Atualidade
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país
Libanês Izzat Ramadan

O investigador Izzat Ramadan, da Universidade do Minho (UMinho), é um dos dois vencedores do Prémio António Simões Lopes 2020, atribuído pela Ordem dos Economistas e pela PwC ao autor da melhor tese doutoral em Economia apresentada em Portugal no último ano. A distinção foi entregue durante o 9º Congresso Nacional dos Economistas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Os 7500 euros do prémio foram divididos com uma estudante da Universidade da Beira Interior.

“Estou muito orgulhoso e feliz por reconhecerem as minhas ideias sobre o efeito da cultura no comportamento financeiro, como a influência dos pais neste âmbito, algo que quero estudar com mais detalhe em várias partes do mundo”, frisa Izzat Ramadan. O autor concorreu com a tese “Three essays on financial literacy and financial behavior”, defendida no seu doutoramento em Ciências da Administração, realizado na Escola de Economia e Gestão da UMinho, sob orientação dos docentes Manuel Rocha Armada e Cristiana Leal.
A sua tese apresenta três ensaios sobre literacia e comportamento financeiro. Há efeitos positivos quando estes dois se juntam, revela o primeiro ensaio, cruzando várias bases de dados microeconómicos. Ainda assim, verifica-se que os laços familiares fortes podem prejudicar na poupança, no investimento em produtos financeiros complexos, na riqueza e na acumulação de dívida.
O segundo ensaio explora fatores psicológicos e culturais pela primeira vez nesta área, num inquérito em nove países. As conclusões sugerem a criação de políticas públicas e planos de educação financeira para diferentes grupos, tendo em conta o género, o país, a religião, a estrutura familiar e o perfil psicológico do cidadão, para melhorar a sua performance. O terceiro ensaio vai no mesmo sentido. Um inquérito em regiões árabes, germânicas e latino-europeias, recorrendo a algoritmos de machine learning, mostra que a literacia financeira é a principal determinante do comportamento financeiro da pessoa, embora este também dependa da socialização financeira com os pais, da impaciência, da confiança e da aversão ao risco, entre outros aspetos.
Izzat Ramadan nasceu há 41 anos em Beirute (Líbano) e vive em Braga. É licenciado e mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Haigazian (Líbano), doutorado em Ciências da Administração pela UMinho e com uma especialização em Finanças Islâmicas pela Universidade de Durham (Reino Unido). Professor de Finanças na Universidade Internacional Libanesa e na Universidade de Ciências e Artes do Líbano, tem pesquisado no Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) da UMinho e no Instituto de Soldadura e Qualidade. É também autor do vlogue de literacia financeira “Tune To Finance“, além de compositor e músico de estilos como jazz, rock e clássico.
Fotos: DR.
Atualidade
Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Realizou-se ontem, ao final da tarde, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos. A cerimónia, que decorreu no auditório na Casa da Juventude, além de dar corpo a um imperativo legal, foi também o cumprimento de mais um compromisso eleitoral da maioria que governa o Executivo. Com efeito, esta é a primeira vez, na história da vida democrática da autarquia, que Barcelos tem um Conselho Municipal da Juventude.
De resto, este facto foi sublinhado pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, e pela vereadora da Juventude, Mariana Carvalho. O Presidente desafiou os membros deste Conselho Consultivo a “terem participação ativa e a colocar a sua criatividade e conhecimento em projetos que qualifiquem e promovam o desenvolvimento de Barcelos”.
Por seu lado, a vereadora Mariana Carvalho considerou a criação do Conselho Municipal de Juventude um “momento feliz” e assegurou que o Município, dentro das suas competências, tudo tentará fazer para que os jovens possam ter melhores condições para viver, estudar e trabalhar em Barcelos”.
Como se pode ler na nota introdutória ao Regulamento deste órgão consultivo, “o Município de Barcelos pretende uma nova abordagem de trabalho e de compromisso com a juventude, fomentando mecanismos de uma democracia participativa e aberta ao diálogo, criando um espaço para ouvir e dar voz aos jovens barcelenses”. Sabendo-se que as políticas locais para a juventude têm um papel importante na promoção, participação e na melhoria da qualidade de vida dos jovens, “o Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, ao nível concelhio, corporizará um instrumento de diálogo e debate para que as políticas de juventude sejam discutidas, implementadas e desenvolvidas, capacitando e empoderando os jovens barcelenses, a participarem no desenvolvimento do concelho.”
Composição do CMJ BARCELOS é a seguinte:
O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta. Dele também fazem parte um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude; um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos, inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens, um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho de Barcelos; e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no concelho de Barcelos. Além destes, o órgão integra também um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados; um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República; um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm ainda representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.
Foto: CMB.
Atualidade
Experiência no Rio Cávado: Barcelos River Sport

O Município de Barcelos promove, no dia 2 de abril, uma descida do Rio Cávado em Kayaks e Pranchas SUP, entre a praia Fluvial de Manhente e Barcelos.
A iniciativa decorre das 9h00 às 13h00 e tem como principal objetivo a valorização deste curso de água, demonstrando à comunidade formas de “dar vida ao rio”.
O ponto de encontro é nas Piscinas Municipais de Barcelos e todos os participantes têm seguro da responsabilidade do Município e oferta de um pequeno lanche no final.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do e-mail desporto@cm-barcelos.pt.
Imagem: CMB.
Atualidade
Guimarães: Dois detidos por condução sob o efeito do álcool

Hoje, na cidade de Guimarães, a PSP deteve dois cidadãos, com 36 e 53 anos de idade, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, tendo os mesmos acusado uma TAS (taxa de álcool no sangue) de1,78 e 1,49 no sangue, respetivamente.
Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Guimarães.
Foto: DR.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade7 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade11 meses atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade1 ano atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade10 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade11 meses atrás
Ser criança e (con)viver com a Fibromialgia