Connect with us

Atualidade

Exposição sobre o Egito inaugurada em Sintra

Publicado

on

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, inaugurou, na passada sexta-feira, a exposição “Das Terras Férteis do Nilo – Símbolos de uma Civilização”, que ficará patente no MHNS – Museu de História Natural de Sintra até 18 de setembro. 

A cerimónia de inauguração contou com a presença de Paulo Macedo, antigo Ministro da Saúde, que disponibilizou uma das principais coleções nacionais privadas de peças egípcias para exposição em Sintra.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, salienta que “esta exposição é uma verdadeira viagem no tempo, que cobre mais de três mil anos de história do país dos faraós. Esta exposição reveste-se de grande importância para o município, não apenas pela reunião destes singulares objetos, mas, sobretudo, porque Sintra é, por si, testemunho da História, de diversas Culturas e Civilizações”.

Com entrada gratuita, esta exposição apresenta o vasto período da história do Egito Faraónico através de diversos objetos, como os chauabtis (figurinhas funerárias), amuletos, bronzes e estatuetas. Símbolos desta civilização, cobrem mais de três mil anos de história do país dos faraós desde o Período Pré-dinástico (anterior a 3100 a.C.), representado por recipientes em terracota e já com uma textura suave, até à Época Copta (395-642 d.C.), representada por fragmentos de tecido e uma âmbula em terracota com a imagem de São Menas, taumaturgo e mártir.

O Império Antigo (c. 2660-2180 a.C.), o tempo das magnificas pirâmides, o Império Médio (c. 2040-1780 a.C.), marcado pelo auge cultural, o Império Novo (c.1560-1070 a.C.) período de expansão, a Época Baixa (664-332 a.C.), quando se dá um renascimento cultural e artístico e, finalmente, a Época Greco-Romana (332a.C-395 d.C.), também estão representados nesta exposição.

Berço de uma das primeiras civilizações da Antiguidade, o Egito Antigo formou-se a partir da unificação do Baixo Egito (a norte) e o Alto Egito (a sul) no reinado de Menés (o primeiro faraó, entre 3100 e 3000 a.C.), subsistindo até 30 a.C., após a derrota de Cleópatra pelo Império Romano na Batalha de Alexandria. Até à conquista Árabe, em 641, o Egito conheceu uma rápida cristianização com a dinamização de mosteiros.

Foto: CMS.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas