Connect with us

Atualidade

Coimbra: Detido homem suspeito de incendiar carro alegórico no cortejo da Queima das Fitas

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve anteontem, 23 de maio, um homem, de 30 anos, suspeito de ter ateado fogo, com recurso a um isqueiro, ao carro alegórico nº 37 que integrava o tradicional cortejo da Queima da Fitas.

A detenção ocorreu às 18 horas, na Praça da República, na sequência de um alerta efetuado por um estudante. A PSP intercetou, de imediato, o suspeito, que, na tentativa de evitar a detenção, reagiu de forma violenta, provocando a queda do efetivo policial, da qual resultaram várias lesões físicas, tendo havido necessidade de receber tratamento hospitalar.

No decurso dos procedimentos conducentes à detenção do suspeito, em que colaborou um elemento da Guarda Nacional Republicana fora de serviço, que se encontrava a assistir ao cortejo, foi necessário recorrer ao uso de gás pimenta devido ao comportamento altamente violento e agressivo do homem.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Investigadores da Universidade do Minho ‘aceleram’ a procura da nova física

Usam IA num computador quântico para analisar os dados do CERN

Publicado

on

No CERN – Laboratório Europeu de Física de Partículas (Suíça) há cerca de seiscentos milhões de colisões de protões por segundo e todos estes dados são analisados por dezenas de milhares de cientistas de todo o mundo.

Miguel Caçador e Gabriela Oliveira, alunos do mestrado em Engenharia Física da Universidade do Minho, propõem acelerar esse processo ao aplicar inteligência artificial num computador quântico, para detetar novos eventos na física (ajudando a decifrar o universo) e para compreender melhor a tecnologia quântica. O seu estudo saiu na conceituada revista Frontiers in Artificial Intelligence.

Os alunos investigam no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas da Escola de Ciências da UMinho (LIP-Minho), orientados pelo professor Nuno Castro. Primeiro, reúnem grandes quantidades de dados que simulam eventos de física (como choques de protões) de experiências do CERN. Depois, usam técnicas de pré-processamento de forma a poderem classificar os dados com técnicas de quantum machine learning (QML). Focam-se em especial na física de altas energias e na sua aplicação para procurar novos fenómenos de física, isto é, processos não previstos pelo modelo padrão da física de partículas.

Encontrar uma agulha num palheiro

“Pegamos em técnicas que são desenvolvidas na área da computação quântica e estudamos a sua aplicação à física das partículas”, avança Miguel Caçador. Do CERN, o maior acelerador de partículas do mundo, vêm muitos dados e descobrir os realmente interessantes é mais difícil do que encontrar uma agulha num palheiro, frisa. A ideia é criarem um modelo que distinga os eventos vindos de fenómenos físicos conhecidos dos que possam sinalizar algo de novo.

Para comparar de forma justa modelos de machine learning clássico e QML, os cientistas fizeram um estudo sistemático dos métodos de análise tradicionais de complexidade similar aos algoritmos quânticos usados. O desempenho entre os modelos foi semelhante, o que “é promissor face ao atual estado atual dos computadores quânticos”, diz Gabriela Oliveira.

Para Nuno Castro, este projeto mostra que o envolvimento de estudantes de licenciatura e mestrado na investigação é estratégico para o ensino e aprendizagem das ciências experimentais, permitindo aos estudantes iniciarem-se na atividade científica e desenvolverem as competências que irão posteriormente usar nas suas carreiras profissionais. O estudo envolveu ainda Miguel Crispim Romão e Inês Ochoa, ambos do LIP.

Os investigadores portugueses, sobretudo do LIP e de academias como a Escola de Ciências da UMinho, colaboram no CERN há muitos anos, tendo tido um papel fulcral na construção do calorímetro hadrónico do detetor ATLAS, no sistema de trigger do acelerador CMS, bem como nas medidas de precisão das propriedades do quark top, na descoberta do bosão de Higgs, na primeira observação direta do acoplamento entre aquelas duas partículas e, ainda, na pesquisa de novas partículas elementares. O CERN possui um túnel circular de 27 quilómetros e a 100 metros de profundidade, na fronteira franco-suíça.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Detenção de suspeito por tráfico de estupefacientes na Baixa do Porto

Publicado

on

No dia 24 de abril, pelas 14h00, na Praça Almeida Garrett, Porto, foram detidos, pela PSP, dois homens, de 38 e 55 anos de idade, vendedor ambulante e desempregado respetivamente, ambos residentes no Porto.

Polícias do efetivo das Equipas de Policiamento de Visibilidade da 1ª Divisão, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, na referida praça, intercetaram os suspeitos, em flagrante delito, na posse de Cocaína, Haxixe e Liamba suficientes para cerca de 12, 23 e 16 doses individuais, que lhes foram apreendidos.

Os detidos vão ser, hoje, presentes junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Cinco detenções por contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, na área da baixa da cidade do Porto, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, resultou a detenção de 01 mulher e 04 homens, com idades compreendidas entre os 29 e 62 anos de idade, residentes no Porto, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 246 artigos de vestuário e de marroquinaria suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem, hoje, junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas