Connect with us

Atualidade

Encontros da Imagem são apresentados este sábado na Universidade do Minho

Universidade acolhe 18 das 50 exposições deste festival internacional, que passa por Braga, Porto, Guimarães, Barcelos e Avintes

Publicado

on

A 32ª edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais apresenta, de hoje até 30 de outubro, 50 exposições de 95 artistas em 26 espaços de Braga, Porto, Guimarães, Barcelos e Avintes. O programa tem o tema “Lugares Comuns” e inclui ainda várias conferências, a exibição de 15 filmes, ações educativas, leituras de portefólios e prémios.

A abertura oficial é este sábado, dia 17, às 14h30, na Galeria do Paço, no edifício da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), em Braga. O evento prevê a presença do diretor artístico dos Encontros da Imagem, Carlos Fontes, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e de vários artistas, entre outros. Ao longo dos próximos dias, haverá sessões de inauguração noutros espaços do certame.

A UMinho reforça, nesta edição, a sua aposta na cultura, assumindo-se como um eixo do festival ao acolher um recorde de 18 exposições e com entrada livre. A Galeria do Paço é palco de 12 das mostras. Há para ver a difícil vida de migrantes pela lente de Daniel Rolider (Israel) e de Daniel Castro Garcia (Reino Unido), as memórias de uma cidade em mudança de Ci Demi (Turquia) e um quarto especial na casa dos avós de Essi Maaria Orpana (Finlândia).

Mas há mais, como uma equipa idosa de natação sincronizada pela francesa Laure Andrillon, as lojas-casa da Chinatown visitada por Sonia Hamza (França/Moçambique) e o luto evocado por Cristóbal Ascencio (Espanha) e Ioanna Sakellaraki (Grécia). Dos EUA, Matthew Ludak traz a depressão económica em pequenas cidades, Elizabeth Haynes foca a parentalidade suburbana branca, Maggie Shannon acompanha parteiras na era COVID-19 e Mateo Arciniegas Huertas segue uma família colombiana emigrante. A complementar, há uma exibição com os 30 livros finalistas do “Photobook Award” dos Encontros da Imagem.

A curta distância, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva apresenta a resiliência das mulheres afegãs, pelo olhar da conterrânea Farzana Wahidy [Ndr: foto de destaque], enquanto no Museu Nogueira da Silva, o galego Lois Cid aborda o documental fotográfico e a luso-alemã Rita Lino faz a releitura do corpo e do modelo. Já na Escola de Medicina, vemos a urbanização precoce das planícies devido às Olimpíadas de Paris’2024, trazida pelo francês Alexandre Silberman. Há ainda tempo para apreciar a investigação sobre luz da finlandesa Maija Savolainen e os diálogos animalescos do português Vasco Rafael Carvalho, respetivamente nos espaços B-lounge do campus de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães).

O evento tem o apoio institucional do Ministério da Cultura, da Direção-Geral das Artes, da UMinho e do Município de Braga, além do apoio das embaixadas e da Colômbia, entre outros. O catálogo de 240 páginas da presente edição está em acesso livre em www.ebooks.uminho.pt. Este festival é uma referência em Portugal pelas suas caraterísticas e dimensão e é um dos mais antigos e reputados do género na Europa, valorizando a arte pelo seu lado estético, de intervenção e de reflexão.

Foto: Farzana Wahidy.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas