Atualidade
Grande Porto: STCP reforça frota com 48 novas viaturas 100% elétricas

Com a entrada em circulação de 48 novos autocarros 100% elétricos e a instalação de uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos na Estação de Recolha da Via Norte, a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto dá continuidade à estratégia adotada que tem como finalidade a descarbonização da operação e, consequentemente, a redução da pegada ambiental.
A STCP verá, assim, a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano, permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas.
A frota da operadora passa a contabilizar 468 autocarros, sendo o mix energético composto por 71,2% CNG, 14,5% eletricidade e 14,3% diesel.
Os 48 novos veículos 100% elétricos (tipologia standard de 12 metros) garantem uma autonomia de 370 Km e uma lotação de 87 passageiros. O acesso para clientes de mobilidade reduzida e para carrinhos de bebé é realizado através da porta dianteira, que conta com a instalação de uma rampa manual.
Para Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP, “o ano de 2024 arranca com o reforço do objetivo da STCP de descarbonizar a operação e a redução da pegada ambiental nos seis municípios onde a empresa desenvolve atividade, tendo sempre como prioridade a contínua melhoria do serviço prestado aos clientes. Com uma frota mais verde fortalecemos o nosso compromisso, concretizando mais um passo em direção a um futuro sustentável.”
O evento de apresentação dos 48 autocarros, realizado na Estação de Recolha da Via Norte, contou com a participação do presidente da AMP – Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues e altos representantes das seis autarquias acionistas da operadora, nomeadamente, Rui Moreira, presidente da CM Porto, António Silva Tiago, presidente da CM Maia, Marco Martins, presidente da CM Gondomar, e Carlos Mouta, vice-presidente da CM Matosinhos.
Estiveram, também, presentes representantes do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes e os elementos do Conselho de Administração da STCP.
As novas viaturas movidas a energia 100% elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), estão associadas a um investimento de cerca de 19.260.000,00 € parcialmente financiado, no montante de 8.443.209,70 euros, através do Aviso N.º 01/C15-i05/2021 – Descarbonização dos Transportes Públicos do PRR.
Estas viaturas foram fornecidas pela empresa portuguesa EF – Mobilidade Elétrica, representante da ZT Bus em vários mercados da União Europeia. A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio, sendo uma empresa certificada pela ISO 14001, empenhada na redução da pegada ambiental dos seus produtos.
Foto: STCP.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca