Atualidade
Como oferecer presentes de Natal mantendo a saúde psicológica e financeira
Ordem dos Psicólogos dá ajuda preciosa nesta quadra

A época do Natal é, para muitas pessoas, uma fonte adicional de stress. Há muitas decisões a tomar, nomeadamente sobre os presentes. Com o objetivo de ajudar a lidar com esta realidade que se aproxima, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) criou um documento com recomendações para manter a saúde psicológica e financeira.
Encontrar um presente para cada pessoa, enfrentar o movimento natalício nas lojas e manter-se dentro do orçamento parecem ser, por vezes, tarefas complicadas que potenciam mais ansiedade e podem levar a gastar mais dinheiro.
A OPP propõe um conjunto de sugestões que podem ser úteis quando o assunto é oferecer presentes de Natal, mantendo a saúde psicológica e financeira.
– Definir expectativas adequadas à realidade de cada um. Do ponto de vista financeiro nem sempre é viável oferecer presentes a todas as pessoas importantes. É legítimo limitar a lista, escolher dar presentes apenas às crianças, fazer o jogo do amigo secreto ou oferecer pequenas lembranças.
– Fazer uma lista de presentes. Definir a quem é que se vai dar presentes este ano diminui o risco de se esquecer de alguém a permite pensar na oferta mais adequada e criativa.
– Definir um orçamento. Ajuda muito definir um valor que quer gastar por pessoa ou mesmo um valor total, ajustado às finanças pessoas para evitar ansiedade financeira.
– Negociar a lista do Pai Natal com as crianças. É importante que as crianças compreendam e desenvolvam hábitos financeiros saudáveis desde cedo. Esta é a altura ideal para lhes falar das prioridades e ajudá-las a selecionar os presentes mais importantes.
– Antecipar as compras. Os presentes de última hora podem ter a consequência frequente de suscitar mais stresse e de se acabar por gastar mais dinheiro do que seria suposto.
– Não se sentir culpado. Felizmente, a celebração do Natal não se esgota na compra de presentes. Pode-se investir nas relações com familiares e de amizade com cartas de gratidão ou uma lembrança feita em família.
– Recentrar a celebração do Natal em “presentes” como o reconhecimento das emoções, a empatia, a solidariedade e o apoio mútuo. As memórias de Natal não se fazem só de presentes desembrulhados, mas também de risos e histórias partilhadas.
– Incluir o autocuidado na lista de tarefas. Se as preparações do Natal trouxerem mais stress, mantenha-se atento aos sinais de ansiedade e cansaço. Alimente-se de forma saudável, faça atividade física, mantenha bons hábitos de sono, invista em atividades prazerosas e de lazer e fale com os seus familiares e amigos. Cuidar de si é importante para lidar com o stresse desta altura do ano.
– Procurar ajuda. Se se sentir assoberbado pelo stress e ansiedade durante o Natal (ou noutros períodos do ano), saiba que os psicólogos têm ferramentas baseadas em evidências científicas que podem ajudar neste Natal e a prevenir situações no futuro.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca