da segurança das pessoas, proceder ao abate de quatro choupos, os quais serão substituídos por amieiros e bétulas.
Recorde-se que, no decorrer deste ano, o Município de Barcelos, com a colaboração das Juntas de Freguesia e Associações, já plantou mais de 2.000 novas árvores no território concelhio.»
Foto: CMB.
Atualidade
Lisboa: Detido em flagrante por Roubo por esticão em Arroios

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 22 de novembro, pelas 12h35, na freguesia de Arroios, num empenho conjunto e dinâmico com a Divisão de Investigação Criminal e a 1ª Divisão Policial, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem com 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de roubo por esticão.
Um Polícia, que se encontrava de folga, ouviu uma mulher, num tom ofegante e bastante alto, a pedir auxílio para intercetar o suspeito, o qual, momentos antes, lhe havia subtraído, através de força física, o respetivo telemóvel.
De forma abnegada, encetou, de imediato, perseguição ao suspeito, no intuito de o intercetar, algo que aconteceu, instantes depois, com total sucesso.
Após essa interceção, em ato contínuo, compareceu junto daquele um outro Polícia, o qual tinha acabado de sair de serviço, entretanto alertado por populares, a fim de prestar auxílio para a manietação efetiva do suspeito, o qual resistia ativamente, estando ainda na sua posse o telemóvel furtado. Assim que chegou a vítima ao arruamento da interceção, esta afirmou, perentoriamente, que aquele era o autor do roubo do seu telemóvel.
Posto isto, os Polícias solicitaram apoio para transporte do suspeito, a fim da formalização da detenção, o que veio a acontecer, com a colaboração de uma Brigada de Investigação.
O detido recolheu às salas de detenção do comando Metropolitano de Lisboa, a fim de ser presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.
Foto: DR.
Atualidade
Loures: Prisão Preventiva por Violência Doméstica

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 22 de novembro, na zona de Loures, deu cumprimento, a um mandado de busca e apreensão domiciliárias e um mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridades Judiciárias, tendo sido detido um homem de 38 anos, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.
Ao detido, presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade7 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
A Seca