Atualidade
Concurso Barcelos Florido 2024 já tem vencedores
1º lugar atribuído ao Círculo Católico de Operários de Barcelos
O concurso Barcelos Florido 2024 premiou, com a primeira posição, a varanda do edifício do Círculo Católico de Operários de Barcelos, situado na rua D. Diogo Pinheiro. António Manuel Faria Ribeiro Novo arrecadou o segundo lugar, com a sua composição situada no Largo da Igreja, em Barcelinhos e, em terceiro lugar, ficou a composição floral de Alzira Alves Costa, situada na Rua Miguel Bombarda.
A edição deste ano do popular concurso Barcelos Florido contou com a participação de 39 concorrentes que, durante os meses de abril a julho, decoraram e coloriram a cidade com as suas varandas e janelas floridas. Este concurso, aliado aos jardins da cidade, proporciona uma experiência única e intensamente floral para quem visita Barcelos. Os primeiros 20 classificados receberam prémios pecuniários do Município, como reconhecimento da sua criatividade e do contributo que dão na promoção de um ambiente vibrante e cheio de policromia.
O vencedor do concurso recebeu 500 euros, o segundo classificado arrecadou 400 euros e o terceiro auferiu 300 euros. Os restantes participantes classificados até ao 20.º lugar também receberam prémios, com valores decrescentes conforme a sua posição na classificação.
Além das participações individuais, alguns destes concorrentes também integraram o concurso coletivo, que apurou a “Melhor Rua” e o “Melhor Largo”. O prémio de “Melhor Rua” coube à Rua Miguel Bombarda; enquanto o Largo da Igreja de Barcelinhos ganhou na categoria “Melhor Largo/Campo”.
No processo de avaliação, o júri considerou a riqueza e harmonia do conjunto floral, valorizando apenas plantas exteriores e excluindo plantas exóticas, de interior e flores artificiais. Outros critérios incidiram sobre a harmonia com a fachada do edifício, a variedade e diversidade das flores, a criatividade e originalidade das composições, o estado fitossanitário das plantas, a inclusão de artefactos típicos da nossa cultura e tradição, a regularidade das varandas floridas ao longo do ano, e a inovação em relação ao ano anterior.
Esta foi a 20.ª edição do Concurso “Barcelos Florido”, organizado pelo Município de Barcelos através do Pelouro do Turismo, com o objetivo de valorizar a estética e o ambiente da cidade de Barcelos e das freguesias de Barcelinhos e Arcozelo. Esta iniciativa celebra a tradição portuguesa de adornar janelas e varandas com flores e plantas naturais de cores vibrantes e variadas.
Classificação final do concurso Barcelos Florido:
1º lugar: Círculo Católico de Operários de Barcelos – Rua D. Diogo Pinheiro, Barcelos
2º lugar: António Manuel Faria Ribeiro Novo – Largo da Igreja, Barcelinhos
3º lugar: Alzira Alves da Costa – Rua Miguel Bombarda, Barcelos
4º lugar: José Carlos Rodrigues Loureiro – Avenida Paulo Felisberto, Arcozelo
5º lugar: Maria da Conceição Faria Durães da Silva – Largo da Igreja, Barcelinhos
6º lugar: Paula Cristina Carvalho da Silva – Rua Fernando Magalhães, Barcelos
7º lugar: Cândida Ferreira Cardoso – Rua Elias Garcia, Arcozelo
8º lugar: Cooperativa Agrícola de Barcelos – Rua Fernando Magalhães, Barcelos
9º lugar: Maria Rosa Monteiro da Costa – Rua Silva Vieira, Barcelos
10º lugar: Maria Teresa Carvalho Costa – Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Barcelos
11º lugar: Maria Cândida da Torre Esteves Coutinho – Rua Elias Garcia, Arcozelo
12º lugar: David Vale Ferreira – Avenida João Duarte, Arcozelo
13º lugar: Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Rua Dr. Santos Júnior, Barcelos
14º lugar: Sandra Elisabete Fernandes Longras (Casa Dourada) – Rua do Poço, Barcelos
15º lugar: João Boaventura Simões Negrão – Praça Pontevedra, Barcelos
16º lugar: Maria Alice G. S. Fortes Azinheira – Rua Miguel Bombarda, Barcelos
17º lugar: Lar Rainha D. Leonor – Campo da República, Barcelos
18º lugar: Manuel da Silva Esteves – Rua D. António Barroso, Barcelos
19º lugar: Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes – Avenida João Duarte, Arcozelo
20º lugar: Pedro Tiago de Sousa Carvalho – Rua do Poço, Barcelos
MELHOR LARGO – Largo da Igreja, Barcelinhos
MELHOR RUA – Rua Miguel Bombarda, Barcelos.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos: Alunos já podem aceder à Plataforma “Escola Virtual”
Os cerca de 7500 alunos do 5º ao 12º ano de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos já receberam, via e-mail, as credenciais para poderem aceder à Plataforma “Escola Virtual”, disponibilizada pelo Município de Barcelos, através do Pelouro da Educação.
A Plataforma “Escola Virtual” é uma ferramenta pedagógica que permite aos professores e alunos o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem, constituindo, simultaneamente, uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Com este acesso sem custos para alunos e professores, o Município promove também a igualdade de oportunidades e combate o insucesso escolar.
A Escola Virtual implica um financiamento municipal de cerca de 130 mil euros.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Três detenções por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 26 de outubro, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, procedeu às seguintes detenções:
Pelas 03h00, na freguesia da Misericórdia, foi detido, em flagrante delito, um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Estupefaciente, tendo na sua posse, 2,1 doses de Cocaína, 3,66 doses de Ecstasy e 1,564 doses de Liamba.
Pelas 06h30, na freguesia de Santa Maria Maior, foi detido, também em flagrante delito, um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
Já pelas 18h15, na Praça do Martim Moniz, foi detido um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida. Foram apreendidas duas armas brancas [ndr: foto de destaque], com as quais, momentos antes, estaria a ameaçar transeuntes.
Todos os suspeitos foram notificados para comparecer em tribunal.
Fotos: PSP.
Atualidade
Barcelos: Câmara Municipal beneficia troço dos Caminhos de Santiago
O Município de Barcelos consignou, na manhã de 22 de outubro, a empreitada de “Beneficiação dos Caminhos de Santiago, em Tamel S. Fins, Aborim e Balugães”. Almejados há mais de dez anos, os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, sendo que os trabalhos também incidem noutras vias, como a Estrada Regional 204, no seu troço a norte do Concelho.
A empreitada implica um financiamento de 409 mil euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias.
Esta obra vem complementar outras ações que o Município, de forma faseada, tem vindo a fazer em diversos troços do Caminho de Santiago, no sentido de criar condições de circulação mais cómodas e seguras para os peregrinos.
Relativamente aos trabalhos a executar, o projeto inicia-se no entroncamento com a EM 543, a 150m do Albergue da Casa da Recoleta, e termina o entroncamento com a EM 549, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 500m. Atravessa um pequeno aglomerado na parte inicial e zona florestal na parte final do percurso.
Atualmente, a circulação pedonal faz-se nas bermas e, por vezes, nas valetas, com exíguas condições de segurança para os utentes, o que potencia riscos acrescidos a automobilistas e peões. A intervenção visa a criação de um percurso pedonal formalizado em passeio em toda a extensão, o que implica a reformulação pontual do esquema de sinalização e segurança atualmente existente.
Quanto aos trabalhos na Estrada Nacional 308, o projeto prevê a criação de uma passadeira para peões, com um passeio na berma e valeta da faixa direita. Trata-se de uma solução de continuidade de percursos e pode constituir, por si só, um elemento atenuador de velocidades e de acalmia de trânsito, já que tem associada uma sequência de bandas cromáticas em cada faixa.
A empreitada inclui trabalhos referentes à drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização rodoviária.
Foto: CMB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação