Atualidade
Lampreia dá início aos fins de semana gastronómicos em Barcelos
Arroz de Lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno e até grelhada são as opções para se sentar à mesa e degustar a Lampreia do rio Cávado nos 17 restaurantes que aderiram ao fim de semana gastronómico, e que se realiza entre os dias 16 e 18 de fevereiro, promovido pelo Município de Barcelos.
Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
Pesca da lampreia remonta ao tempo do Rei D. Manuel I
No Rio Cávado, curso de água que atravessa o concelho e cuja margem direita beija a cidade, a pesca deste ciclóstomo remonta ao tempo do Rei D. Manuel I, conforme atesta o Foral concedido a Barcelos em 1515, onde se refere que a Lampreia era muito apreciada pelo Clero e Nobreza e que os pescadores tinham direito a uma parte do que pescavam e o senhorio a três partes.
No Cávado, a pesca da lampreia inicia em janeiro e perdura até março. Este famoso ciclóstomo, que nasce nos rios e desce até ao mar, onde atinge a maturidade, regressa novamente aos cursos de água doce onde se dá o processo de reprodução, sendo que é nessa altura em que pode ser capturado.
Restaurantes Aderentes
Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Manjar das Estrelas (Várzea), Maria de Medros (Barcelinhos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Taberninha O Chico (Perelhal), e Vera Cruz (Barcelos).
Imagem: CMB.
Atualidade
Porto: Duas detenções por tráfico de droga
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.
No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.
O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias
No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].
O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Aveiro: Homem de 56 anos detido por suspeita de tráfico de estupefacientes
A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 14h35, em Aveiro, deteve um homem, de 56 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.
Foram-lhe apreendidas 19 doses de cocaína, bem como 1 telemóvel, 100 euros, 1 nota estrangeira, 1 powerbank (bateria portátil para telemóvel), recibos de pagamentos de portagens, 1 bilhete de comboio e 1 chave de um automóvel.
No decorrer da diligência, foi ainda identificado um homem, de 35 anos, por suspeita de envolvimento no ilícito.
O detido irá ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro, amanhã, pelas 14h00, para primeiro interrogatório judicial e possível conhecimento de medida de coação.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação