Atualidade
Lisboa: Detido grupo de carteiristas dos elétricos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 24 de janeiro, procedeu à detenção de carteiristas, nacionais, ainda remanescentes e a atuar nas carreiras e elétricos turísticos da Cidade de Lisboa. Os três suspeitos com idades compreendidas entre os 36 e os 62 anos de idade, por furto qualificado – por carteirista.
Este bando já havia estado na mira dos Polícias por um agudizar e crescente número de crimes praticados nas carreiras turísticas.
Assim, quase diariamente, os Polícias mantinham esforços acrescidos de vigilância nas zonas turísticas da cidade para neutralizar este tipo de crime especialmente direcionado a cidadãos estrangeiros.
Atento ao sentimento de segurança, a PSP tem mobilizado várias equipas no sentido de detetar e neutralizar a atividade criminosa de quem se dedica a este tipo de crime, após as démarches processuais, em estreita colaboração com Autoridade Judiciária – 4ª Secção do DIAP de Lisboa, que permitiram aos Polícias a detenção de dois suspeitos, precisamente nos elétricos turísticos, mediante o cumprimento de Mandados de Detenção emitidos por Autoridade Judiciária.
Os Polícias encontraram um terceiro elemento integrante deste Bando, que, após melhor análise, acabou também detido por intermédio da emissão de Mandados de Detenção.
Responsáveis, no último mês, por uma dezena de furtos qualificados pelo modus vivendi e pelo facto de ser cometido no interior de transportes públicos, arrecadaram cerca de meio milhar de euros. A acrescer a utilização abusiva e não autorizada de cartões de crédito dos ofendidos (num total de 9 crimes desta natureza), todos estrangeiros.
Assim, foram presentes a primeiro interrogatório de arguido detido, junto do DIAP de Lisboa, para apreciação de toda esta matéria de facto e direito, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: “Fé e Folia em Barro” em exposição no Museu de Olaria

O Museu de Olaria volta a ser a casa do Figurado de Barcelos, essa ancestral arte representativa de uma das atividades artesanais mais importantes do concelho. “Fé e Folia em Barro” é o nome da exposição que abriu ao público no sábado (18/03) e que estará patente até 21 de janeiro de 2024.
A exposição mostra-nos as criações de barristas de Barcelos que sempre representaram temas do quotidiano: o trabalho, os animais, a religião e as festas, mostrando como a Religião e a Festa foram e são representados e como evoluíram os olhares e as formas do Figurado de Barcelos.
Inicialmente, faziam-se figurinhas, de pequenas dimensões, produzidas particularmente para os mais pequenos, às quais lhes adicionavam assobios e orifícios. As primeiras enquadram-se na função lúdica, sendo oferecidas/vendidas como brinquedo; às segundas, o povo inventivo e engenhoso conferiu-lhe uma função prática, a de paliteiro.
Os modeladores e pintores eram mulheres e crianças e só a crescente procura em feiras e festas fez com que o homem, artífice de louça utilitária, começasse também a contribuir para o processo de fabrico de figurado. Assim, utilizando a roda de oleiro, mas também moldes, entre outras tecnologias à disposição, o figurado começou uma nova etapa. Mantendo orifícios e/ou assobios, começaram a surgir peças de maiores dimensões feitas no torno, como galos, gigantones, cabeçudos, bonecas. Ao mesmo tempo, surge uma policromia mais rica, um brilho característico conferido pelo vidrado e pela utilização de novas tintas .
As transformações apareciam em catadupa e o reconhecimento de mestres das Belas-Artes do Porto, de onde se destacou o pintor António Quadros, viria a colocar na história da Arte Popular nomes como Ana Baraça, Rosa “Ramalho”, Rosa Côta, Teresa Carumas, entre outros.
As dimensões das peças aumentaram e os acessórios foram-se perdendo.
A exposição “Fé e Folia em Barro” pode ser visitada até 21 de janeiro de 2024, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.
Foto: CMB.
Atualidade
Castro Marim: Nova Plataforma de Emissão de Plantas de Localização e Enquadramento dos Planos Especiais de Ordenamento do Território

A Câmara Municipal de Castro Marim disponibiliza, desde anteontem, o GeoPortal, acessível na ligação https://mapas.cm-castromarim.pt/ e também nos menus “município” ou “serviços”.
A plataforma permite a emissão online de plantas de localização e a consulta a instrumentos de gestão do território, tendo sido desenvolvida com recursos a software licenciado para o efeito.
A emissão de plantas de localização é necessária para a instrução de pedidos de licenciamento de obras e importante no apoio a tomadas de decisão sobre imóveis a transacionar.
Na nova plataforma, as plantas podem ser emitidas de forma gratuita e com enquadramento nos planos de ordenamento em vigor, cujo zonamento também pode ser consultado no portal.
No entanto, sempre que acompanharem instrução de processos a submeter à Câmara Municipal, aplica-se a taxa correspondente em vigor, em função do número de plantas, e nesse ato liquidada.
Em alternativa à utilização do portal, as plantas de localização continuam a poder ser solicitadas à Câmara Municipal.
A entrada em funcionamento do portal de informação geográfica integra-se no processo de modernização dos serviços de planeamento e urbanismo, cujo objetivo é tornar o atendimento aos cidadãos e empresas mais eficaz, eficiente e transparente.
Com o mesmo desígnio, em breve, disponibilizará formulários e requerimentos online de vários serviços do Município.
Imagem: CMCM.
Atualidade
Conselho Geral da ANAM reúne em Anadia

O Conselho Geral da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), do qual faz parte o presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Manuel Pinho, vai reunir os seus membros, no próximo dia 25 de março, pelas 9h30, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.
A reunião abordará vários assuntos, a saber: o Relatório de Atividades e Contas de 2022; o IV Congresso da ANAM; a proposta da perda da qualidade de associado da ANAM; e a apresentação do curso “Literacia Política e Cidadania”.
Aproveitando a presença dos elementos da ANAM em Anadia, no dia anterior, 24 de março, pelas 18h30, o auditório do Museu do Vinho Bairrada, acolhe uma palestra subordinada ao tema “O Governo de Portugal na perspetiva Local”, com a presença do Jurista e Politólogo, Pedro Silveira.
Foto: CMA.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade6 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade11 meses atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade1 ano atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade10 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país