Connect with us

Atualidade

“Festa da História” procura consorte para sobrinha do alcaide do Castelo de Bragança

De 14 a 17 de agosto

Publicado

on

Bragança regressa à Idade Média com uma edição da “Festa da História”, que recria o Grande Torneio para a escolha do futuro consorte da princesa, a sobrinha do alcaide do Castelo de Bragança. Esta disputa realiza-se segundo as regras do final do século XIV e início do século XV, mas de forma mais pomposa e em simultâneo com outras atividades típicas da época como a música, a dança, o teatro e o malabarismo. A Festa da História decorre de 14 a 17 de agosto e a entrada é livre.

O Centro Histórico e o Castelo de Bragança são o cenário perfeito para uma viagem no tempo e para a representação da disputa entre cavaleiros para eleger o consorte da princesa. A recriação histórica inspira-se na Lenda da Princesa, a sobrinha do alcaide que se apaixonou por um jovem que embora fosse nobre, era pobre. O jovem partiu em busca de riqueza e desde então, a princesa recusou-se a casar com todos os outros pretendentes. O tio inconformado, decidiu que é preciso escolher um nobre para casar com a princesa e, é com esse objetivo que promove um encontro entre duas casas de senhores fidalgos, para que através de um torneio se possa encontrar o pretendente ideal. E está dado o mote para mais uma edição da Festa da História.

Esta iniciativa apresenta, ainda, diversas áreas temáticas que vão encantar os visitantes com as ações inesperadas e autenticidade, nomeadamente:

– Posto de Controlo: em dias de maior movimento é preciso assegurar a segurança de todos. Aqui os soldados controlam quem pode passar para lá das muralhas.

– Rua do Restolho: uma rua suja, mas muito divertida. Onde decorre o mercado e onde histórias de amor e traições acontecem e alguns furtos também.

– Rua dos Larápios: onde se escondem os foragidos às autoridades e onde as classes sociais mais desfavorecidas vão surpreender os visitantes com ações inesperadas. Ao percorrer este trajeto, o público terá de ser forte pois o grito do louco que se esconde por detrás dos fardos de palha e a galdéria oferecida são obstáculos difíceis de um trilho teatral.

– Praça de Armas: o visitante poderá experimentar algumas das técnicas de combate e encontrará uma mesa pedagógica onde um bravo guerreiro lhe explicará as principais características de várias peças de armamento militar.

– Jogos e Brincadeiras: os petizes e o público mais adulto podem desfrutar e divertir-se com um conjunto de jogos e brincadeiras de outros tempos, que se adaptam desde o mais forte dos cavaleiros à mais bela das princesas.

– Acampamento dos Petizes: espaço pedagógico onde os petizes e seus acompanhantes experimentam as vivências medievais com as próprias mãos e onde contadores de estórias narram mitos e lendas.

– Estábulos e Falcoaria: o senhor daquele castelo deverá ter sempre cavalos corajosos para batalhas, rápidos para viagens e astutos para a caça. Aqui também se pode encontrar a falcoaria.

– Refúgio dos Monges: local onde alguns monges encontram o seu refúgio. Têm uma vida dedicada à religião e à assistência de peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

– Treino do Guerreiro: um percurso de obstáculos destinado ao público familiar onde a destreza física e o espírito aventureiro são primordiais.

– Mercado: local onde os mercadores procuram chamar a atenção do freguês com os seus ditos e pregões.

A par das áreas temáticas que ajudam a transformar Bragança num cenário verdadeiramente medieval, esta edição da Festa da História apresenta atividades para todas as idades. Durante os quatro dias não vai faltar a animação permanente: música, teatro, danças do povo, histórias para crianças e graúdos, marionetas, artes circenses, esgrima medieval, oficinas pedagógicas, demonstrações de falcoaria e, claro, não pode faltar o bobo.

Para participar nas atividades da Festa da História, basta fazer a inscrição prévia na Área Temática “Posto de Controlo” (até 30 minutos antes de cada sessão). A participação é gratuita.

A Festa da História realiza-se de 14 a 17 de agosto com os seguintes horários: dia 14 das 18h00 às 00h00; dia 15, 16 e dia 17 das 12h00 às 00h00.

Imagem: CMB.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas