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LEXUS lança anúncio emocionalmente inteligente que responde às emoções do espectador
Conteúdo publicitário

Inspirada no novo LEXUS ES eletrificado com a tecnologia Self-Charging Hybrid, cujas atenciosas funcionalidades respondem ao condutor, a campanha recorre a tecnologia inovadora de reconhecimento facial, uma evolução da publicidade personalizada.
Para assinalar o lançamento do LEXUS ES híbrido, a LEXUS criou um anúncio único e emocionalmente inteligente, desenhado para responder às emoções do espectador. A experiência inovadora do filme é a evolução mais recente na publicidade LEXUS, projetada para ler, para se adaptar e para impactar as emoções dos espectadores enquanto estão a assistir. Esta campanha pioneira “Feel Your Best” utiliza o reconhecimento facial com o objetivo fazer com que o espectador se sinta mais positivo, criando uma experiência de publicidade única e personalizada.
Aceda à experiência em inglês no site: https://www.lexus.eu/car-models/es/#ai-experience .
Apoiado na experiência dos especialistas em reconhecimento facial da MorphCast, o anúncio apresenta uma tecnologia exclusiva patenteada, que utiliza a análise facial para adaptar o conteúdo em tempo real.
Através da câmara do espectador, a tecnologia “Emotional AI” é capaz de ler expressões faciais. À medida que o espectador se envolve com a IA, o anúncio responde em consonância com mudanças visuais e musicais no conteúdo, dependendo do estado emocional percebido. A edição acelera ou desacelera, a música fica mais excitante ou calma, as cores tornam-se mais ou menos vibrantes e são introduzidas montagens com “sequências de emoção”.
Enquanto assiste, o espectador tem total liberdade para experimentar o conteúdo da reação que recebe por meio da IA, alterando as expressões faciais, e a IA adapta-se e reage instantaneamente. Ao longo do enredo, cada “scan point” desencadeia uma edição diferente da IA, combinando o material da campanha com vídeos selecionados e aprovados manualmente por um painel de psicólogos. Isto pode resultar em até 3.125 combinações possíveis.

Trabalhando lado-a-lado com o premiado parceiro de produção global Unit9, composto por uma equipa especializada de arquitetos de inovação, engenheiros de software e criativos, foi cuidadosamente selecionado um painel de psicólogos e cientistas para dar vida à campanha.
Liderado pelo especialista em design baseado na emoção, Mohammad Soleymani, cuja pesquisa envolve o desenvolvimento de reconhecimento automático de emoções e métodos de compreensão de comportamento, usando sinais psicológicos e expressões faciais, o painel contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do conteúdo audiovisual, projetado especificamente para provocar uma resposta emocional aos espectadores. O painel também inclui Axel Buether, psicólogo das cores sediado na Alemanha, e o fundador da IV Audio Branding, o alquimista sónico Steve Keller, um dos maiores especialistas no impacto do som nas emoções humanas. Axel Buether e Steve Keller publicaram pesquisas nas suas respetivas áreas e têm TedTalks sobre as suas aplicações no mundo real.
Na procura de uma experiência de condução de elevação sensorial, os engenheiros e designers da LEXUS criaram, no LEXUS ES, um veículo com características inteligentes que reconhecem e respondem ao condutor. Um excelente exemplo é o “LEXUS Climate Concierge”, que controla a temperatura e humidade do habitáculo, em conjunto com o controlo automático do aquecimento dos bancos, o aquecedor do volante e a ventilação do banco em sinergia com o sistema de ar condicionado. A humidade e a temperatura do habitáculo/para-brisas também são detetadas por um sensor, para garantir que o para-brisas não embacia. O LEXUS Climate Concierge também apresenta um sistema nanoeTM X atualizado, que descarrega nano-iões levemente ácidos das saídas centrais do ar condicionado para evitar que a pele seque.
A sensação de condução também foi melhorada pelo aperfeiçoamento da suspensão traseira, pelo design do pedal de travagem e pela Suspensão Variável Adaptável (AVS). A evolução do conforto de condução e a melhoria na “capacidade de resposta linear” estão alinhadas com o novo benchmark de desempenho dinâmico da marca: “LEXUS Driving Signature”.
Baseando-se nestes recursos como inspiração, o anúncio vai tentar alterar as emoções dos espectadores em 30 segundos, recorrendo a diferentes níveis de estimulação audiovisual, uma reflexão da soma de todas as coisas que o fazem “Sentir o seu Melhor” no ES.
Spiros Fotinos, Diretor da LEXUS Europa, salienta que estão “muito entusiasmados por partilhar esta experiência inovadora com o público em todo o mundo. Como os consumidores procuram experiências mais personalizadas por parte das marcas, queríamos explorar a IA para fazer publicidade que responda ao espectador. É a primeira etapa para mostrar como pequenas alterações em tempo real no anúncio podem ter um impacto positivo na forma como a pessoa se sente. Esta lógica também está presente no LEXUS ES, que proporciona níveis excecionais de conforto através do controlo de uma série de fatores sensoriais. Portanto, há uma sinergia natural entre o produto e a campanha – o anúncio responde às emoções do espectador, assim como o carro responde ao comportamento e às necessidades do condutor.”
Já Mohammad Soleymani, Especialista em Computação Afetiva, refere que, “agora, mais do que nunca, começamos a perceber o impacto que a imagem, a cor e o som podem ter nas emoções do espectador. Estas descobertas não são certamente novas, mas estão-se a tornar cada vez mais relevantes com os avanços e desenvolvimentos no campo da IA emocional. No nosso dia a dia, somos bombardeados por uma série de estímulos audiovisuais que têm impacto nos nossos estados emocionais. É revigorante e reconfortante que uma marca icónica como a LEXUS explore a possibilidade de conteúdo à medida, com o objetivo de proporcionar uma sensação positiva nos espectadores desde o início.”
Por fim, Zlaten del Castillo, da Unidade 9, afirma que, “quando recebemos o pedido para desenvolver a tecnologia de um anúncio exclusivo que utiliza software de reconhecimento facial de última geração, soubemos imediatamente que era um desafio que não podíamos recusar. Em 2021, ainda estamos no início da jornada para as possibilidades que a IA pode nos ajudar a alcançar e, graças ao nosso trabalho passado com a LEXUS, mal podíamos esperar para nos envolvermos e fazer história com a marca, pela segunda vez.”
Para mais informação sobre a gama LEXUS, consulte: www.lexus.pt .
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Fortaleza de Valença: Reconstrução do Baluarte de São José Avança para Fase Final

Os trabalhos de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de S. José, na Fortaleza de Valença, encontram-se numa fase decisiva, com a reconstrução em curso do segundo troço da estrutura, que ruiu a 1 de janeiro de 2023.
A intervenção decorre sob rigorosa monitorização dos técnicos da Unidade da Cultura da CCDR-Norte e do Município de Valença.
A recuperação desta estrutura histórica chega agora à sua fase final, através de um cuidadoso trabalho de recuperação que respeita integralmente as características originais da construção setecentista.
Os trabalhos avançam com o rigor que um monumento classificado exige. Neste momento, decorre a reconstrução do segundo pano de muralha, localizado no tardoz da cortina, paralelamente aos trabalhos de aterro da vala de fundação, operações técnicas essenciais para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura. Também se está a proceder à recolocação do friso e restante aparelho que remata o topo superior do pano da primeira cortina.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, tem acompanhado pessoalmente a evolução dos trabalhos, sublinhando a importância desta intervenção: “Estamos comprometidos em devolver à Fortaleza de Valença toda a sua integridade histórica, garantindo que esta obra seja executada com o máximo rigor técnico e respeito pelo património que nos foi legado.”
Esta intervenção irá repor a totalidade da estrutura original, mantendo intacto o valor patrimonial de um dos mais emblemáticos exemplos da arquitetura militar portuguesa. A Fortaleza de Valença, testemunho singular da nossa história, verá assim assegurada a sua preservação e transmissão como legado cultural às gerações futuras.
Foto: CMV.
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Barcelos: Conferência sobre Fibromialgia a 30 de maio no IPCA
“Transformando a dor em vida” é o tema da conferência promovida pelo Instituto Renascer

O Instituto Renascer – Fibromialgia em Portugal e Fibromialgia leva a cabo uma conferênciasobre Fibromialgia, no dia 30 de maio, pelas 20h45, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos.
“Com esta iniciativa, pretendemos sensibilizar e informar sobre a realidade vivida pelas pessoas com fibromialgia, abordando estratégias para enfrentar os desafios físicos, emocionais e sociais associados à doença”, sublinha a organização.
Sob o tema “Transformando a Dor em Vida”, pretende proporcionar um espaço de partilha, esclarecimento e empoderamento para doentes, familiares, cuidadores, publico em geral e profissionais da educação, da saúde, com entrada livre.
Esta formação é certificada para professores, pelo CFAE – Barcelos/Esposende, com o link de inscrição para professores em https://www.cfaebe.pt/course/4171ara .
Serão tratados os seguintes temas:
– Transformando a Dor em Vida – Vencer os Desafios da Fibromialgia;
– Papel da medicina do trabalho…
– Apoios a doentes crónicos pela segurança social;
– O que é a Fibromialgia…
O evento contará com as preleções e intervenções de Paula Encarnação, Professora na Escola Superior de Enfermagem – Universidade do Minho; Vânia Teixeira, Médica de Medicina do Trabalho na ULS – Hospital de Braga; Filipa Braga, Assistente Social na Segurança Social; Jorge Mandim, Diretor da Fibromialgia em Portugal e Instituto Renascer.
“Esta ação de formação visa não só sensibilizar a sociedade sobre o impacto real da fibromialgia na vida dos pacientes, como também oferecer ferramentas práticas para a gestão dos seus desafios físicos e emocionais. Ao promover o conhecimento e o diálogo aberto, contribui-se ativamente para a luta contra o estigma, ajudando a construir uma rede de apoio mais empática, informada e inclusiva”, sublinha a organização.
“A Saúde Ocupacional é um direito consagrado na Lei de Bases da Saúde, assegurando a todos os trabalhadores o acesso à avaliação pela Medicina do Trabalho ao longo da sua vida profissional. Neste âmbito, o Médico do Trabalho assume um papel crucial na promoção da saúde, na prevenção de doenças e de acidentes de trabalho, bem como na avaliação da aptidão dos trabalhadores para o desempenho das suas funções, considerando as suas capacidades e eventuais limitações. No caso específico dos trabalhadores com fibromialgia, a intervenção da Medicina do Trabalho visa promover a sua aptidão para o trabalho bem como a sua qualidade de vida e bem-estar”, continua.
A Fibromialgia é considerada uma doença do sistema nervoso central, acompanhada pelas especialidades de Neurologia, Reumatologia, com uma equipa multidisciplinar e requer tratamentos de reabilitação permanentes, pois os doentes apresentam lentificação motora e cognitiva. Segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia: “A fibromialgia é caracterizada por dores músculo-esqueléticas generalizadas… fadiga, stress distúrbios do sono, alterações cognitivas, memória e concentração”.
A defesa e promoção dos direitos e interesses das pessoas com Fibromialgia-Dor e suas famílias, é o papel das plataformas www.fibromialgiaemportugal.pt e Fibromialgia e seus preconceitos, https://www.facebook.com/groups/1017979065050898 que são geridas por Jorge Mandim e Ana dos Santos.
“Falar de Fibromialgia é falar de Dor e causa endurecimento/rigidez por todo o corpo. Pode ser debilitante, causar solidão, ansiedade e depressão. Os doentes com Fibromialgia são psicologicamente frágeis e isso contribui para o aumento da manifestação da doença… A Fibromialgia atinge crianças, jovens e adultos. Usualmente são diagnosticados entre os 20 e 50 anos, e a incidência aumenta com a idade. Estima-se que afete cerca de 2 a 4% da população (embora seja mais prevalente na idade adulta) e, dos diagnosticados, cerca de 90% são mulheres e 10% são homens”, dizem os especialistas.
A Fibromialgia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde em 1992, com o código CID 10 – M79.7. Em Portugal foi reconhecida, em 2003, pela Direção Geral da Saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou em 1 de janeiro de 2022, com um novo código a DOR e Fibromialgia.
“O impacto da fibromialgia na sociedade é evidente em várias áreas, incluindo na saúde, no trabalho e na economia. Por exemplo, estudos mostram que as pessoas com fibromialgia têm um risco maior de desenvolver outras condições de saúde, como a depressão, a ansiedade e a síndrome do intestino irritável. Além disso, a dor crónica e a fadiga podem levar a uma diminuição da capacidade de trabalhar e realizar tarefas diárias, o que pode levar a um aumento das taxas de desemprego e da necessidade de apoio social”, segundo especialistas.
Imagem: IR.
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Rio Tinto: PSP recupera carro roubado em Bragança

Na noite do dia 15 de maio, em Bragança, foi furtado do interior de uma garagem, por método de arrombamento da porta, uma viatura BMW avaliada em cerca de 40.000 Euros.
A viatura foi avistada durante a tarde do dia 16 na Rotunda das Areias, (Campanhã), no Porto, onde seguiam três ocupantes, tendo-se mobilizado diversos meios com vista à interceção e recuperação da mesma em local adequado de acordo por onde a mesma se dirigia, vindo a desenrolar-se uma operação de controlo policial na Rotunda do Parque Nascente em Rio Tinto.
O condutor da viatura ao aperceber-se da presença da PSP e da ordem de paragem que lhe foi dirigida parou e recuou repentinamente, provocou um acidente, galgou passeios acelerando bruscamente colocando em perigo os peões que ali circulavam bem como Polícias que seguiam a pé no seu encalço, vindo a viatura a embater num poste de eletricidade e ali ficar imobilizada.
O condutor, o homem de 37 anos, natural e residente no Porto, que não possuía carta de condução e que exerceu condução perigosa, abriu a porta e colocou-se em fuga sendo intercetado após uma perseguição apeada.
No carro seguiam ainda mais duas pessoas, duas jovens de 15 e 16 anos, tendo estas obedecido às ordens, permanecendo no veículo suspeito até serem retiradas em segurança, vindo a apurar-se que as mesmas se encontravam evadias de uma instituição de acolhimento em Baguim do Monte onde foram conduzidas, sendo uma delas prima do suspeito.
O suspeito foi detido pelas 17h45 do dia 16 de maio pela 3ª Divisão, e após ter sido presente às Autoridades Judiciárias competentes foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Foto: PSP.
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