Connect with us

Atualidade

Conserveira Pinhais lança edição especial dedicada à iniciativa “A Europa na minha Região”

Publicado

on

A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos, lança uma edição especial de conservas dedicada à iniciativa “A Europa na minha região” na qual, a par do Mercado do Bolhão, foi eleita um dos projetos para representar a região. Sob o mote “O sabor é o Nosso Norte”, a conserveira lançou um concurso de desenho direcionado a cerca de 100 alunos de Matosinhos, que visou a criação do rótulo para esta edição, tendo a ilustração vencedora sido atribuída a um estudante da Escola Básica do Godinho. Limitada a 50 latas, as unidades estão à venda no Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour” e na loja online da Pinhais, pelo valor unitário de 5,40 euros.

Esta edição especial Pinhais resulta do desafio proposto pela Pinhais a alunos de diferentes escolas matosinhenses, no decorrer das visitas ao seu Museu-Vivo, para a criação de uma ilustração figurativa da edição comemorativa de conservas Pinhais, dedicada à ação “A Europa na minha região”. Avaliados por um júri da região, a ideia vencedora foi anunciada recentemente num almoço de encerramento da ação que visou, ao longo de um mês de atividades, dar a conhecer as tradições e a cultura da região norte.

Posteriormente, e já no início de 2023, a Pinhais irá preparar uma exposição para dar a conhecer a toda a comunidade os desenhos dos quase 100 alunos que demonstraram toda a sua criatividade ao serviço do legado da indústria conserveira.

Segundo Patrícia Sousa, diretora de marketing da Pinhais “O lançamento desta edição especial alusiva à iniciativa “A Europa na minha região”, que deriva do concurso de desenho lançado aos alunos da nossa região, permite-nos reforçar a ligação com a comunidade, sobretudo com as escolas, perpetuando desta forma o nosso papel no serviço educativo, ao dar a conhecer aos mais jovens as tradições matosinhenses.”

A responsável acrescenta, ainda, que “é nosso foco continuar a manter a aposta em edições especiais com o objetivo de dar destaque a todos aqueles que tornam possível a nossa arte e que há várias gerações acompanham o nosso trabalho.”

De referir que “A Europa na minha região” foi uma iniciativa de comunicação conjunta que mostrou a ação da União Europeia para regiões de toda a Europa. Depois da Madeira, o Norte foi a segunda região portuguesa a participar na iniciativa tendo sido selecionados dois projetos, uma da Pinhais, em Matosinhos, e o outro do Mercado do Bolhão, no Porto.

Foto: PINHAIS.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas