Connect with us

Atualidade

Com autorização dos voos noturnos em Lisboa, “Os Verdes” consideram que o “Governo impôs um prejuízo para as populações”

Publicado

on

Entrou, ontem, em vigor, a Portaria nº 252-A/2022 que visa permitir a existência de voos noturnos no aeroporto Humberto Delgado, entre os dias 18 de outubro e 28 de novembro de 2022, derrogando a cláusula da Portaria nº 303-A/2004, que estabelece a proibição de tráfego aéreo noturno, no referido aeroporto, entre as 0 e as 6 horas, salvo em casos de força maior. “Os Verdes” consideram que a Portaria agora publicada, da responsabilidade do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, “é muito gravosa e, profundamente, desrespeitadora das populações”.

“O Governo está a impor que um período importante de descanso, seja perturbado, de forma

significativa, com o ruído causado pelo sobrevoo de aviões a partir do aeroporto de Lisboa”, acusa o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

“Como o próprio Governo admitiu, porque é impossível desmentir tal facto, esta medida terá

um impacto significativo de exposição ao ruído nas populações dos concelhos de Lisboa e de Loures”, assinala.

“Como o PEV tem alertado, por diversas vezes, designadamente na Assembleia Municipal de Lisboa, o ruído provocado pelo tráfego aéreo é, reconhecidamente, causa de vários distúrbios de sono, hipertensão arterial, agravamento de doenças cardiovasculares, afetação das capacidades de aprendizagem e de concentração, entre outros. Propor, portanto, que esse ruído seja uma presença no horário entre as 0 e as 6 horas, um período fulcral para o descanso das pessoas, é condenar as populações implicadas a riscos sérios de saúde com implicação no seu bem-estar e na sua vida quotidiana”, continua.

“Dirá, porventura, o Governo que se trata apenas do período de 18 de agosto a 28 de

novembro. Esse «apenas» significa 42 dias de perturbação e de grave impacto para as

populações e para o seu descanso diário”, sublinha.

“Por fortes razões ambientais e de saúde pública, o PEV contesta, veementemente, a Portaria

que estabelece a permissão de voos noturnos no aeroporto de Lisboa e, neste momento, face à imposição de tal Portaria, o PEV considera imprescindível que o Governo se comprometa, publicamente, a que, depois de 28 de novembro, outras insistências e propostas do Governo para a manutenção ou prorrogação de um regime idêntico não se verifiquem, garantindo que voltarão a ser proibidos os voos noturnos”, conclui.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas