Atualidade
Fórum para a Inclusão nos Territórios em Vila Nova de Cerveira: CIM Alto Minho destaca desafios e estratégias para o desenvolvimento social

Decorreu ontem, dia 18 de setembro, em Vila Nova de Cerveira, o “Fórum para a Inclusão nos Territórios”, uma iniciativa conjunta do Ministério da Coesão Territorial e das Autoridades de Gestão dos Programas Regionais para promover a reflexão e a partilha de experiências/boas práticas que poderá ser útil para ultimar a preparação dos Planos de Ação dos instrumentos territoriais integrados das CIM/AM na área do desenvolvimento social.
Este evento, que se realizou no espaço da Fundação Bienal de Cerveira, reuniu representantes do governo, autarcas e outros intervenientes que abordaram uma ampla variedade de temas e instrumentos de apoio à inclusão e ao desenvolvimento territorial. Entre os presentes, destacaram-se as secretárias de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e das Migrações, Isabel Rodrigues, e o presidente da Comissão Diretiva do NORTE 2030, António Cunha.
Na sessão de abertura, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, salientou a importância de eventos que promovem a discussão ampla sobre a inclusão e o desenvolvimento social nos territórios. Manoel Batista realçou a importância de uma visão holística da inclusão, que engloba princípios como equidade, competitividade, sustentabilidade e boa governação.
No seu discurso também colocou em evidência as problemáticas associadas ao desenvolvimento dos territórios mais “deprimidos” ou afastados dos centros de decisão, incluindo o risco de pobreza e exclusão social em comparação com territórios centrais.
Além disso, sublinhou a crescente população imigrante no Alto Minho e o compromisso da CIM com a implementação do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, bem como os desafios relacionados com a população idosa, saúde mental, cuidados de saúde continuados, educação e habitação na região. Manoel Batista enfatizou a necessidade de inovação e adaptação para enfrentar os desafios destas áreas, bem como o papel das parcerias e da coordenação no desenvolvimento de estratégias eficazes.
O presidente da CIM Alto Minho enalteceu o trabalho e o esforço de coordenação e concertação desenvolvido no Alto Minho ao nível do Plano de Desenvolvimento Social e a Carta Social Intermunicipal do Alto Minho, recentemente aprovados. Para Manoel Batista, “este instrumento constitui uma oportunidade para a materialização técnica, procedimental e organizacional das novas competências da CIM, nomeadamente, no domínio da ação social, enquanto instrumento de planeamento e programação das políticas públicas de ação social, assegurando a articulação das prioridades supramunicipais com as definidas a nível nacional e regional”.
Manoel Batista concluiu o seu discurso, destacando a importância do trabalho conjunto na região para tornar o Alto Minho mais competitivo, atrativo, conectado e resiliente, encerrando com um apelo à rápida chegada de instrumentos financeiros adequados às necessidades territoriais.
Foto: CIM-AM.
Atualidade
Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos.
Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.
A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.
O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.
Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

Foto: CMB.
Atualidade
Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.
A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).
Foto: DR.
Atualidade
Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.
A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.
De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.
A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.
O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.
Foto: PSP.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade7 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
A Seca