Connect with us

Atualidade

Estudo piloto sobre a relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos é o vencedor da 5ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

Prémio no valor de 15 mil apoia projeto inovador durante 1 ano

Publicado

on

O projeto “Relevância clínica das plaquetas como biomarcadores não invasivos no mieloma múltiplo – Um estudo piloto”, liderado pela investigadora Ana Bela Sarmento Ribeiro, Professora Associada com Agregação em Hematologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é o vencedor da 5ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.

O prémio, no valor de 15 mil euros, irá apoiar o desenvolvimento deste projeto pelo período de um ano, pela equipa de investigação composta por: Ana Cristina Gonçalves (Professora Auxiliar na FMUC), Sérgio Rutella (Professor Catedrático de Imunoterapia do Cancro na Nottingham Trent University), Catarina Geraldes (Diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUC e Professora Auxiliar convidada da FMUC), Raquel Alves (investigadora do iCBR/CIMAGO da FMUC e do CIBB), Joana Jorge (estudante de doutoramento em Ciências da Saúde no LOH da FMUC) e Bárbara Oliveiros (Professora Auxiliar na FMUC).

“É, para nós, uma honra o nosso projeto ter sido selecionado para atribuição da bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo (5ª edição). Felicitamos o apoio aos doentes e à investigação na área do Mieloma Múltiplo que a APCL e a SPH, em parceria com a AMGEN, têm promovido ao longo dos anos, o que muito dignifica estas instituições. A descoberta de novos biomarcadores que possam influenciar o desenvolvimento, prognóstico e resposta à terapêutica em doentes com Mieloma Múltiplo, recorrendo a plaquetas educadas pelos tumores (TEPs) pode ter extrema relevância na deteção precoce, na monitorização dos doentes e na avaliação de resposta através de metodologias não invasivas, o que pode ser uma mais-valia para os doentes com esta patologia”, reforça Ana Bela Sarmento Ribeiro, investigadora principal do projeto.

“Parte da missão da APCL é ajudar os doentes com patologias hematológicas, apoiando-os e às suas famílias, mas também trabalhar na procura do aumento do conhecimento científico. Neste sentido, aguardamos com expetativa os resultados que este estudo piloto trará, no sentido de complementar o diagnóstico, prognóstico e monitorização de doentes com mieloma múltiplo, de uma forma não invasiva, no apoio à avaliação da resposta ao tratamento, mas também na deteção precoce de recaídas”, esclarece Manuel Abecassis, Presidente da APCL.

“Felicitamos os vencedores deste prémio, por esta distinção, mas especialmente pela novidade que apresentam. Reconhecemos neste projeto a abordagem a uma lacuna fundamental no estudo do mieloma múltiplo, a falta de biomarcadores preditivos independentes da avaliação tumoral que permitam monitorizar a progressão da doença e a resposta ao tratamento. Acreditamos que poderão ser dados passos importantes nesta área”, reforça João Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia.

“É com grande entusiasmo que continuamos a fazer parte desta iniciativa. Ano após ano, os resultados alcançados pelos projetos selecionados são o motor para continuarmos a apoiar novas investigações.  Temos consciência da importância do financiamento para que seja possível fazer uma diferença positiva na vida dos doentes com mieloma múltiplo”, afirma Tiago Amieiro, diretor-geral da Amgen Biofarmacêutica.

A iniciativa representa um importante incentivo a investigadores nacionais ou estrangeiros trabalhando em instituições portuguesas na área do diagnóstico e tratamento do mieloma múltiplo. Trata-se de uma patologia em que a investigação, nas suas várias vertentes, vai de encontro às necessidades dos doentes. Em Portugal, representa a segunda neoplasia hematológica mais frequente estimando-se em cerca de 544[1] o nº de novos casos por ano, com maior incidência a partir dos 50 anos.

Foto: DR.


[1] Registo Oncológico Nacional 2018, disponível em: https://ron.min-saude.pt/media/2196/2021-0518_publica%C3%A7%C3%A3o-ron_2018.pdf

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Mais de quatro mil crianças vivem dias mágicos na natureza com “Brincadeiras sem Tempo”

Celebração do Dia Mundial da Criança

Publicado

on

O Município de Barcelos deu hoje início às celebrações do Dia Mundial da Criança, que este ano voltam a ganhar vida com o grande evento “Brincadeiras sem Tempo”, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar. Até 30 de maio, mais de 4 000 alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo das escolas públicas do concelho vão trocar as salas de aula por uma verdadeira festa de alegria, natureza e tradição.

Num mundo dominado pelas tecnologias e pelo digital, Barcelos aposta numa viagem ao passado e à essência da infância, recuperando os jogos tradicionais que fizeram a felicidade de tantas gerações. O objetivo é claro: voltar a pôr as crianças a brincar ao ar livre, em contacto com a natureza, com criatividade, movimento e muita amizade.

Do jogo do galo ao elástico, do lencinho à corda, da corrida de sacos ao jogo da mata, são dezenas as atividades preparadas para proporcionar momentos de diversão e convívio entre os mais pequenos. O Centro Hípico transforma-se assim num grande recreio natural, onde cada canto convida a explorar, a correr e a sorrir.

Para a realização deste evento, a Câmara Municipal de Barcelos organizou uma grande operação logística, envolvendo todos os seus serviços, de modo a garantir uma experiência segura, pedagógica e inesquecível. Além dos jogos, há oficinas, ateliês e espetáculos que enriquecem ainda mais esta semana mágica dedicada às crianças.

Para que cada participante leve consigo as memórias destes dias especiais, foi criado um passaporte de atividades, onde as crianças podem registar os desafios cumpridos — em grupo ou em família — reforçando a importância do brincar na infância e promovendo os laços afetivos e comunitários.

“Com transporte assegurado e um programa pensado ao pormenor, o Município de Barcelos foca as brincadeiras no centro da infância, contribuindo para a construção de uma geração mais feliz, mais saudável e ligada às suas raízes”, sublinha em nota.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Homem de 38 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

No dia 26 de maio, pelas 11h25, na Rua Nicolau Coelho, no Porto, a 2.ª Divisão Policial, procedeu à detenção de um homem de 38 anos de idade, empregado e na condição de sem abrigo no Porto, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Considerando que o local é conhecido como ponto de tráfico de estupefacientes, e durante uma vigilância efetuada, os agentes policiais constataram a presença de diversos indivíduos que se dirigiam até o local, evidenciando a prática de tráfico. Diante disso, os policiais procederam à abordagem do suspeito

Intercetado o suspeito, foi lhe dada voz de detenção e apreendido o produto suspeito de ser estupefaciente denominado de Cocaína, suficiente para 66 diárias.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, tendo ficado sujeito a apresentações diárias perante as Autoridades Policiais da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas