Connect with us

Atualidade

Festival “Andanças” começa amanhã junto às margens do Alqueva

Quatro dias para dançar (e muito mais) em Reguengos de Monsaraz

Publicado

on

A dança é a principal aposta do Festival Andanças, que decorre de 18 a 21 de agosto em Campinho (Reguengos de Monsaraz), mas os sete espaços de programação irão acolher mais de 120 atividades, incluindo bailes, concertos, atividades para crianças, performance e teatro, entre muitas outras.

As manhãs e os finais de tarde serão dedicadas às oficinas de dança: de Bollywood ao forró, das danças catalãs, às romani ou dos Balcãs, dos bailes mandados às chamarritas dos Açores, passando pela dança oriental ou pela bachata, não faltam propostas para quem quiser ensaiar uns passos de dança.

Os bailes iniciam-se pelas 22h00 e prolongam-se noite fora, em três palcos: o seara, o quintal, assim chamado por se encontrar instalado no quintal da casa de uma família de Campinho, e o palco feira. A abertura, no dia 18, será com o baile dos suíços Bruno et Maria Avec Heiri.

Pelo Andanças irão passar grupos de seis países. À Suíça junta-se a Bélgica (Duo De Schepper – Souvandjiev, Geronimo e Aérokorda), Brasil (Balão Power Trio), Espanha (Ulúa, La Rúa Del Bal e Giravolt, além do galego Sergio Cobos), Itália (Lo Stivale Che Balla) e Portugal (Burel, Parapente700, Não És Tu Sou Eu, Dahu e Folky Bal’boa).

Os concertos iniciam-se pelas 17h00. A Urtiga, Malino e CaosArte irão atuar no lavadouro da aldeia. Pelo palco Campinho irão passar, entre outros, quatro formações locais: Grupo Brisas do Atlântico, Al Canti, Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e Grupo de Cantares Encanta Modas.

A ligação do Andanças com a cultura alentejana reforça-se com a realização de uma oficina de viola campaniça, a cargo de Nelson Conde, outra de pintura alentejana, com Alda Garcia, e visitas à Olaria Patalim, em São Pedro do Corval, e à Fábrica Alentejana de Lanifícios, em Reguengos de Monsaraz. A Alqueva Experience irá organizar uma sessão de showcooking, seguida da degustação do prato confecionado.

Todos os dias, logo pela manhã (9h00) e ao final de tarde (19h00), haverá oficinas de relaxamento com propostas tão diversas como yoga e meditação, reflexologia, danças circulares sagradas, postura e alongamentos ou massagem ayurvédica, entre outras.

E porque o Andanças é um festival para as famílias, o Espaço Criança terá atividades ao longo do dia, com uma programação que inclui, por exemplo, rodas cantadas, ateliês de jogos, de máscaras e de confeção de bonecos de pano e sessões de histórias. Instalada no Quintal Criança, que também será palco de diversas atividades, na tenda do Circo VagaMundo haverá espetáculo e uma oficina de circo e acrobacia dirigida a pais e filhos.

Novidade este ano será o Transfer Alqueva, que irá levar os participantes à praia fluvial de Monsaraz. A partida de Campinho será pelas 14h45 e o regresso às 17h15, aproveitando o momento de pausa da programação, nas horas quentes. Haverá, ainda, caminhadas por trilhos da região, um passeio de veleiro no Alqueva e oficinas e passeios de bicicletas dinamizados pela Cicloficina dos Anjos.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas