Connect with us

Atualidade

Lagos apresenta plano de desenvolvimento cultural e artístico

Publicado

on

A proposta de “Plano Estratégico para a Cultura de Lagos” foi, ontem, apresentada publicamente no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI. Tendo 2030 como horizonte temporal para a respetiva implementação, o documento tem como foco a valorização do território, comunidades e agentes locais e regionais enquanto promotores ativos da cultura e artes em Lagos.

Com trabalho e experiência na área, o plano foi elaborado pela OPIUM, que apresentou este documento estruturante perante uma plateia com forte presença de associações e agentes culturais, mas também da CCDR Algarve, representada por Elsa Cavaco, Chefe de Divisão de Ação Cultural. Numa primeira fase, foram referidos os resultados do diagnóstico realizado ao longo de um ano e que permitiram traçar um perfil do concelho, dos seus públicos e da atual atividade cultural e artística. A partir dessa análise, foram então desenhados os maiores desafios e oportunidades que serviram como ponto de partida para a visão estratégica e plano de ação propriamente dito.

O documento, inovador e ainda pouco promovido entre as autarquias portuguesas, apresenta como base três eixos – Territórios Criativos, Comunidades Criativas e Agentes Criativos. Tratando-se de um dos municípios do Algarve mais multiculturais, que mais investe em Cultura e já com uma forte e dinâmica atividade do tecido associativo local, as ações propostas destacam a interligação entre a valorização das suas valências territoriais, a educação dos públicos e a capacitação dos agentes culturais. Nesse sentido, os alicerces do plano para a política cultural da autarquia passam por criar as “Fundações” (conjunto de infraestruturas e serviços fundamentais para assegurar o acesso à cultura e educação), passando para a “Difusão” (conjunto de políticas, inclusas e diversificadas, para uma distribuição da oferta equilibrada em todo o território) e posteriormente para a “Emancipação” (novo paradigma em que todos os lugares e todos os cidadãos são agentes produtores e promotores de cultura).

Para Sara Coelho, vereadora da Câmara Municipal de Lagos com o pelouro da Cultura, “este documento é fundamental para nos orientar para o futuro do desenvolvimento cultural de todo o concelho de Lagos, com base na sustentabilidade, educação, diversidade e ambição, mas também num reforço das nossas políticas com vista à valorização de Lagos enquanto destino cultural de referência, em articulação com agentes locais e restantes municípios algarvios”.

O “Plano Estratégico para a Cultura de Lagos” entrará nas próximas semanas em processo de debate público, sendo depois apresentado aos órgãos competentes, nomeadamente em Reunião de Câmara e Assembleia Municipal.

Foto: CML.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas