Connect with us

Atualidade

“Encontro sobre Obra e Espiritualidade na Criação”

Evento decorre hoje, às 17h30 no complexo do DSTGROUP

Publicado

on

No âmbito da estreia do espetáculo “A língua em pedaços”, de Juan Mayorga, sobre Santa Teresa d’Avila, com encenação de Ignacio García, diretor do Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro / Espanha, o DSTGROUP, em parceria com a Companhia de Teatro de Braga, organiza um “Encontro sobre Obra e Espiritualidade na Criação”.

O evento, a decorrer hoje, 18 de junho, às 17h30, vai contar com a presença de Juan Mayorga e Ignacio García, com moderação do professor João Duque (Universidade Católica Portuguesa). Terá lugar no espaço Memorial ao Trabalho Infantil, localizado no complexo do DSTGROUP, em Palmeira, recentemente inaugurado pelo Presidente da República.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, em https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=qI_H5EBtOkWcZDYKFITZ-rW0WmdzCElNm96VWNdaP11UN0VFOEQySkQ3MElUVkhKUDFMNFoyS0pDNy4u&utm_term=CONVITE++Encontro+sobre+Obra+e+Espiritualidade+na+Criacao&utm_campaign=g+all+dstgroup+2022&utm_source=e-goi&utm_medium=email&eg_sub=f0e6f18825&eg_cam=7bbada602beaea3c3033e5779f78c0ce&eg_list=123.

Juan Mayorga é o dramaturgo espanhol vivo mais representado no mundo, que acaba de ser galardoado com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras. O escritor, que ocupa desde 2019 a cadeira M da Real Academia das Línguas, é autor de obras fundamentais do teatro espanhol e europeu contemporâneo. Muitas das suas peças têm sido representadas por todo o mundo, traduzidas em mais de trinta idiomas e algumas passadas ao cinema. Com esta última distinção coroa uma carreira de reconhecimento em que se destacam o Prémio Europa, novas realidades teatrais (2016), o Prémio Nacional de Teatro (2007) e o Prémio Nacional de Literatura Dramática (2013). Juan Mayorga é, desde fevereiro, diretor do mítico Teatro de la Abadia de Madrid. É com enorme prazer e imensa honra que a CTB, estreia agora, pela primeira vez em Portugal, esta sua A LÍNGUA EM PEDAÇOS.

Ignacio García é licenciado em direção de cena pela Real Escola Superior de Arte Dramática de Madrid. Obteve entre outros destacados galardões, o Prémio José Luis Alonso para jovens diretores da Associação de Diretores de Cena de Espanha (ADE) e o I Certame de criação cénica organizado pelo Teatro Real de Madrid. Entre 2004 e 2009, foi adjunto da direção artística do Teatro Espanhol de Madrid e programador do Festival Internacional de Dramaturgia Contemporânea DramaFest do México. Tem-se dedicado sobretudo à difusão do repertório espanhol do século de Oiro e do teatro lírico espanhol no mundo. Colaborou com as capitais europeias de Cultura de Liverpool e Wroclaw. Colabora com a CTB há já alguns anos, tendo dirigido a coprodução História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, Gostava de Estar Viva para Vê-los Sofrer, de Max Aub e, agora, A Língua em Pedaços, de Juan Mayorga. É diretor do Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro.

Imagem: DSTGROUP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas