Atualidade
Enotécnica regressa para fortalecer o setor vitivinícola e conta com a participação do consórcio Vine&Wine

Sustentabilidade e tecnologia vão estar em destaque na feira, em que o consórcio Wine&Wine vai apresentar algumas das principais inovações que estão a revolucionar o setor, tais como robôs para executar tarefas de fertilização, plataforma de apoio à gestão das operações, desenvolvimento de vinhos de baixo teor alcoólico, sistemas híbridos de energia e novos herbicidas ecológicos
Depois de 16 anos de interregno, o maior evento profissional para a Viticultura e Enologia – a Enotécnica -, volta à Exponor, entre os dias 7 e 8 de fevereiro, para promover o setor dos vinhos e destacar as tendências que estão a transformar o setor. Em destaque nesta edição estará o Espaço Vine&Wine, no qual vão participar algumas das empresas deste consórcio, criado para aumentar a competitividade e resiliência do setor da vinha e do vinho, em Portugal.
O projeto Vine&Wine, liderado pela Granvinhos, faz parte das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, apoiadas em 41 milhões de euros pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus) e, até à data, é constituído por 44 entidades, entre empresas, universidades e associações, a desenvolver até 2025. João Lacão, coordenador do Vine&Wine Portugal, explica que “sendo a inovação para a sustentabilidade o mote da Enotécnica, a nossa presença é obrigatória, dado que o principal objetivo do projeto é impulsionar o crescimento sustentável por via da inovação. Existe uma sinergia óbvia entre os objetivos da Enotécnica e os resultados a alcançar com o desenvolvimento dos 30 PPSs (Produtos, Processos e Serviços) inovadores da Agenda, perspetivando-se uma extraordinária contribuição para a transição digital, ambiental e energética, para a geração de atividades de maior valor acrescentado e intensivas em conhecimento, geradoras de competitividade, de notoriedade e de diversificação do vinho português nos mercados internacionais.
No espaço único dedicado ao Vine&Wine, o futuro do setor estará em exibição. Até à data, João Lacão refere que “os PPSs com maior grau de maturação ainda se encontram abaixo da execução de 50%”, contudo, na Enotécnica, será possível verificar a evolução da maioria dos projetos em curso. Robôs para executar tarefas de fertilização, sistemas híbridos de energia (até ao momento, com dois pilotos instalados), um novo herbicida mais ecológico e menos tóxico para as culturas, uma plataforma de apoio à gestão de operações vitivinícolas, a formulação de uma película protetora para as videiras (escaldão) e um drone multirotor pulverizador são alguns dos PPSs que levam maior avanço.
Para cumprir o objetivo de fortalecer o tecido empresarial e impulsionar o setor vitivinícola, a Enotécnica apresenta ainda o programa “Jornadas Técnicas”, de modo a garantir a troca de conhecimento . Durante os dois dias, fazem parte do plano atividades complementares, tais como palestras e workshops. Na jornada, o consórcio Vine&Wine vai coordenar a realização de quatro workshops com temas determinantes, tais como as alterações climáticas, a digitalização do setor, reutilização da água e a boa gestão da biodiversidade e dos ecossistemas.
Os visitantes do certame vão ter a oportunidade de explorar uma ampla variedade de produtos e serviços, através das cerca de 50 empresas expositoras que desempenham um papel direto na evolução da fileira vinícola. Viticultura, vinificação/enologia, embalamento, serviços de consultoria e design, bem como de armazenamento e transporte são os setores em evidência.
Visitar a Enotécnica
Até 6 de fevereiro: bilhete gratuito, com o código #enotecnica
Após 6 de fevereiro: 5€, se comprado online, e 10€ se comprado no momento do check-in da feira.
Entrada gratuita a menores de 16 anos
Local: Exponor – Feira Internacional do Porto (Av. Dr. António Macedo ◦ 4450-617 Leça da Palmeira – Portugal)
Imagem: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares