Connect with us

Atualidade

Distrito de Coimbra: PSP efetua 10 detenções por diversos tipos de crimes

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, nos dias 26 e 27 de maio, 10 pessoas, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, furto, injúrias contra a autoridade, desobediência e infrações rodoviárias.

No dia 26, foram detidas quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, por furtos, todos praticados no mesmo estabelecimento comercial, situado na zona de Santa Clara, em Coimbra. As primeiras duas detenções ocorreram às 11h30. Através do sistema de vigilância do estabelecimento, um segurança visualizou duas mulheres (25 e 35 anos de idade), que, atuando em comunhão de esforços, colocaram vários artigos, no valor total de 259.50 euros, dentro de dois sacos e preparavam-se para abandonar o espaço sem efetuar o devido pagamento.

Mais tarde, às 18h40m, foi detida uma jovem, de 18 anos, que abandonou o estabelecimento, passando a linha de alarmes, sem efetuar o pagamento de artigos diversos, no valor total de 150.50 euros. Cerca das 21 horas, a PSP efetuou a quarta detenção – uma jovem, também com 18 anos, que furtou diversos artigos avaliados em 160.40 euros.

O crime de tráfico de estupefacientes registou-se, também, no dia 26 de maio, às 10h50, num supermercado da avenida Fernão de Magalhães.  A PSP foi chamada ao local pelos responsáveis do espaço, que informaram ter retido um homem, de 41 anos, por ter praticado um furto. No local, foi efetuada revista sumária ao indivíduo e aos seus pertences, tendo sido encontrada no interior da mochila que transportava uma quantidade de haxixe correspondente a 42 doses individuais.

As detenções por infrações rodoviárias, designadamente condução sem habilitação legal e em estado de embriaguez, e por desobediência tiveram lugar na Figueira da Foz, no dia 27 de maio, no decurso de uma ação de fiscalização de rotina. Pelas 01h10, na avenida Doutor Francisco Sá Carneiro, a PSP abordou um condutor e solicitou-lhe os seus documentos e os da viatura utilizada. Espontaneamente, este declarou não ser titular de qualquer documento que o habilite a conduzir veículos automóveis ou outro tipo de veículos a motor. Ao consultar o documento de identificação do condutor, a polícia verificou tratar-se de um menor de idade, com 17 anos.

Pouco depois, às 01h34, na rotunda do Pescador, em Buarcos, foi detido um homem, de 45 anos, que conduzia um automóvel em estado de embriaguez. Submetido ao teste de alcoolemia, acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,35 gramas por litro (g/l). Meia hora depois, na mesma rotunda, a PSP deteve um homem de 52 anos, que acusou uma TAS de 1,86g/l.

Pelas 05h50, na Avenida Dom João Alves, uma mulher, de 46 anos de idade, foi interveniente num acidente de viação, um despiste contra um sinal de trânsito que causou danos materiais. Foi-lhe solicitado que efetuasse o teste de álcool, mas a mulher recusou, incorrendo deste modo no crime de desobediência.

Também no dia 27 de maio, mas no recinto do Queimódromo, em Coimbra, foi detido um homem de 48 anos por injúrias contra a autoridade.

Às 02h10, alertado por um segurança de que o suspeito pretendia sair do recinto e voltar a entrar, um polícia dirigiu-se ao local e encetou diálogo com o mesmo, esclarecendo-o acerca das regras aplicáveis. Em resposta, o suspeito acatou e abandonou o espaço, mas, volvidos alguns minutos, voltou a tentar entrar, repentinamente, desrespeitando o segurança, sendo, no entanto, alcançado poucos metros depois. Nessa altura, proferiu várias injúrias contra o polícia, recusou abandonar o recinto e manteve uma postura agressiva, pelo que foi detido.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas