Connect with us

Atualidade

“Desdobra-te”, festival de dança e outras artes está de regresso a Évora

Publicado

on

O “Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes” está de regresso a Évora, entre os próximos dias 18 e 20 de novembro, numa organização da PédeXumbo, que irá decorrer em diversos “palcos” da cidade.

Bailes, concertos, oficinas, teatro e performance, atividades para famílias e passeios voltam a fazer parte do programa deste festival de outono, que aposta em acolher quem vive na cidade e quem a visita para um fim de semana cheio de dança, música e outras artes.

“Fazemos o convite aos eborenses e a quem nos quiser visitar para que se juntem a nós a fazer o que mais gostamos: dançar, celebrar e partilhar”, diz a PédeXumbo, acrescentando que a programação se desdobra por 11 espaços da cidade, entre os quais estão o Monte Alentejano, o Pátio do Inatel, o Círculo Eborense, os antigos Celeiros da EPAC, a Livraria Fonte de Letras e a Sociedade Harmonia Eborense.

O programa, dividido em “Lado A” e “Lado B”, convida a múltiplas desdobragens pelas diversas atividades e apela à participação de dois grupos distintos. Segundo a organização, “satisfaz tanto os impulsos dos habitués de festivais folk como os devaneios dos curiosos e das famílias que preferem uma experiência mais relaxada e abrangente”.

“São dois públicos com características bastante diferentes que encontrarão aqui o seu festival”, acrescenta a associação, sublinhando que “a ideia principal permanece: cruzem-se, dobrem-se, desencontrem-se para se reencontrarem, vivam uma experiência rica em desdobragens consecutivas enquanto conhecem a cidade de Évora”.                       

No “Lado A” haverá bailes todas as noites, com Ledok de Portugal, Obal da Galiza, Loogaroo da Bélgica e Duo Montanaro Cavez de França. No primeiro dia de festival, o Pátio do Inatel será palco de uma Roda de Choro, com Chôro-É. E os antigos Celeiros da EPAC vão acolher diversas iniciativas, como oficinas de flamenco, dança criativa para adultos, dança blues e bailes mandados, entre outras. Do lado A está, ainda, a estreia da nova criação Pédexumbo, este ano com Luís Fernandes e Clara Marchena, da Madrasta Dance, que vão estar em residência no Espaço Celeiros, nos dez dias que antecedem o festival.

Já no “Lado B”, a programação inclui concertos, onde se destaca mais uma edição de “Musicálogos” uma iniciativa da Capote Música que desta vez convida Duarte e Mema, conversas, teatro e performance, onde se pode ver “Diálogos com um Calendário”, de Veronika Boutinova, por aBruxa Teatro, oficina de canto com os ucranianos Lita Folk Band ou uma visita e prova da Magnífica, uma cerveja artesanal alentejana, entre muitas outras coisas.

O “Desdobra-te” também é dedicado às famílias com diversas atividades para crianças, como “Conchas”, um espetáculo de música e marionetas para bebés (da d’Orfeu), Oficina de Yoga para famílias, bailes, experiências musicais e até uma oficina de cerâmica para pôr as mãos no barro com o projeto Terra Quente.

Os passes para o festival já estão disponíveis na bilheteira online e está a decorrer uma fase de desconto para a compra do passe geral, até dia 31 de outubro.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas