Atualidade
Clínica Médica do Porto abre Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental

Consulta em crianças, adolescentes, adultos e adultos mais velhos, perturbações da ansiedade, pânico, depressão, processos de luto, neuropsicologia, consulta da gravidez e transição para a parentalidade são, entre outras, algumas das áreas da atuação do recém-inaugurado Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental da OPFC – Clínica Médica do Porto.
Com o apoio de uma equipa multidisciplinar, o Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental conta com a coordenação do Psicólogo Clínico, João Fernando Martins que considera que este é “um centro que se espera de excelência, com uma equipa de Psicólogos especializados na área clínica e da saúde, dotada de experiência e foco no acompanhamento clínico individual nos ramos da intervenção psicológica estruturada, intervenção em situações de crise e na promoção psico-educativa do bem-estar psicológico”.
Este é um centro que, apostando no bem-estar do individuo, procura combater o estigma associado aos serviços de saúde mental, uma área que tem sido cada vez mais procurada numa perspetiva de prevenção e manutenção do equilíbrio emocional e psicológico. “A nível mundial, a figura do Psicólogo tem surgido com cada vez mais aceitação, compreendendo a sociedade que a atuação de um profissional destes não se limita apenas à sua intervenção na presença de uma perturbação mental, mas também na melhoria do seu bem-estar diário, de carácter preventivo, com vista a atuar antes do surgimento de perturbação, identificando e trabalhando trajetórias negativas que motivam o indivíduo a procurar ajuda mais cedo”,acrescenta o especialista.
Com uma clara aposta na formação de profissionais de saúde e de recursos humanos, o Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental irá, ainda, ministrar sessões de formação de caracter psicoeducativo e para o desenvolvimento de competências Socio-Emocionais, quer em contexto laboral/empresarial, quer para o público em geral. Incindindo em áreas como a gestão de stress, a gestão emocional, comunicação interpares, controlo de conflitos, gestão de tempo e estratégias de comunicação persuasiva, entre outras, a oferta formativa procura dar resposta a um problema que é cada vez mais comum na sociedade e que tende a agravar-se com a instabilidade socioeconómica que se vive em todo mundo.
No contexto empresarial, para o coordenador de Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental “não há dúvida que o bem-estar psicológico individual influencia a saúde das empresas. A instabilidade psicológica e emocional, relacionada por exemplo com problemas pessoais é algo que afecta não só o indivíduo, como também, todo o ambiente que o envolve, onde incluímos o familiar e laboral, gerando ansiedade, dificuldades no seu desempenho, nos relacionamentos e na gestão de eventuais conflitos”.
Segundo dados da Ordem dos Psicólogos, os problemas psicológicos, e a consequente perda de produtividade a eles associados, estão na origem de avultadas perdas económicas para as empresas, da ordem dos3,2 mil milhões de euros por ano, o que, no entender de João Fernando Martins, reforça a importância dos serviços de saúde mental não só num momento pós desenvolvimento da perturbação, mas também numa perspectiva de prevenção, procurando mitigar potenciais danos psicológicos que possam vir a surgir.
Com uma vasta equipa que aposta no rigor e na multidisciplinaridade, o Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental funciona na OPFC – Clínica Médica do Porto, na Avenida da Boavista, nº 4183, no Porto.
Imagem: OPFC.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca