Connect with us

Atualidade

João Sarmento e Luís Aguiar-Conraria na Academia das Ciências de Lisboa

Publicado

on

Os professores João Carlos Sarmento e Luís Aguiar-Conraria, da Universidade do Minho, tomaram, ontem (04 de julho) posse como sócios correspondentes da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), respetivamente na secção Geografia e Ordenamento do Território e na secção Economia e Finanças.

A cerimónia decorreu no salão nobre da ACL, em Lisboa, e incluiu a posse de vinte novos membros. Criada em 1779, esta prestigiada instituição tem mais de 400 sócios, quase metade estrangeiros, nas classes de Ciências e de Letras. Da UMinho estão também os profeores Acílio Estanqueiro Rocha, Cecília Leão, José Manuel Mendes, Licínio Lima e Nuno Peres.

João Sarmento nasceu no Porto e vive em Guimarães. É doutorado em Geografia pela University College Cork (Irlanda), investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e professor associado com agregação no Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da UMinho (ICS), no qual foi vice-presidente para a Investigação e Internacionalização, presidente do Conselho de Cursos, diretor do Departamento de Geografia e coordena atualmente a licenciatura em Geografia e Planeamento. É auditor de defesa nacional. Tem investigado e publicado nacional e internacionalmente sobre geografia cultural, estudos pós-coloniais, turismo, estudos urbanos e pensamento geográfico, nomeadamente sobre Portugal, África, Médio Oriente e Ásia Central.

Luís Aguiar-Conraria é natural de Coimbra e vive em Braga. Doutorou-se em Economia pela Cornell University (EUA) e preside a Escola de Economia e Gestão da UMinho (EEG), onde foi também presidente do Conselho de Escola, diretor do Departamento de Economia e investiga no Núcleo de Investigação em Políticas Económica​s e Empresariais (NIPE). Recebeu o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais e diversas bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É coautor de três livros e quatro dezenas de artigos em revistas científicas internacionais, mormente sobre ciclos macroeconómicos, economia política e economia portuguesa. Colabora com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e é comentador no Expresso, na SIC e na Rádio Observador.

Foto: UM.

Atualidade

Federação Portuguesa de Voleibol E UNA SEGUROS renovam parceria para a época 2024/2025

Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e Nuno Catarino, Administrador Comercial da Una Seguros, assinaram a renovação da parceria para mais uma época

Publicado

on

A UNA Seguros é a Seguradora Oficial da FPV, continuando a assumir o patrocínio da Seleção Nacional de Seniores Masculinos, bem como da Liga Nacional de Voleibol Masculino 2024/2025, a Liga Una Seguros e com especial participação em todos os eventos desenvolvidos pela Federação, num claro apoio a todos os atletas da modalidade.

Este acordo reafirma o compromisso contínuo da seguradora com o desenvolvimento e a promoção da modalidade em Portugal. A parceria inclui, ainda, a manutenção do Prémio Fairplay, uma iniciativa que exalta o espírito desportivo e os valores de respeito e integridade em todas as competições.

“É uma parceria que vai já para o quarto ano consecutivo, fortalecendo a nossa conexão com o voleibol nacional e confirmando o nosso empenho com o crescimento do desporto em todas as suas formas“, aponta Nuno Catarino.

A seguradora, está também presente no Circuito de Voleibol de Praia. A edição deste ano já começou – decorre entre os dias 23 de junho e 11 de agosto – e realiza-se de Norte a Sul do País, incluindo Lisboa, Porto, Portimão, Esmoriz, Barcelos e Freixo de Espada à Cinta.

“Esta modalidade promove um estilo de vida saudável, fortalece a ligação com a comunidade e incentiva a prática desportiva ao ar livre. Estamos comprometidos em continuar a apoiar o Voleibol em todas as suas formas, porque acreditamos no poder do desporto para unir pessoas e inspirar futuras gerações de atletas” conclui Nuno Catarino.

Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, destaca os valores similares que caracterizam as duas entidades: “Anunciamos hoje a renovação da parceria com a Una Seguros. É importante para nós podermos continuar a contar com um parceiro que, tal como o Voleibol, defende valores tão importantes como o respeito, a integridade, o trabalho de equipa, o compromisso e a confiança. Acreditamos que esta parceria continuará a ser benéfica para ambos e que nos permitirá manter no rumo da excelência, sobretudo a nível da Seleção Nacional“.

Foto: FPV.

Continuar a ler

Atualidade

Parque de diversões Anadia Splash abre portas a 13 de julho

Publicado

on

Anadia vai ter um parque de diversões, de 13 de julho a 11 de agosto. Instalado no Vale Santo, o Anadia Splash promete animar miúdos e graúdos, dentro e fora de água. O parque estará aberto ao público de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 19h00, encerrando à segunda-feira.

Além de atrativos aquáticos, como piscinas, insufláveis e escorregas, o parque conta também com um carrossel, trampolins, um comboio elétrico e, entre outros equipamentos, um campo de futebol insuflável. A lista de atrações inclui ainda espaços para jogos, como o dominó gigante, e festas da espuma diárias. No recinto, é possível ter acesso ao bar do parque, que dispõe de esplanada.

A entrada no Anadia Splash tem um custo de 2 euros por pessoa. Para as instituições particulares de solidariedade social e para as associações do concelho, que se apresentem no local com grupos de 15 ou mais pessoas, a entrada custa de 1 euro por pessoa. O uso de meias é obrigatório para todos os utilizadores dos vários pontos de diversões.

O Anadia Splash, promovido pelo Município de Anadia, visa proporcionar momentos de salutar convívio e de diversão, aliados à prática de atividade física, com interesse para várias gerações, e economicamente acessíveis a todos.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe Pit Bull abandonado em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA), em colaboração com a Divisão Municipal de Proteção e Saúde Animal de Leiria, efetuou a captura de um canídeo, de raça Pit Bull Terrier, que se encontrava supostamente abandonado.

O canídeo foi avistado a vaguear na via pública, junto ao Bairro do Património, nesta cidade de Leiria, por um cidadão que, ao aperceber-se que o animal já permanecia na via pública há dois dias e por tratar-se de um animal de raça potencialmente perigosa sem açaime, pondo em causa a segurança das pessoas, decidiu dar o alerta para a PSP.

Após a sua captura, e desencadeadas todas as diligências úteis e oportunas para identificação do seu proprietário, constatou-se que o animal não possuía o respetivo chip, conforme legalmente exigido.

O cão foi transportado para o Canil Municipal de Leiria, onde permanecerá pelo prazo legal de 15 dias para ser reclamado pelo seu proprietário ou possuidor e, não o sendo, será objeto de adoção.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas