Connect with us

Atualidade

ISCAP recebe I Summit de Economia Social e junta nomes de peso para debater futuro mais inclusivo e sustentável

Evento realiza-se esta sexta-feira, 12 de janeiro, no Grande Auditório do ISCAP

Publicado

on

É já esta sexta-feira, 12 de janeiro, que o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – ISCAP (Rua Jaime Lopes Amorim, 4465-004 São Mamede de Infesta) abre portas para receber o I Summit de Economia Social – Tendências Atuais e Perspetivas Futuras. O evento, que reúne nomes de peso na área, tem início às 09h30, no Grande Auditório, e pretende impulsionar a partilha de experiências e boas práticas entre vários profissionais do setor e estimular o papel da economia social na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; Lino Maia, padre e presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade; António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; ou António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto; são algumas das personalidades que integram o painel que vai debater o estado da Economia Social em Portugal e no Mundo, diferenciar este conceito de responsabilidade social e corporativa e abordar questões como inovação social e financiamento. 

“A Economia Social tem uma preponderância imensurável na nossa comunidade, em especial destaque na população mais sénior e mais vulnerável e no interior do país. E por sabermos que representa já 2,7% do PIB em Portugal e 6,1% do emprego remunerado, superando os 300 mil trabalhadores, consideramos imprescindível a colocação deste tema na agenda e acreditamos também que surgirão conclusões valiosíssimas deste que é o primeiro encontro do setor”, salienta Manuel Moreira da Silva, presidente do ISCAP.

O evento gratuito culmina com o lançamento do E-book “Práticas Inspiradoras de Gestão e Desenvolvimento de RH em Organizações da Economia Social”, da autoria de Ana Luísa Martinho, docente do ISCAP, socióloga, formadora e consultora em organizações da economia social na Associação A3S.

Todos os que pretenderem marcar presença no Summit, devem inscrever-se através website summites.xyz/.pt até ao dia 11 de janeiro de 2024.

Programa 

09h30 // Sessão de Abertura 

Manuel Moreira da Silva, presidente do ISCAP

Deolinda Meira, diretora do curso de Mestrado de Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social do ISCAP

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Paulo Pereira, presidente do Politécnico do Porto

10h00 // O estado da Economia Social em Portugal e no Mundo

Moderação – Joaquim Pequicho, diretor executivo da CONFECOOP

Eduardo Graça, presidente da direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

Manuel de Lemos, presidente da Confederação Portuguesa de Economia Social

Miguel de Barros, Sociólogo e Investigador do CESAC/Guiné-Bissau

11h30 // Economia Social e Sustentabilidade 

Moderação – Cláudia Amador, socióloga e docente convidada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Universidade Católica Portuguesa

Miguel Almeida, membro da direção da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto 

Guilherme Vilaverde, presidente da Cooperativa de Habitação Económica “As Sete Bicas”

14h30 // Responsabilidade Social Corporativa vs. Economia Social

Moderação – Tiago Abalroado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação UNITATE

Virgínia Andrade, alumni do ISCAP

Sónia Fernandes, presidente da Pista Mágica

16h00 // Inovação Social e Financiamento 

Moderação – Lino Maia, padre e presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Helena Loureiro, representante Regional da Iniciativa – Portugal Inovação Social 2030

Leandro Pereira Morais, docente universitário do departamento de Economia da UNESP e Membro da Força Tarefa da ONU

17h15 // Lançamento do E-Book “Práticas Inspiradoras de Gestão e Desenvolvimento de RH em Organizações da Economia Social”

Imagens: ISCAP.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas