Connect with us

Atualidade

Conferência “Inovação Social, Para quê? O desenvolvimento social enquanto setor de inovação na economia social” em Lisboa

Hoje, a partir das 9h00

Publicado

on

A Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local leva a cabo a realização da conferência “Inovação Social, Para quê? O desenvolvimento local enquanto setor de inovação na economia Social”, no dia 16 de setembro, a partir das 9h00, na Fundação EDP, em Lisboa.

Associada às celebrações do seu 29º aniversário e da primeira edição do Dia do Desenvolvimento Local, a iniciativa, cujo programa se envia em anexo, tem como propósito a realização de uma reflexão sobre a temática da inovação social, nomeadamente, o contributo de programas que têm vindo a contribuir para as políticas públicas com enfoque nesta temática, bem como o contributo das entidades de desenvolvimento local nos processos de inovação social.

Nesta iniciativa, marcarão presença um conjunto de individualidades, entre elas o Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, Helena Roseta, coordenadora do Programa Bairros Saudáveis, Sandra Almeida, que integrou a equipa da Iniciativa Comunitária Equal, que marcou a década de 2000. Não podendo estar presente por motivos de agenda, serão ainda transmitidas mensagens do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

No período da manhã, decorrerá um debate sobre o papel das entidades de desenvolvimento local nos processos de inovação social, que contará com a presença de José Manuel Henriques, Doutorado em Economia (ISCTE-IUL), Mestre em Planeamento Regional em Economia (UTL) e membro da Comissão Científica para a Implementação da Estratégia Regional Contra a Pobreza da Região Autónoma dos Açores (2018-2028) por convite do Governo Regional, António Oliveira das Neves, Mestre em Planeamento Regional e Local, e Teresa Pouzada, diretora executiva da ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, uma associação de Desenvolvimento Local, cuja intervenção tem um forte impacto no seu território.

O princípio da inovação social pressupõe a apresentação de iniciativas com valor acrescentado para potenciais interessados e interessadas em replicar ou conhecer de modo a melhorar e/ou aumentar o impacto das suas iniciativas ou da sua organização. Assim, neste encontro será também lançado, por Fernanda Freitas, o PodCast “InquietAÇÕES”. 

Uma rubrica semanal, em conversa com pessoas que transformam as suas comunidades, no âmbito da qual serão apresentadas atividades e serviços inovadores cujo objetivo é superar algum tipo de necessidade social. O PodCast InquietAÇÕES” contribuirá para uma maior visibilidade de práticas do Desenvolvimento Local, dando ênfase a diferentes temáticas de experimentação e Inovação, esperando assim contribuir para despertar o interesse de outras pessoas para estes temas.

O período da tarde será marcado pela intervenção de vários e várias especialistas, que envolvidos em programas de inovação social, apresentarão o seu contributo acerca da relevância destas experiências e medidas de políticas públicas para o desenvolvimento das comunidades.

Estas iniciativas foram desenvolvidas no quadro do projeto Animar – Capacitar para Agir em Rede III, cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego.

Imagem: ANIMAR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas