Connect with us

Atualidade

Forum Estudante apresenta 2023 como Ano Nacional dos Professores

Publicado

on

Ao longo de 2023, a revista Forum Estudante vai, em conjunto com vários parceiros, “mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a importância vital dos professores e da carreira docente”. Ação realizada a 11 de janeiro levou estudantes de vários pontos do país a agradecer aos seus professores o trabalho realizado.

“Ser professor não é somente lecionar a matéria”, começou por explicar André Ventura, estudante da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Num vídeo gravado com o seu professor, o aluno agradeceu o trabalho realizado, destacando que ser professor “é também fazer crescer os estudantes, torná-los pessoas melhores”. “O meu propósito é sempre ajudar-vos, isso para mim é uma grande alegria”, respondeu o professor Nuno Sousa. 

Este foi um dos momentos integrados no Ano Nacional dos Professores, com a celebração do Dia Internacional do Obrigado, a 11 de janeiro. Neste dia, os cerca de 100 embaixadores Forum Estudante, estudantes do ensino secundário e profissional de todo o país, foram desafiados a preparar uma surpresa para os seus professores, agradecendo o esforço diário e tudo aquilo que representam para si, enquanto alunos. 

Na Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar, a estudante Joana Valada agradeceu à sua professora o apoio prestado: “Não podia deixar de agradecer o facto de orientar as competências de todos os seus alunos, sempre no caminho certo, e por olhar para os alunos como pessoas e não como números”. “Não seria a professora que sou, sem vocês, que são alunos maravilhosos”, foi a resposta da professora Sandra Dionísio. 

O Ano Nacional dos Professores

A ação é integrada no Ano Nacional dos Professores, uma iniciativa promovida pela revista Forum Estudante com o objetivo de promover e valorizar o estatuto e carreira dos professores. O conceito base, que será disseminado ao longo do próximo ano, resume-se na frase “Ser Professor – a forma mais eficaz de construir um mundo melhor”.

Este trabalho será realizado pela revista Forum Estudante, em parceria com várias entidades como estabelecimentos de ensino público e privado, estudantes ou profissionais da área da Educação, mas não só. “Este é um projeto de 10 milhões de portugueses”, explicou o fundador e CEO da revista Forum Estudante, Rui Marques, durante uma primeira sessão de apresentação do projeto, a 16 de novembro.

A dinâmica da iniciativa é descentralizada, organizada numa perspetiva colaborativa, tendo por base uma plataforma onde já é possível a qualquer cidadão ou instituição inscrever propostas de atividades. “Temos a certeza que existirão centenas de iniciativas a decorrer por todo o país”, sublinhou Rui Marques. 

O objetivo comum dessas ações passará por promover experiências inspiradoras que, através de eventos, programas, prémios ou projetos, valorizem a carreira docente e os professores portugueses, promovendo o seu potencial transformador e a importância fundamental para o país.

Por um mundo “melhor e mais justo”

Durante o lançamento oficial do Ano Nacional dos Professores, Rui Marques explicou que, através desta iniciativa nacional se pretende “dar relevância a um conjunto de pessoas que marcam a nossa vida e ajudam a construir um mundo melhor e mais justo” – os professores.

Realçando que existem “vários desafios relacionados com a profissão” como questões ligadas à carreira, progressão ou vencimento, Rui Marques sublinhou que o Ano Nacional dos Professores pretende destacar um elemento em específico: “A ideia de que uma sociedade não pode progredir verdadeiramente sem os seus professores. São estes homens e mulheres que ajudam a construir um mundo melhor”. 

“A Revista Forum Estudante nasceu para os estudantes, mas também para e com os professores”, destacou depois o Diretor da Forum Estudante, Gonçalo Gil. Ao longo dos 31 anos de existência, acrescentou, esta publicação “tem sido uma revista centrada em oferecer formação e informação para os estudantes”. “Este trabalho não é possível sem os professores, reforçou. 

“A melhor profissão do mundo”

Para o Presidente do Conselho de Escolas, António Castel-Branco, também presente na sessão, esta iniciativa pode ter um papel importante na resposta à “grave falta de professores no sistema”, uma vez que “um dos passos importantes passará por dignificar a profissão e a carreira de professor”.

A mesma ideia foi destacada por António Cunha Pereira, da Federação de Associações de Pais de Gaia, que destacou a forma como “o reconhecimento pela profissão de professor foi esmorecendo ao longo do tempo”. “Penso que esta iniciativa pode ajudar todas as partes da comunidade escolar a perceber de que forma podemos ajudar os professores, possibilitando também exercícios de empatia”, acrescentou. 

Também o Presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, Filinto Lima, realçou a importância do trabalho de valorização da profissão de professor, que classificou como “a melhor profissão do mundo”. Para o responsável, “os professores estão desgastados”, devido a questões como a burocratização, avaliação de desempenho injusta, falta de apoios, vencimentos baixos e precariedade. Por essa razão, concluiu, “felicitamos esta iniciativa, para que olhemos, durante todo o ano, para esta classe”. 

A voz dos estudantes

Durante a sessão de lançamento do Ano Nacional dos Professores, foi ainda possível ouvir a opinião dos estudantes sobre o tema da valorização da carreira de docente. “Durante o meu percurso, encontrei professores que me fizeram acreditar em mim e no meu potencial”, destacou o estudante da Universidade do Porto, Tiago Oliveira. “Por vezes, os professores são esquecidos e isso está errado. Devemos valorizar sempre estas pessoas”, acrescentou o também fundador da associação Easy Future

A estudante do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Dalila Gonçalves, deixou, depois, um agradecimento a todos os professores que “se esforçam para que os seus alunos tenham um futuro melhor”. A estudante destacou também o papel dos docentes no estímulo ao seu desenvolvimento: “Sempre me mostraram que eu era mais do que uma nota num teste”. 

Para outra das estudantes presentes na sessão, Rafaela Anastácio, aluna da licenciatura em Psicologia da Universidade do Minho, o papel dos professores é fundamental em momentos como o apoio à tomada de decisão ou o estímulo para o trabalho associativo, por exemplo. “Penso que esta iniciativa é fundamental”, referiu, antes de concluir: “acredito que todos nós estamos gratos a pelo menos um professor, na nossa vida. Sem estas pessoas, não estaríamos onde estamos hoje”.

A plataforma Ano Nacional dos Professores já está ativa, sendo que a Revista Forum Estudante desafia qualquer cidadão ou instituição a inscrever propostas de atividades a realizar. 

Sobre a Forum Estudante

A Forum Estudante é a segunda revista para estudantes mais antiga da Europa, assumindo-se como uma publicação de grandes causas. Estuda, reflete e divulga publicações gratuitas para o Ensino Secundário e Superior sobre temáticas ligadas à educação; dinamiza Academias de Verão, ligadas a diversas áreas de formação e saber; promove eventos temáticos de educação para a cidadania; e dinamiza o Consórcio Maior Empregabilidade do Ensino Superior e o Observatório da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior.

Imagem: FE.

Atualidade

Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães

Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

Publicado

on

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes. 

Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.

A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Detidos por vaga de roubos

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.

O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.

A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Mais quatro detenções por contrafação

Publicado

on

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.

Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas