Atualidade
Lagos: A 33ª edição da Feira Concurso Arte Doce é a mais visitada de sempre

Com um cartaz muito atrativo, uma maior área e mais dias de realização, o regresso deste grande evento de Lagos conseguiu bater recordes: 113 negócios participantes e um número estimado de 125 mil visitas ao longo dos cinco dias.
Realizada entre 27 a 31 de julho no Complexo Desportivo de Lagos, a Feira Concurso Arte Doce há muito que era esperada após dois anos de suspensão devido à crise pandémica, o que acabou por desafiar a autarquia a preparar um regresso em grande – cinco dias de feira, uma área maior que permitiu acomodar mais negócios participantes de doçaria, artesanato, tasquinhas e produtos regionais, e um dos melhores cartazes de eventos de verão no Algarve com nomes como Rui Veloso, Gabriel o Pensador, Dillaz, Bárbara Bandeira e Mariza.
Associando-se às comemorações do Centenário da Chegada do Comboio a Lagos, esse foi de resto o tema escolhido para este ano, estando presente na animação circulante e atividades infantis, mas também no mote lançado ao concurso Arte Doce. Nesta edição, a região convidada foi a Estremadura, que esteve presente através de stands de doçaria, showcookings e bandas que dividiram o palco secundário com artistas e bandas lacobrigenses. Também neste ano, a feira contou com uma série de novidades para melhorar a experiência, como uma página exclusiva, a dinamização das várias atividades por um conhecido apresentador de televisão e uma grande zona infantil repleta de diversões para os mais pequenos.
No entanto, apesar da vasta programação deste evento gratuito, o seu foco continua a estar na promoção e valorização da doçaria algarvia, premiando e estimulando a criatividade e experiência de doceiras e doceiros que “teimam” em não deixar desparecer esta arte com tradição e história. Nesta 33ª edição, os concursos foram Qualidade na Tradição (Melhor Dom Rodrigo, Morgado, Doce Fino e Doce de Figo), Doces de Inovação e Arte Doce (Tema obrigatório e Tema livre), este último com criativos bolos expostos no recinto ao longo dos dias. No último dia de feira, 31 de julho, as doceiras e doceiros vencedores foram homenageados numa cerimónia, proferindo palavras de defesa das tradições de doçaria e da sua promoção junto das gerações mais novas.
Para o próximo ano, o município de Lagos está já a preparar uma 34ª edição, “igualmente forte, mantendo a tradição de valorizar o que de melhor se faz no Algarve ao nível da doçaria, mas também gastronomia, artesanato e tradições”, sublinha.
CONCURSO “ARTE DOCE”
Tema Livre
1º lugar – Os doces da Fátima (Lagos)
2º lugar – As passinhas do Algarve (Lagos)
3º lugar – Atelier dos sabores (Tunes)
Tema obrigatório (Centenário da chegada do comboio a Lagos):
1º lugar – Cantinho doce da Fernanda (Lagos)
2º. lugar – Lucília Baptista (Lagos)
3º lugar – Os docinhos da Gena (Lagos)
CONCURSO “QUALIDADE NA TRADIÇÃO”
Melhor Morgado – Bolos da Avó Isabel (Lagos)
Melhor D. Rodrigo – Maria Antónia Silva (Aljezur)
Melhor Doce Fino – Os docinhos da Gena (Lagos)
Melhor Doce de Figo – Ana Maria Santos (Mexilhoeira Grande)
CONCURSO “DOCES DE INOVAÇÃO”
1º lugar – Pastelaria Doce e Arte (Monchique).
Foto: CML.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca