Connect with us

Atualidade

Exposição “Louça Tradicional de Barcelos – Um passado com futuro pela cerâmica de Jaime da Silva Barbosa”

Na Torre Medieval

Publicado

on

“Louça Tradicional de Barcelos – Um passado com futuro pela cerâmica de Jaime da Silva Barbosa” é o tema da exposição de Olaria de Barcelos que estará patente, até 12 de março, na Torre Medieval.

A mostra pretende dar a conhecer o trabalho deste oleiro, da freguesia da Lama, que dedicou toda a sua vida profissional à produção de louça de barro. Simultaneamente, a mostra pretende promover a divulgação e valorização da Olaria de Barcelos, atividade que faz parte da identidade cultural do concelho e pertence ao quadro do Registo Nacional de Produções Certificadas.

A unidade produtiva artesanal de Jaime da Silva Barbosa é constituída por oito funcionários: os quatro irmãos (sócios), duas pintoras e mais dois funcionários.

As criações da cerâmica de Jaime Silva Barbosa retratam a produção de louça tradicional produzida na roda de oleiro, ou em prensas com moldes de gesso, rotativas com moldes de ferro, bem como através da técnica de banho (enchimento de moldes). Para a produção da louça regional utiliza-se o barro vermelho filtrado, proveniente de Alvarães e de Aveiro; para a produção de vasos, a origem do barro é da mesma zona, todavia, não é filtrado, pois não exige uma qualidade de barro tão elevada quanto a louça regional.

Esta exposição visa dar continuidade ao processo de promoção, preservação e valorização da louça tradicional de Barcelos, posicionando a mesma como uma produção diferenciadora e identitária de um território e das suas gentes, a qual deverá ser entendida não apenas como uma simples louça, mas sim como um produto cultural identitário da região oleira de Barcelos.

A exposição “Louça Tradicional de Barcelos – Um passado com futuro pela cerâmica de Jaime da Silva Barbosa” está patente até 12 de março, na Torre Medieval de Barcelos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.

Fotos: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Folares, feirinhas, artesanato e música animam Páscoa em Castro Marim e Altura

Publicado

on

Em paralelo às comemorações religiosas das paróquias do concelho que vão celebrar a Páscoa na sua componente religiosa, com as celebrações alusivas à Semana Santa e à Ressurreição, irão decorrer duas feiras em Castro Marim e Altura, cujo programa inclui várias atividades para toda a família.

Entre os dias 29 e 30 de março, a Zona de Lazer da Avenida 24 de Junho, em Altura, vai acolher a Feirinha da Páscoa com doçaria, artesanato e um atelier de atividades infantis.

A abertura desta feira está agendada para as 10h00 com uma aula de zumba intitulada “Páscoa em Movimento”, enquanto no dia seguinte irá decorrer um baile com Zé Anibal pelas 15h00 e um concurso de folares caseiros às 15h30.

Já a Praça 1.º de Maio, em Castro Marim, vai ser palco da Feira do Folar e Produtos Regionais a partir das 10h00, com pinturas faciais, insufláveis, artesanato, doçaria, caça ao ovo e uma matiné com o Grupo +2.

Estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e pelas Juntas de Freguesia, com o apoio do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Faculdade de Educação e Psicologia promove sessões sobre os desafios da parentalidade

Iniciativa decorre de abril a junho, na Universidade Católica no Porto

Publicado

on

Birras, literacia digital, parentalidade saudável após o divórcio, sinais de alarme em crianças e jovens em termos de saúde mental, desenvolvimento socioemocional dos filhos e como conciliar os múltiplos papéis na parentalidade. Estes são alguns dos temas das sessões de mais um ciclo da iniciativa Aprender a Educar, promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Dinamizado por psicólogas, as sessões dirigem-se a pais. Realizam-se na Universidade Católica Portuguesa no Porto, às sextas-feiras, das 21h30 às 23h30.

“O programa Aprender a Educar é uma ferramenta valiosa para todos os pais que querem explorar e desenvolver competências parentais e fortalecer as relações pais-filhos,” assegura Lurdes Veríssimo, docente da Faculdade de Educação e Psicologia e coordenadora da iniciativa Aprender a Educar. “Estamos constantemente a aprender e a evoluir e a parentalidade não é exceção,” refere Lurdes Veríssimo acrescentando que “além de ser maravilhosa, a parentalidade é também desafiante porque está sempre a adaptar-se em função dos tempos e, por isso, temos de encontrar estratégias para abraçar estes desafios.”

A primeira sessão realiza-se a 12 de abril sobre “Contextualizar e Discutir Estratégias Para Prevenir e Gerir Birras”, com a presença de Lurdes Veríssimo, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A segunda está agendada para 19 de abril e abordará o tema da “Literacia digital: como lidar com o tempo que o/a meu/minha filho/a passa ao telemóvel?!”, com a intervenção de Raquel Duarte, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. No dia 10 de maio a sessão será sobre a “Parentalidade Saudável Após o Divórcio”, com Benedita Silva Pereira, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. “Saúde Mental: sinais de alarme em crianças e jovens!” é o tema da sessão agendada para 24 de maio, com Alexandra Carneiro, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. Sob o tema “Quero que o/a meu/minha filho/a seja feliz!”, a sessão de 7 de junho terá como oradora Lurdes Veríssimo, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. A última sessão está agendada para 21 de junho e abordará o tema “Sou pai/mãe, mas não só … como conciliar os múltiplos papéis?”, com a intervenção de Francisca Pereira, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia.

Desenvolvido por especialistas em psicologia, o programa tem como objetivo suscitar a reflexão e debate em torno de desafios importantes e atuais na educação de crianças e jovens, discutindo estratégias práticas que otimizem o papel parental. O programa é dirigido a todos quantos reconhecem a necessidade de aprender e de refletir mais sobre a tarefa de educar.

O programa “Aprender a Educar” realiza-se sempre à sexta-feira, das 21h30 às 23h30, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, permitindo aos pais escolher os temas que mais gostariam de aprofundar, adaptando-se desta forma aos seus interesses e necessidades.

Imagem: UCP.

Continuar a ler

Atualidade

Câmara de Lobos: PSP identifica homem de 44 anos por crime de recetação

Publicado

on

O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública, anteontem, pelas 10h00, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Câmara de Lobos, e no cumprimento de competente mandado de busca domiciliária, identificou um cidadão do sexo masculino com 44 anos de idade, suspeito do crime de recetação no concelho de Câmara de Lobos.

No decorrer da operação policial, e relacionado com o crime de recetação, foram apreendidos 16 telemóveis, 2 power box, 1 carregador, 1 joystick, 2 portáteis, 2 martelos, 1 escopro e 1 nível de obras.

Foi, ainda, apreendido, no interior da residência, 96.81 gramas de canabinoides sintéticos denominados “Gorby Mix”, 107.57 gramas de Alpha PHP (vulgo “Bloom”) 2 facas, 1 tesoura, bem como produto de embalamento e 296.10 euros em dinheiro, indiciando o suspeito também no crime de tráfico de estupefacientes.

Por determinação da Autoridade Judiciária competente, o suspeito foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência, ficando a aguardar em liberdade o desenrolar do inquérito.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas