Connect with us

Atualidade

Documentário sobre a “terra do nevoeiro” é lançado em Arcos de Valdevez

“A Festa do Emigrante” tem produção e direção científica de Rebeca Blanco-Rotea, investigadora da Universidade do Minho

Publicado

on

O documentário “A Festa do Emigrante” vai ser lançado este domingo, às 9h30, na sede da Junta da Freguesia de Portela Extremo, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. A película tem produção e direção científica de Rebeca Blanco-Rotea, investigadora da Universidade do Minho (UMinho), e realização de Sara Traba, já premiada no Festival Ibérico de Cinema.

Imagem: DR.

A obra é uma homenagem às aldeias de montanha arcuenses, a chamada “terra do nevoeiro”, retratando a ligação entre pessoas, paisagens e património. Foca, ainda, os fortes seiscentistas de Bragandelo e Pereira, que são dos mais bem conservados do género no mundo e estão ligados à guerra da Restauração da Independência. Desde 2018, equipas da Unidade de Arqueologia da UMinho e do grupo Síncrisis da Universidade de Santiago de Compostela têm aí feito escavações. O documentário nasceu daí, no âmbito do pós-doutoramento de Rebeca Blanco-Rotea, que agora prossegue a investigação no Laboratório de Paisagens, Património e Território​ (Lab2PT) da UMinho e tem o apoio da Direção-Geral do Património Cultural português.

“O documentário é uma boa forma de mostrar que uma área rural, isolada e demograficamente deprimida tem afinal um património humano, natural e construído de excelência – e isso ajuda a promover a sua identidade, o conhecimento, o turismo, o desenvolvimento sustentável e até a atrair população”, diz Rebeca Blanco-Rotea. Nesse sentido, a arqueologia não é uma ferramenta do passado, mas do futuro, nota. “Estudámos os fortes e, em Bragandelo, identificámos a cozinha (achámos cerâmicas), as estruturas onde viviam tropas de infantaria e cavalaria e, no exterior, o possível local da cisterna de água, o do paiol e o de manobras e lazer, aonde no século XX se criou um campo pelado de futebol.”

Rebeca Blanco-Rotea (Foto: DR)

Sobre a batalha ou possíveis lugares que o exército espanhol usou em 1658 para atacar as guarnições portuguesas, ainda não se encontrou vestígios. “Os moradores deram-nos, contudo, algumas balas que estariam relacionadas, além de restos de cerâmica, moedas e citaram até lendas que falam de mouros, da mulher-cobra e da pedra falante – é um património imaterial que importa igualmente preservar”, frisa Rebeca Blanco-Rotea, elogiando o envolvimento da comunidade local com este projeto científico-cultural. Prevê-se para breve uma curta-metragem do seu colega Marcos Nine, “A Guerra do Extremo”, com banda desenhada e motion graphic. O município também criou sinalética interpretativa junto dos fortes e trilhos pedestres.

Sinalética (Foto: DR)

O trabalho de Rebeca Blanco-Rotea insere-se no protocolo assinado entre a Reitoria da UMinho e o município arcuense, que inclui sondagens, prospeção arqueológica, trabalhos de teledeteção, levantamentos e produção de materiais para valorização dos fortes. A intervenção inclui ainda estágios com estudantes da licenciatura e mestrado em Arqueologia da UMinho na freguesia, cujo brasão tem, precisamente, os fortes envolvidos pelo nevoeiro.

Fotos e imagem: DR.

Atualidade

Carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros apresentado em Castro Marim

Publicado

on

O carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros de Castro Marim e Vila Real de Santo António foi apresentado na quarta-feira, dia 15 de janeiro, no Mercado Local, onde está patente a Mostra Filatélica.

Este carimbo foi elaborado pelos CTT e teve como base a revista “Prevenir”, que foi durante alguns anos o órgão oficial da Associação e do Comando de Bombeiros.

Para o Município de Castro Marim, este carimbo e o selo comemorativo dos bombeiros são um marco histórico, honrosamente imortalizado na filatelia, além de assumir como estratégico para o território o aproveitamento de sinergias, a valorização de um projeto conjunto e uma corporação única com um reforço significativo dos apoios públicos.

No mesmo dia funcionou no Mercado Local um Posto de Correio, enquanto no final da tarde decorreu um desfile motorizado com as viaturas utilizadas pelos bombeiros, que atravessou os dois concelhos do sotavento algarvio.

A Mostra Filatélica está patente até ao dia 20 de janeiro e pode ser visitada diariamente durante o horário de funcionamento do Mercado Local, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Esta iniciativa é organizada pela secção de colecionismo da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, em parceria com o Município de Castro Marim, a Federação Portuguesa de Filatelia e CTT Correios de Portugal.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 50 anos detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 14 de janeiro, pelas 20h15, na união de freguesias Moscavide e Portela, procedeu à detenção de um homem de 50 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Na sequência de um patrulhamento de visibilidade e decorrente da abordagem de um grupo de indivíduos, suspeitos de estarem a consumir estupefacientes, foi detetado na posse do suspeito uma arma branca (faca borboleta), a qual foi apreendida.

O detido, presente a Autoridade Judiciária, ficou com Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado para inquérito.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Duas detenções por tráfico de droga

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.

No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias

No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].

O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas