Atualidade
Instituto CCG/ZGDV comemora 30 anos
Cerimónia é amanhã em Guimarães e inclui homenagem a José Luís Encarnação

O Instituto CCG/ZGDV (Centro de Computação Gráfica / Zentrum für Graphische Datenverarbeitung e.V.) comemora 30 anos esta sexta-feira, dia 10 de novembro, com uma cerimónia a partir das 10h30 no auditório nobre da Universidade do Minho, em Guimarães. A iniciativa conta com a presença da eurodeputada Maria da Graça Carvalho, do cientista José Luís Encarnação e da presidente da FCT Madalena Alves, entre mais de 25 figuras académicas, empresariais e políticas que vão falar sobre inovação, parcerias e transição digital.
“Ficamos honrados em celebrar estas três décadas em prol da investigação aplicada e da inovação tecnológica; o objetivo é continuar a inovar para melhorar o conforto, a saúde, a segurança, a mobilidade e a conetividade da sociedade”, salientou o presidente do conselho de administração do Instituto CCG/ZGDV, Ricardo J. Machado.
Uma das intervenções mais esperadas é a de Maria da Graça Carvalho, sobre o futuro da transição digital e como o Parlamento Europeu vem contribuindo para concretizar essa transformação. “A UE precisa do compromisso firme de todos os atores da investigação e inovação para concretizar os objetivos ambiciosos ligados à transição digital”, refere. “Precisamos de trabalhar em conjunto para que essa transformação seja justa e inclusiva para a sociedade – e o Instituto CCG/ZGDV tem um papel importante no desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras para a economia, sendo um ator essencial nesse processo”, realça.
O evento conta com painéis dedicados à cooperação internacional, ao papel da investigação e inovação na competitividade dos negócios e à importância dos clusters na dinâmica da economia. Inclui também uma homenagem ao prestigiado cientista José Luís Encarnação, enquanto fundador do CCG/ZGDV, em 1993. Entre os oradores estão também, por exemplo, o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo (em mensagem vídeo), o presidente da Agência Nacional de Inovação, António Grilo, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Está ainda prevista, às 9h30, uma visita ao recentemente inaugurado supercomputador “Deucalion“, também no campus de Azurém.
Sobre o Instituto CCG/ZGDV
Com uma história ímpar na interface entre o ecossistema de investigação e o mundo empresarial, é dos mais conceituados e inovadores centros de tecnologia do país nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Algumas áreas de especialização incluem a realidade virtual aumentada e mista, as redes privadas 5G e 6G, a computação móvel e os sistemas avançados de posicionamento, a computação em nuvem, o blockchain e a cibersegurança, a arquitetura de software, a inteligência artificial, a aprendizagem computacional, os modelos de negócio para a economia digital, a robótica cognitiva e a computação gráfica.
Esta entidade privada sem fins lucrativos está sediada em Guimarães, no campus de Azurém da UMinho. O CCG/ZGDV é reconhecido pela Presidência do Conselho de Ministros como uma organização de I&I (Investigação e Inovação) de interesse público, pelo Ministério da Economia como Centro de Inovação Tecnológica e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como parte do Centro de Investigação ALGORITMI (primeiro centro de I&D formalmente reconhecido em Portugal nas TIC).
A sessão tem transmissão online em youtube.com/live/1mQt-dFJZT4.
Foto: UM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca