Connect with us

Atualidade

Já se conhecem os nomes selecionados e o painel de Jurad@s do Prémio Tágides 2023

Publicado

on

A Associação All4Integrity comunicou os nomes selecionados para o Prémio Tágides 2023: pessoas que inspiram no combate à corrupção, bem como o respetivo painel de jurados/as das várias categorias. Da lista atual, serão identificados pelo júri até 5 nomes finalistas em cada categoria, cujo anúncio será feito no dia 9 de novembro.

Encerrado o período de nomeações e candidaturas, e terminado o processo de validação, a Associação All4Integrity anuncia os nomes selecionados nas seguintes categorias: ​​Iniciativa Empresarial, Iniciativa Jovem, Iniciativa Política, Iniciativa Portugal no Mundo, Projeto de Investigação e Projeto da Sociedade Civil. Está também fechado o painel de jurados/as que, segundo o Regulamento, será chamado a pronunciar-se sobre o mérito dos trabalhos apresentados e a apurar os/as finalistas. Do total das 171 nomeações e candidaturas recebidas, foram selecionadas 45 pessoas.

O júri vai, agora, proceder à avaliação dos trabalhos das pessoas selecionadas, sendo que a divulgação dos 5 nomes finalistas de cada categoria será feita no dia 9 de novembro, um mês antes do Dia Internacional Contra a Corrupção (9 de dezembro).

A cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2023 aos vencedores, terá lugar no dia 11 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Iniciativa Empresarial

Nomeados/as: Mara Filipa Ribeiro Duarte, Nuno Cavaco Henriques, TEACH How to Fish, Whistleblower Software ApS.

Júri: Rui Miguel Nabeiro (Presidente), Ana Paula Reis, Esmeralda Dourado, Lídia Tarré, Paula Delgado, Pedro Santa Clara, Ricardo Costa.

Iniciativa Jovem

Nomeados/as: Catarina Pardal Monteiro, Diogo Santana Lopes, Filipe Teles, Jorge Costa Braga, Tomás Magalhães.

Júri: Eduardo Figueiredo (Presidente), Afonso Reis Cabral, Gonçalo Correia, Maria João Antunes, Raquel Vaz Pinto, Ricardo Marvão, Susana Damasceno.

Iniciativa Política

Nomeados/as: António Henriques da Graça, Bernardo Blanco, Carla Castelo, Carlos Moedas, Joana Castro e Almeida, Mário Tavares da Silva, Miguel Poiares Maduro, Maria do Rosário Carneiro.

Júri: Helena Roseta (Presidente), Edna Costa, Daniel Adrião, José Pedro Aguiar-Branco, José Santana Pereira, Rafael Pinto, Sofia Galvão.

Iniciativa Portugal no Mundo

Nomeados/as: Ana Bailão, Fernando dos Santos, Francesco Marconi, Francisca Costa, Gustavo Carona, João Crisóstomo, Mariana Van Zeller, Rui Mesquita.

Júri: Isabel Mota (Presidente), Ana Faria, Ana Miranda, Candy Flores, José Bouza Serrano, Manuel Lima, Pedro Reis.

Projeto de Investigação

Nomeados/as: Ana Abade, António Maia, Carlos Alexandre, Carlos Lima, João Ribeiro-Bidaoui, Luís Neves, Micael Pereira, Miguel Poiares Maduro, Patrick de Pitta Simões, Pedro Coelho, Pedro Miguel Santos, Pedro Sousa, Sandra Felgueiras.

Júri: António Delicado (Presidente), Daniel Deusdado, Inês Ferreira Leite, João Manuel Rocha, José Neves Cruz, Nuno Castro Marques, Teresa Anjinho.

Projeto da Sociedade Civil

Nomeados/as: António Consolado Marques, António Ventinhas, Fernando Jorge Sousa Esteves, Filipa Roseta, Isabel Jonet, Paulo Castro Seixas, Vasco Ferreira.

Júri: Luís Rosa (Presidente), António Costa, Ariana Simões de Almeida, Carmen Garcia, Isabel Reis, Luís Lobo Xavier, Nuno Gonçalo Poças.

Imagem: A4I.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas