Connect with us

Atualidade

Coimbra: PSP detém 20 pessoas no âmbito da operação PALLADIUM

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), por intermédio do Comando Distrital de Coimbra, desencadeou, ontem, uma operação policial, com o fim de dar cumprimento a um número significativo de mandados judiciais de busca domiciliária e não domiciliária.

A Operação PALLADIUM é o culminar de cerca de 1 ano de investigação, realizada sob coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, por suspeita da prática dos crimes de furto qualificado e recetação (catalisadores), branqueamento de capitais, tráfico de estupefacientes, tráfico de pessoas, associação criminosa, simulação de crime e detenção de arma proibida.

No que diz respeito especificamente ao furto de catalisadores, este grupo de suspeitos vinha praticando ilícitos com elevada mobilidade e dispersão geográfica, nomeadamente, nos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa. Estes ilícitos eram praticados, na sua esmagadora maioria, no período noturno, por vezes com nítida divisão de tarefas entre eles: enquanto uns sinalizavam as viaturas a serem alvo de furto e asseguravam ações de vigilância tendentes a sinalizar qualquer aproximação de testemunhas ou viaturas policiais, outros tinham o conhecimento técnico e o equipamento adequado para realizarem, efetivamente, o furto.

No contexto desta investigação, a PSP já havia desencadeado diversas ações operacionais, nomeadamente, no âmbito da Operação Carbono, das quais destaca a detenção de 14 suspeitos, das quais 5 resultaram na aplicação da medida de coação de prisão preventiva; Apreensão de 507 catalisadores; Apreensão de aproximadamente 725 doses de cocaína e 100 doses de heroína; Apreensão de 5 viaturas; Cerca de 74 mil euros em dinheiro; 1 pistola de calibre 6,35mm; 805 kg de componentes de catalisadores já devidamente processados (avaliados em mais de 100 mil euros)

Da operação realizada ontem, há a destacar, 20 detidos em cumprimento de Mandado de Detenção fora de flagrante delito; Apreensão de 28 telemóveis; Apreensão de aproximadamente 8 mil euros; Apreensão de 8 viaturas; Apreensão de 4 catalisadores; diverso equipamento para efetivação dos furtos (9 macacos, 2 rebarbadoras, discos de corte, folhas de serra elétrica, baterias e carregadores de baterias, bem como diversas ferramentas); 1 revólver de calibre 357; e 2 armas de pressão de ar.

“A Polícia de Segurança Pública (PSP) manter-se-á muito atenta a este fenómeno, o qual poderá perdurar no tempo em face do elevado valor de mercado dos metais preciosos existentes no interior do dispositivo de escape (catalisador), que têm grande procura no mercado do ramo automóvel. Assim, apesar de alguns catalisadores acabarem por ser utilizados noutras viaturas, constatamos que a grande maioria é desmantelada”, salienta a PSP.

Se, anteriormente a 2020, este crime ocorria muito pontualmente, durante 2020 a PSP registou 838 ocorrências e, em 2021, cerca de 4900 (dados em consolidação).

Nos primeiros 2 meses deste ano, os polícias já registaram 844 ocorrências a nível nacional.

Perante este contexto, a PSP constituiu, em 2020, equipas especializadas de investigação criminal para análise das ocorrências, tendências da criminalidade reportada e das metodologias de furto empregues, denominadas Equipas Regionais de Investigação à Criminalidade Automóvel (SRICA).

No sentido de melhorar o combate a este fenómeno criminal, a PSP aconselha:

1.Todos os cidadãos que sejam alvo deste crime, mesmo em caso de mera tentativa, deverão sempre formalizar queixa, pois, a PSP, ao ter conhecimento do crime, inicia de imediato a investigação.

2. Sempre que possível, estacione a sua viatura numa garagem fechada ou numa área bem iluminada e movimentada.

3. Evite estacionar a viatura metade no passeio e metade na estrada, pois pode tornar o furto do catalisador mais fácil.

4. Se detetar alguma pessoa debaixo de uma viatura, em espaço público como se estivesse a realizar uma reparação, chame de imediato a Polícia. Obtenha o máximo de informações possível, incluindo matrículas de outros carros envolvidos. Os Polícias que se deslocarão ao local farão o despiste da situação.

5. Constituem indícios de que pode estar a ocorrer um furto de catalisadores: viatura levantada no local de estacionamento (com o uso de um macaco ou outro dispositivo) e/ou um som de uma máquina de perfuração ou corte, com uma pessoa deitada debaixo do veículo.

“É de igual modo extremamente importante que os cidadãos não recorram ao mercado paralelo para adquirir catalisadores que, tendo sido possivelmente furtados, já não disporão dos componentes essenciais, impossibilitando que executem corretamente a função e levarão, necessariamente, a que o veículo não seja aprovado em IPO (inspeção periódica obrigatória)”, alerta a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Durão Barroso em Barcelos para falar de Portugal na Europa e no Mundo

Publicado

on

O ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai estar em Barcelos, no próximo domingo, para proferir a conferência “Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30, terá como moderador Sebastião Bugalho.

José Manuel Durão Barroso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez pós-graduação em ciências económicas e sociais em Genebra.

Participou nos movimentos e lutas estudantis no período do Estado Novo; foi dirigente do MRPP no rescaldo do 25 de Abril de 1974 e tornou-se militante do PSD em 1980.

Profissionalmente, exerceu funções docentes, primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, seguidamente, na Universidade Lusíada.

Pertenceu aos governos do professor Aníbal Cavaco Silva, onde foi Subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi eleito Presidente do PSD em 1999, sendo reeleito em mais três Congressos Nacionais do Partido Social Democrata.

Em 2002, tomou posse como Primeiro-Ministro, tendo-se demitido do cargo para assumir a Presidência da Comissão Europeia, entre 2004 e 2014.

Durão Barroso é, atualmente, Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Imagens: CMB e DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

Publicado

on

Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro durante as comemorações do 25 de Abril

Publicado

on

Celebrar o 25 de Abril de 1974 também é comemorar a crescente presença das autarquias na melhoria das condições de vida das pessoas e na prestação de serviços básicos, desde o abastecimento de água à população até à programação cultural.

O concelho de Castro Marim deu agora mais um passo para o desenvolvimento do interior, nomeadamente em Pisa Barro, com a tão esperada abertura da Rede de Abastecimento de Água.

Este que era um dos grandes objetivos do município e deste executivo, ficou esta semana totalmente concretizado, permitindo assim o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, colocando um ponto final ao fornecimento instável que existia graças a captações subterrâneas que alimentavam redes próprias, particulares ou fontenários.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a alimentação de água efetua-se agora a partir da extensão da rede municipal de distribuição atualmente existente, com base em duas origens alternativas, o Reservatório de Monte Francisco e o Reservatório do Cabeço, integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e pela União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Para assinalar a abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro e o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Banda Musical Castromarinense rumou àquela localidade e proporcionou uma atuação para os habitantes.

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas