Atualidade
Como as crianças desenvolvem competências enquanto se divertem
O British Council, a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais, propõe promover as chamadas soft skills das crianças através da metodologia do brincar.
De acordo com um estudo do British Council, as famílias já não estão tão preocupadas com as competências digitais dos seus filhos, mas, em vez disso, estão a voltar a sua atenção para o mundo offline. Os encarregados de educação têm procurado uma certa desconexão digital para melhorar a aquisição e o desenvolvimento de outras competências mais relacionadas com o “mundo real”, tais como a sociabilidade, a empatia, a comunicação, a versatilidade e a criatividade.
Não há dúvida de que as habilidades adquiridas no verão vão ajudar os mais pequenos no seu regresso às aulas. Tudo o que aprenderam, através de brincadeiras e jogos, poderão também aplicar no seu dia a dia na escola e ao longo da sua vida.
As crianças aprendem enquanto brincam. Esta frase, que já ouvimos tantas vezes, assume uma especial relevância no contexto educativo. A brincadeira é uma ferramenta pedagógica muito valiosa, que permite às crianças desenvolver capacidades sociais e emocionais de uma forma lúdica e natural.
Existem diferentes tipos de jogos que podem ajudar as crianças a desenvolver as suas soft skills. Os jogos de tabuleiro ou charadas, por exemplo, são perfeitos para encorajar o trabalho de equipa e a colaboração. As brincadeiras que envolvem a interpretação de papéis, por outro lado, são ideais para desenvolver a criatividade e a imaginação. Os jogos com objetos simples e naturais, que envolvem a construção, o equilíbrio e a experimentação são muito proveitosos. Brincar com blocos de madeira ou blocos de construção, por exemplo, pode ajudar a melhorar a adaptabilidade e a resiliência.
Porque é importante estimular as soft skills na infância?
Desde muito cedo, as crianças estão em constante evolução. Todos os dias, elas adquirem novos conhecimentos e desenvolvem habilidades essenciais para a vida. À medida que uma criança cresce, o seu cérebro adquire maior capacidade de absorção e raciocínio, o que permite uma melhor compreensão do mundo à sua volta.
Ao mesmo tempo que amadurece, ela também descobre outras formas de compreender o mundo através das suas emoções e sentimentos. Por outras palavras, as crianças aprendem a gerir as suas emoções, a relacionar-se com os outros e a resolver conflitos. Estas são algumas das chamadas soft skills, que estão a tornar-se cada vez mais relevantes no mundo que nos rodeia.
Ao ter plena convicção sobre a importância do desenvolvimento de tais competências, os especialistas do British Council desenvolveram cursos de inglês que procuram ensinar mais do que uma nova língua. Com o objetivo de preparar as crianças para o futuro e para situações da vida real, as aulas são lecionadas de forma interativa, envolvendo diversos recursos atrativos, divertidos e eficientes.
Desta forma, os professores especializados optam por uma abordagem multifacetada, permitindo que as crianças aprendam inglês através de jogos, teatro, histórias, canções, movimentos, trabalhos manuais e muito mais.
Educação e Entretenimento: Edutainment como ferramenta para desenvolver as soft skills das crianças e adolescentes
Apesar da importância dos momentos de desconexão digital, não podemos rejeitar a presença e utilidade das tecnologias atuais como veículos para educar.
Assim, o Edutainment é uma ferramenta muito eficaz para aperfeiçoar as competências das crianças e adolescentes de uma forma divertida e natural. Eles aprendem melhor quando estão envolvidos em atividades lúdicas e esta metodologia permite-lhes fazer exatamente isso. Ressalta-se, ainda, a atenção em compreender os diferentes contextos e tipos de material ao complementar as situações de aprendizagem.
Um bom exemplo de utilização do Edutainment é um podcast educativo. Em formato de áudio, vídeo ou através da combinação de imagem com locução, um podcast pode ser ouvido quando e onde quiser. Desta forma, além de ser um material acessível, pode ser facilmente produzido. Ainda assim, o planeamento, gravação e edição daquilo que será transmitido necessitam de tempo e dedicação.
Foi assim que o British Council (Portugal), com o objetivo de motivar, divertir e aproximar os estudantes e professores, lançou o “The Sunshiny Day Podcast”.
Neste podcast, gravado todo em inglês, estudantes, professores e outros colaboradores do British Council Portugal mostram os seus talentos e a incrível diversidade entre eles. Os estudantes, na sua maioria do Secondary (13-17 anos), foram convidados a participar nos episódios, nos quais puderam apresentar os seus interesses, inspirações e opiniões sobre diversos assuntos.
Assim, é possível ouvir conversas sobre temas como hobbies, receitas secretas, contacto com a natureza e datas especiais, como as festas de fim de ano, o Dia Mundial da Criança, o Mês da História Negra, o Dia da Internacional da Mulher e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Além da partilha de histórias interessantes, o podcast também trata de assuntos relevantes e importantes para a sociedade como um todo. Procura realizar reflexões que têm ligação com questões atuais e necessárias, como as políticas de alterações climáticas, a diversidade, a representatividade ou a inclusão, entre outras.
É frequentemente observado o desejo das crianças e adolescentes em participar de conversas com temas que impactam a sociedade e o futuro. É necessário ouvir o que eles têm a dizer, respeitando a individualidade de cada um. Por isso, o nosso dever é continuar a incentivar o diálogo, o pensamento crítico, a colaboração e a curiosidade em aprender. Logo, este podcast, criado e apresentado por professores experientes, procura promover essas importantes conversas, tal como acontece na sala de aula, transmitindo os princípios da missão do British Council.
Segundo Julie Tice, diretora académica do British Council em Portugal, “este tipo de aprendizagem lúdica, experimental e significativa é ideal para crianças e jovens adquirirem e desenvolverem soft skills essenciais para o mundo de hoje e de amanhã, tais como a sociabilidade, a colaboração, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a imaginação e a adaptação ao ambiente”.
Assim, crianças e adolescentes podem usufruir e, até mesmo, fazer parte da produção de um conteúdo envolvente e educativo, que irá prepará-los para o futuro com as competências fundamentais. Tudo isto enquanto comunicam de forma confiante em inglês.
Foto: DR.
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Universidade do Minho recebe Encontro Nacional do IN2PAST
Património, artes, sustentabilidade e território juntam 170 cientistas durante quatro dias
O 5º Encontro Nacional do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) vai decorrer de 22 a 25 de janeiro na Universidade do Minho, em Braga, com cerca de 170 participantes, e no Extremo, em Arcos de Valdevez.
Os trabalhos começam nesta quarta-feira, às 17h00, com uma reunião aberta na Reitoria da Universidade do Minho, que envolve representantes regionais e nacionais nas áreas do Património, Artes, Cultura, Sustentabilidade e Território. Com a presença da vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, e do vice-reitor para Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, esta sessão pública pretende, mais do que apresentar o IN2PAST, auscultar os representantes das instituições sobre necessidades específicas, a fim de mobilizar parcerias na interação entre os técnicos e os investigadores.
Está confirmada a participação de responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais, do Consello da Cultura Galega e do Instituto de Ciencias del Patrimonio (Incipit-CSIC), além de representantes autárquicos de comunidades intermunicipais e municipais, diretores e técnicos de arquivos, bibliotecas, museus e de outras instituições públicas e privadas.
O programa científico arranca na quinta-feira, no edifício 2 do campus de Gualtar. A abertura é às 9h00, no auditório B2, com intervenções de membros das direções do IN2PAST e do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), organizadores deste Encontro. Até à tarde seguinte estão previstas seis sessões plenárias de debate – Intervir, Reconhecer, Cruzamentos disciplinares, Tecnologias, Pluralidades e Práticas colaborativas –, a par da reunião do Conselho Científico do IN2PAST e da sessão “Relatores”, com a síntese dos trabalhos.
Saída de campo a Arcos de Valdevez
Para sábado, dia 25, está programada uma saída de campo até ao lugar do Extremo, autêntico laboratório vivo que junta cientistas e a comunidade local no estudo da paisagem e do património numa perspetiva de sustentabilidade e que é um exemplo de práticas colaborativas e ciência cidadã. O momento conta igualmente com a presença de responsáveis do Município arcuense e da Junta de Freguesia de Portela e Extremo.
No Encontro Nacional do IN2PAST cruzam-se diferentes áreas do saber, da História à Química, passando pela Arquitetura, Musicologia, Antropologia, Arqueologia, Urbanismo, Museologia, Conservação, Geologia, Arquivística ou Bioquímica. É um fórum de excelência para a construção de novas formas de investigação, inovação, dinamização e colaboração entre os cerca de 350 doutorados das sete unidades de I&D do IN2PAST.
Estas unidades, repartidas por cinco universidades (Évora, Coimbra, Minho, Nova de Lisboa e ISCTE) e cofinanciadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, são: o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda; o Lab2PT; o Centro de História da Arte e Investigação Artística – CHAIA; o Instituto de História Contemporânea – IHC; o Instituto de História da Arte – IHA; o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA; e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – CESEM.
Imagem: UM.
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Universidade Católica do Porto promove debate “A Felicidade é Lucrativa?”
Dia 30 de janeiro, pelas 18h00, no Porto
Isabel Braga da Cruz (Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa), Rui Moreira (Presidente da Câmara Municipal do Porto), Ricardo Costa (Chairman do Grupo Bernardo da Costa e autor do livro “A Felicidade é Lucrativa”) e Sofia Mexia Alves (Presidente da Direção da Unificar) são os oradores convidados do debate “A Felicidade é Lucrativa?”. Um evento que se realiza a 30 de janeiro, pelas 18 horas, no Auditório Corticeira Amorim da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e que conta com a moderação de Rui Couceiro (Editor do livro).
Inspirado no livro “A Felicidade é Lucrativa”, de Ricardo Costa, este debate procura trazer a visão de quem lidera organizações em diferentes áreas da sociedade: da academia às instituições públicas, passando também pelas IPSS. No livro, o autor apresenta uma forma nova de olhar para o mundo corporativo – e para o país -, partilhando como se consegue melhorar os espaços de trabalho, mostrando como cada um pode perspetivar a carreira para obter resultados de excelência e ser mais feliz. Ricardo Costa criou, em 2017, o primeiro departamento da Felicidade em Portugal, fez um MBA Executivo e integra o Conselho Consultivo Institucional da Católica Porto Business School.
O debate “A Felicidade é Lucrativa?” é aberto ao público, mas sujeito a inscrição prévia.
Mais informações disponíveis em A Felicidade é Lucrativa? | Universidade Católica Portuguesa – Porto.
Imagem: DR.
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Odivelas: Homem de 28 anos detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 20 de janeiro, na freguesia de Odivelas, procedeu à detenção de um homem de 28 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
A referida detenção ocorreu na sequência de uma ação de fiscalização, tendo o detido, quando exercia a condução de uma viatura, sido encontrado na posse de uma arma branca, devidamente acondicionada numa bolsa de transporte.
O detido foi libertado e notificado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures.
Foto: PSP.
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