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LEXUS lança anúncio emocionalmente inteligente que responde às emoções do espectador
Conteúdo publicitário

Inspirada no novo LEXUS ES eletrificado com a tecnologia Self-Charging Hybrid, cujas atenciosas funcionalidades respondem ao condutor, a campanha recorre a tecnologia inovadora de reconhecimento facial, uma evolução da publicidade personalizada.
Para assinalar o lançamento do LEXUS ES híbrido, a LEXUS criou um anúncio único e emocionalmente inteligente, desenhado para responder às emoções do espectador. A experiência inovadora do filme é a evolução mais recente na publicidade LEXUS, projetada para ler, para se adaptar e para impactar as emoções dos espectadores enquanto estão a assistir. Esta campanha pioneira “Feel Your Best” utiliza o reconhecimento facial com o objetivo fazer com que o espectador se sinta mais positivo, criando uma experiência de publicidade única e personalizada.
Aceda à experiência em inglês no site: https://www.lexus.eu/car-models/es/#ai-experience .
Apoiado na experiência dos especialistas em reconhecimento facial da MorphCast, o anúncio apresenta uma tecnologia exclusiva patenteada, que utiliza a análise facial para adaptar o conteúdo em tempo real.
Através da câmara do espectador, a tecnologia “Emotional AI” é capaz de ler expressões faciais. À medida que o espectador se envolve com a IA, o anúncio responde em consonância com mudanças visuais e musicais no conteúdo, dependendo do estado emocional percebido. A edição acelera ou desacelera, a música fica mais excitante ou calma, as cores tornam-se mais ou menos vibrantes e são introduzidas montagens com “sequências de emoção”.
Enquanto assiste, o espectador tem total liberdade para experimentar o conteúdo da reação que recebe por meio da IA, alterando as expressões faciais, e a IA adapta-se e reage instantaneamente. Ao longo do enredo, cada “scan point” desencadeia uma edição diferente da IA, combinando o material da campanha com vídeos selecionados e aprovados manualmente por um painel de psicólogos. Isto pode resultar em até 3.125 combinações possíveis.

Trabalhando lado-a-lado com o premiado parceiro de produção global Unit9, composto por uma equipa especializada de arquitetos de inovação, engenheiros de software e criativos, foi cuidadosamente selecionado um painel de psicólogos e cientistas para dar vida à campanha.
Liderado pelo especialista em design baseado na emoção, Mohammad Soleymani, cuja pesquisa envolve o desenvolvimento de reconhecimento automático de emoções e métodos de compreensão de comportamento, usando sinais psicológicos e expressões faciais, o painel contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do conteúdo audiovisual, projetado especificamente para provocar uma resposta emocional aos espectadores. O painel também inclui Axel Buether, psicólogo das cores sediado na Alemanha, e o fundador da IV Audio Branding, o alquimista sónico Steve Keller, um dos maiores especialistas no impacto do som nas emoções humanas. Axel Buether e Steve Keller publicaram pesquisas nas suas respetivas áreas e têm TedTalks sobre as suas aplicações no mundo real.
Na procura de uma experiência de condução de elevação sensorial, os engenheiros e designers da LEXUS criaram, no LEXUS ES, um veículo com características inteligentes que reconhecem e respondem ao condutor. Um excelente exemplo é o “LEXUS Climate Concierge”, que controla a temperatura e humidade do habitáculo, em conjunto com o controlo automático do aquecimento dos bancos, o aquecedor do volante e a ventilação do banco em sinergia com o sistema de ar condicionado. A humidade e a temperatura do habitáculo/para-brisas também são detetadas por um sensor, para garantir que o para-brisas não embacia. O LEXUS Climate Concierge também apresenta um sistema nanoeTM X atualizado, que descarrega nano-iões levemente ácidos das saídas centrais do ar condicionado para evitar que a pele seque.
A sensação de condução também foi melhorada pelo aperfeiçoamento da suspensão traseira, pelo design do pedal de travagem e pela Suspensão Variável Adaptável (AVS). A evolução do conforto de condução e a melhoria na “capacidade de resposta linear” estão alinhadas com o novo benchmark de desempenho dinâmico da marca: “LEXUS Driving Signature”.
Baseando-se nestes recursos como inspiração, o anúncio vai tentar alterar as emoções dos espectadores em 30 segundos, recorrendo a diferentes níveis de estimulação audiovisual, uma reflexão da soma de todas as coisas que o fazem “Sentir o seu Melhor” no ES.
Spiros Fotinos, Diretor da LEXUS Europa, salienta que estão “muito entusiasmados por partilhar esta experiência inovadora com o público em todo o mundo. Como os consumidores procuram experiências mais personalizadas por parte das marcas, queríamos explorar a IA para fazer publicidade que responda ao espectador. É a primeira etapa para mostrar como pequenas alterações em tempo real no anúncio podem ter um impacto positivo na forma como a pessoa se sente. Esta lógica também está presente no LEXUS ES, que proporciona níveis excecionais de conforto através do controlo de uma série de fatores sensoriais. Portanto, há uma sinergia natural entre o produto e a campanha – o anúncio responde às emoções do espectador, assim como o carro responde ao comportamento e às necessidades do condutor.”
Já Mohammad Soleymani, Especialista em Computação Afetiva, refere que, “agora, mais do que nunca, começamos a perceber o impacto que a imagem, a cor e o som podem ter nas emoções do espectador. Estas descobertas não são certamente novas, mas estão-se a tornar cada vez mais relevantes com os avanços e desenvolvimentos no campo da IA emocional. No nosso dia a dia, somos bombardeados por uma série de estímulos audiovisuais que têm impacto nos nossos estados emocionais. É revigorante e reconfortante que uma marca icónica como a LEXUS explore a possibilidade de conteúdo à medida, com o objetivo de proporcionar uma sensação positiva nos espectadores desde o início.”
Por fim, Zlaten del Castillo, da Unidade 9, afirma que, “quando recebemos o pedido para desenvolver a tecnologia de um anúncio exclusivo que utiliza software de reconhecimento facial de última geração, soubemos imediatamente que era um desafio que não podíamos recusar. Em 2021, ainda estamos no início da jornada para as possibilidades que a IA pode nos ajudar a alcançar e, graças ao nosso trabalho passado com a LEXUS, mal podíamos esperar para nos envolvermos e fazer história com a marca, pela segunda vez.”
Para mais informação sobre a gama LEXUS, consulte: www.lexus.pt .
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Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
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Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
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Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
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