Connect with us

Atualidade

Feira da Vinha e do Vinho de Anadia inaugurada

Publicado

on

A Feira da Vinha e do Vinho abriu portas, esta quarta-feira. O evento prolonga-se até ao próximo domingo e promete muita animação e alegria. A primeira noite contou com a atuação d’ Os Quatro e Meia que atraíram, ao Vale Santo, em Anadia, milhares de pessoas.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou os 20 anos do certame e o papel que tem desempenhado na promoção do setor vitivinícola, da economia e da cultura locais.

Aproveitando a presença do Ministro da Agricultura, a autarca anadiense reiterou a sua preocupação, relativamente ao traçado da Linha de Alta Velocidade “que, apesar de ser de interesse nacional, vem destruir uma grande mancha vinícola do concelho, prejudicando todo o setor e o próprio enoturismo”, acrescentando que “esta situação está a causar uma grande apreensão, junto dos produtores do concelho e da região”.

Maria Teresa Cardoso apelou ao responsável da pasta da Agricultura para que “tenha um olhar mais atento sobre este projeto, nomeadamente no concelho de Anadia e que tenha como preocupação os prejuízos que advirão de tal investimento”. “É necessário dar um outro tipo de resposta a este setor”, afirmou ainda.

A edil anadiense alertou ainda para a necessidade de “colocar em marcha” o Centro de Investigação de Espumantes, uma vez que “ainda não se encontra no terreno”, considerando que o projeto deve ganhar “consistência e capacitação”. “Queremos que este projeto de investigação seja de interesse nacional e que sirva todas as regiões vinícolas”, acrescentou ainda.

Deixou um agradecimento público a todos os expositores pela sua participação e pelo contributo que dão ao Certame, cujo objetivo é dar a conhecer o que de melhor se faz a nível concelhio e da região.

O presidente do Turismo Centro Portugal, Raúl Almeida, destacou a importância deste tipo de eventos que no seu entender, “dinamizam os territórios e mostram aquilo que de bom cada um tem”. Sublinhou ainda “o papel determinante” que o enoturismo tem tido “na promoção das regiões, cujo potencial é enorme e com grande margem ainda para crescimento”.

O Ministro da Agricultura e das Pescas parabenizou o Município pela realização do certame e a aposta que tem vindo a fazer, em termos de promoção, do sector.

Anunciou que o Governo vai “apostar fortemente” na promoção do vinho, dando ainda a conhecer os vários programas comunitários de apoio ao setor agrícola que, na sua ótica, “devem também ser utilizados para a respetiva dinamização”.

José Manuel Fernandes mostrou-se disponível para regressar a Anadia para “trabalhar” algumas das preocupações do Município e do setor, nomeadamente o Centro de Investigação de Espumantes, “para que avance e tenha uma missão nacional”, assim como analisar o património que “necessita e merece ser recuperado”.

Depois da grande noite dos Quatro e Meia que encheu o anfiteatro do Vale Santo, sobe esta noite ao Palco Anadia Terras de Paixão, o artista Nuno Ribeiro. Amanhã, a banda inglesa The Waterboys e o DJ Padre Guilherme animarão a noite. No sábado é a vez de Rui Veloso subir ao palco. No último dia (entrada gratuita), a animação estará a cargo de Nina Tok Tok (15h00 – Palco Sentir Anadia) e Bárbara Tinoco (22h00).

As entradas no recinto têm um custo diário de 3,00€, à exceção do último dia em que a entrada é gratuita. Os portadores dos cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50%.

Foto: CMA.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas