Atualidade
Lisboa: Detido cuidador de idosos por furtos qualificados em Marvila
Mais ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 12 de agosto, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos de idade, por ser suspeito da prática de crimes de furto em residência e abuso de cartão.
O suspeito, a viver em Portugal desde maio de 2022, iniciou funções de cuidador numa residência, na qual tinha a responsabilidade de cuidar de uma idosa de 85 anos e uma mulher de 50 anos de idade com incapacidade por doença.
O arguido, após acompanhar a idosa às compras, de forma astuciosa, ficou a conhecer o PIN do cartão. Ainda nesse dia, momentos antes de abandonar a residência, furtou o cartão MB da lesada e dirigiu-se ao multibanco onde procedeu a dois levantamentos de 200 euros, cada. Após a meia-noite, voltou ao multibanco, procedendo ao levantamento de 30 euros, deixando na conta da lesada apenas 18 cêntimos.
A lesada dirigiu-se à esquadra e denunciou os factos bem como as suspeitas sobre o recente cuidador da família. Ficou patente, na denúncia, que lhe foi furtada toda a quantia monetária que teria disponível para os gastos diários, bem como, para os medicamentos da sua filha, ficando assim em graves dificuldades financeiras até receber novamente a pensão de agosto.
Em razão da situação e fragilidades apresentadas pelas vítimas, de imediato foram realizadas diligências de investigação criminal que levaram à identificação e condução do suspeito à esquadra. Posteriormente, foi realizada uma busca domiciliária, onde foi encontrado o cartão MB da ofendida, bem como, todo o dinheiro furtado, escondido entre o calçado do suspeito. Na continuidade da pesquisa e análise de informação foi possível verificar que o suspeito, apesar do pouco tempo a residir em Portugal, já teria efetivado crimes semelhantes enquanto cuidador de um outro idoso.
Foram devolvidos 430 euros à família e o cartão de multibanco.
O homem foi detido através de mandado de detenção fora de flagrante delito e presente a 1º Interrogatório Judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.
Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa
A 1ª Divisão Policial, no dia 16 de agosto, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu a uma ação de fiscalização à venda de artigos por vendedores ambulantes. A ação policial foi especialmente direcionada para a venda de artigos contrafeitos na via pública na Baixa da cidade de Lisboa.
No decorrer da ação, os Polícias intercetaram vendedores ambulantes e, no seu seguimento, foi verificada a existência de diversas peças de acessórios (malas e carteiras), em que a sua venda, quer pelo preço praticado, bem como pelas características apresentadas a nível de etiquetagem, embalamento e qualidade de fabrico deficiente, levantou fundadas suspeitas de estarmos perante uma violação ao Código da Propriedade Industrial.
As malas e carteiras acima indicadas reportam a conhecidas marcas de luxo internacionais.
No total foram apreendidas 93 malas e levantou dois processos crime por violação dos direitos de autor.
A 5ª Divisão Policial, no dia 11 de agosto, pelas 17h00, na freguesia do Beato, em Lisboa, no âmbito de uma ação de fiscalização procedeu à apreensão de três máquinas de jogo ilegais que se encontravam num estabelecimento de restauração.
Foi, ainda, apreendida a quantia monetária de sessenta e oito euros em moedas do Banco Central Europeu, que se encontravam no interior das referidas máquinas.
A PSP procedeu, igualmente, ao levantamento dos respetivos autos de contraordenação, incorrendo os infratores numa coima entre 3750 euros (mínimo) e 37500 euros (máximo).
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
Carlos
Agosto 18, 2022 at 2:58 pm
É o resultado de estarem a deixar entrar toda a estrangeirada sem filtrarem devidamente. Muitos marginais e criminosos aproveitam os facilitismos políticos irresponsáveis.