Connect with us

Atualidade

Departamento de Química da Universidade do Minho celebra o papel das mulheres na ciência

Associa-se amanhã ao Global Women’s Breakfast, cujo programa prevê palestras, quizz e demonstrações

Publicado

on

O Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) associa-se, esta terça-feira, dia 27, à iniciativa mundial Global Women’s Breakfast, que celebra e debate o papel das mulheres na ciência.

O auditório da ECUM, no campus de Gualtar, Braga, vai acolher, às 9h00, as palestras das investigadoras Daniela Correia (Centro de Química) e Jennifer Noro (Grupo 3B’s), respetivamente sobre sensores e atuadores para uma digitalização sustentável e sobre estratégias para melhorar a atividade das enzimas.

Segue-se um pequeno-almoço e, às 10h00, a ligação online à Sociedade Portuguesa de Química para ouvir as cientistas Vânia Calisto, Ana Costa Freitas e Amparo Faustino, participar num quizz interativo, conhecer contributos de professores, ver demonstrações científicas na ausência de laboratório em Angola e, ainda, partilhar um brinde final.

O Global Women’s Breakfast é organizado desde 2019 pela União Internacional de Química Pura e Aplicada e envolve instituições parceiras em todo o mundo. Este ano tem o mote “Catalisando a diversidade na ciência”, visando promover a igualdade de género, a diversidade e a inclusão, criar oportunidades para expandir redes de contacto e inspirar as novas gerações por estas áreas. A iniciativa evoca ainda o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, também celebrado em fevereiro.

Igualdade e diversidade

“Penso que nas carreiras ligadas à ciência, pelo menos ao nível da academia, existe essa igualdade”, refere Luís Monteiro, diretor do Departamento de Química da UMinho, que se associa há quatro anos ao evento. Este departamento tem, entre docentes e investigadores, vinte mulheres e dez homens, a que se juntam quatro funcionárias. “Nas últimas décadas tivemos três professoras catedráticas, dois professores catedráticos, uma investigadora principal e as direções do Departamento e do Centro de Química também têm alternado entre homens e mulheres”, acrescenta.

Em Portugal tem havido várias ações para enfrentar a disparidade de género, como programas de mentoria e bolsas de estudo para mulheres em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). “Porém, há desafios significativos, como a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, aliada à escassez de modelos femininos em posições de liderança científica”, comenta a professora Dulce Geraldo, considerando “encorajador” ver figuras a inverter essa tendência, como a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato ou a presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves.

Imagem: DR.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas