Connect with us

Atualidade

EN2 assinala os seus 77 anos em Santa Marta de Penaguião

Publicado

on

A mítica Estrada Nacional 2, a maior do país, assinalou, no dia de anteontem, o seu 77º aniversário em Santa Marta de Penaguião, numa cerimónia que juntou autarcas e ex-autarcas dos 35 concelhos da Nacional 2.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial marcou, também, presença no evento e assumiu o seu compromisso para com a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2), na defesa deste produto turístico, bem como, na sua promoção a uma escala global.

Presentes também estiveram Isabel Ferreira – Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional – Coesão Territorial, e representantes do Turismo de Portugal, do BPI, do Observatório N2, bem como representantes da Biosphere Portugal, da Editora FogeComigo e da PSP, tendo este último recebido o Diploma e Dístico de Agente Institucional da Rota da Estrada Nacional 2.

As comemorações iniciaram com a apresentação oficial do documentário “EN2: A Estrada que nos une” que, em 60 minutos, consegue transmitir algumas das emoções e sentimentos que qualquer viajante poderá sentir ao longo da Estrada.

Luís Machado, anfitrião e igualmente presidente da AMREN2, defende que a cerimónia foi um momento importante para a N2 uma vez que, para além de assinalar o aniversário de um produto turístico de excelência, serviu de base para a homenagem a todos os autarcas e técnicos que disseram presente desde o início em 2014.  Aos “Fundadores” da AMREN2 juntaram-se os atuais autarcas dos 35 concelhos reforçando a vontade comum na constante valorização da Estrada.

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, idealizada e criada em Santa Marta de Penaguião, que terá futuramente a sua sede nesta vila, pretende agora conseguir fundos do novo quadro comunitário de apoio para valorizar a área circundante da EN2, bem como os pontos de interesse de cada município.

De frisar que a Estrada Nacional 2 (EN2) foi identificada pela primeira vez no dia 11 de maio de 1945, data da publicação do Decreto-Lei nº 34.593, que instituiu o primeiro Plano Rodoviário português.

Ao ligar Chaves a Faro, a EN2 tornou-se na maior estrada de Portugal – no total são 739,260 quilómetros – atravessando 35 concelhos portugueses, distribuídos por 11 distritos, que podem ser percorridos quer a caminhar, a correr, de bicicleta, de mota, de carro ou de autocaravana. Uma excelente forma de descobrir o interior de Portugal, explorando a cultura, a gastronomia e as tradições das diferentes regiões do país.

Foto: CMSMP.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas