Atualidade
Encontros da Imagem são apresentados este sábado na Universidade do Minho
Universidade acolhe 18 das 50 exposições deste festival internacional, que passa por Braga, Porto, Guimarães, Barcelos e Avintes

A 32ª edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais apresenta, de hoje até 30 de outubro, 50 exposições de 95 artistas em 26 espaços de Braga, Porto, Guimarães, Barcelos e Avintes. O programa tem o tema “Lugares Comuns” e inclui ainda várias conferências, a exibição de 15 filmes, ações educativas, leituras de portefólios e prémios.
A abertura oficial é este sábado, dia 17, às 14h30, na Galeria do Paço, no edifício da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), em Braga. O evento prevê a presença do diretor artístico dos Encontros da Imagem, Carlos Fontes, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e de vários artistas, entre outros. Ao longo dos próximos dias, haverá sessões de inauguração noutros espaços do certame.
A UMinho reforça, nesta edição, a sua aposta na cultura, assumindo-se como um eixo do festival ao acolher um recorde de 18 exposições e com entrada livre. A Galeria do Paço é palco de 12 das mostras. Há para ver a difícil vida de migrantes pela lente de Daniel Rolider (Israel) e de Daniel Castro Garcia (Reino Unido), as memórias de uma cidade em mudança de Ci Demi (Turquia) e um quarto especial na casa dos avós de Essi Maaria Orpana (Finlândia).
Mas há mais, como uma equipa idosa de natação sincronizada pela francesa Laure Andrillon, as lojas-casa da Chinatown visitada por Sonia Hamza (França/Moçambique) e o luto evocado por Cristóbal Ascencio (Espanha) e Ioanna Sakellaraki (Grécia). Dos EUA, Matthew Ludak traz a depressão económica em pequenas cidades, Elizabeth Haynes foca a parentalidade suburbana branca, Maggie Shannon acompanha parteiras na era COVID-19 e Mateo Arciniegas Huertas segue uma família colombiana emigrante. A complementar, há uma exibição com os 30 livros finalistas do “Photobook Award” dos Encontros da Imagem.
A curta distância, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva apresenta a resiliência das mulheres afegãs, pelo olhar da conterrânea Farzana Wahidy [Ndr: foto de destaque], enquanto no Museu Nogueira da Silva, o galego Lois Cid aborda o documental fotográfico e a luso-alemã Rita Lino faz a releitura do corpo e do modelo. Já na Escola de Medicina, vemos a urbanização precoce das planícies devido às Olimpíadas de Paris’2024, trazida pelo francês Alexandre Silberman. Há ainda tempo para apreciar a investigação sobre luz da finlandesa Maija Savolainen e os diálogos animalescos do português Vasco Rafael Carvalho, respetivamente nos espaços B-lounge do campus de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães).
O evento tem o apoio institucional do Ministério da Cultura, da Direção-Geral das Artes, da UMinho e do Município de Braga, além do apoio das embaixadas e da Colômbia, entre outros. O catálogo de 240 páginas da presente edição está em acesso livre em www.ebooks.uminho.pt. Este festival é uma referência em Portugal pelas suas caraterísticas e dimensão e é um dos mais antigos e reputados do género na Europa, valorizando a arte pelo seu lado estético, de intervenção e de reflexão.
Foto: Farzana Wahidy.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares