Atualidade
Gouveia: Cultura, tradição e fé nas Festas do Senhor do Calvário
Além do cartaz musical, que inclui nomes como José Cid, Carolina Deslandes e Ivandro, o Festival de Folclore, o Super Especial de Rally e a Festa do Livro são as atrações das festividades com a autarquia à espera de receber mais de 60 mil romeiros nestes quatro dias de celebração

As Festas do Senhor do Calvário estão de regresso a Gouveia, entre os dias 10 e 14 de agosto. Conhecida como a “Maior Romaria das Beiras”, é a oportunidade de celebrar as raízes locais, numa fusão de cultura, tradição e fé. O programa das festividades em honra do Senhor do Calvário unifica o culto religioso, a música, o comércio e a gastronomia local, servindo de ponto de encontro para quem visita a cidade e para quem está de regresso às origens.
Assim, as Festas acontecem a partir da Capela do Senhor do Calvário, local sagrado de muito apreço por parte dos gouveenses e o epicentro das festividades, que se estendem à cidade. Entre os vários motivos de atração, estão as aclamadas procissões de sábado, domingo e segunda-feira (dias 12, 13 e 14 de agosto), uma manifestação do culto religioso que remonta ao ano de 1838.
O cartaz musical é outra atração, contando com vários nomes da música portuguesa: desde a icónica banda Taxi e José Cid, aos mais jovens Carolina Deslandes, Fernando Daniel e Ivandro.
“Temos o cuidado na preservação do artesanato e dos negócios típicos do concelho, nunca esquecendo a parte religiosa, que é muito relevante”, refere Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, que espera receber “cerca de 15 mil visitantes por dia”.
Sobre as Festas do Senhor do Calvário 2023
As Festas do Senhor do Calvário têm início na quinta-feira, dia 10 de agosto, com o concerto dos Taxi, a banda rock portuguesa nascida em 1979 que marcou várias gerações e que anunciou o regresso aos palcos no início deste ano.
Na sexta-feira, dia 11 de agosto, sobe ao palco Carolina Deslandes, considerada uma das maiores artistas da atual geração de músicos portugueses.
No dia 12 de agosto, sábado, decorre o Festival Internacional de Folclore de Gouveia, no qual se insere o tradicional desfile etnográfico pelas principais artérias da cidade – uma oportunidade para conhecer os costumes e tradições enraizadas na região das Beiras e Serra da Estrela. A noite fica a cargo de José Cid, uma lenda viva da música portuguesa.
No domingo, dia 13, tem lugar o emocionante Super Especial de Rally de Gouveia, prova citadina que decorre nas artérias envolventes do Estádio do Farvão, Pavilhão Gimnodesportivo e Piscinas Municipais. O piloto Flávio Sainhas, campeão nacional de clássicos de montanha, participa nesta Super Especial. À noite, Fernando Daniel sobe ao palco para um concerto imperdível que marca o regresso a Gouveia.
No dia 14, Dia do Município, as Festas do Senhor do Calvário recebem o luso-angolano Ivandro. A noite culmina com um espetáculo pirotécnico que encherá de luz e cor o céu de Gouveia.
Do programa do evento fazem, ainda, parte um conjunto de atividades paralelas, com destaque para a segunda edição da Feira Industrial, Comercial e de Artesanato de Gouveia (FICA), que continua a privilegiar as atividades económicas e produtos locais.
Destaque, igualmente, para as outras atividades lúdicas e culturais, tais como a Festa do Livro (que constitui uma atração especial para os mais novos, graças aos teatros infantis e espetáculos de marionetas), e o Espaço Miniatura Automóvel (com simuladores de condução que fazem as delícias de miúdos e graúdos).

Imagens: CMG.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca