Connect with us

Atualidade

CIM Cávado e CCDR-N discutem Plano Regional de Ordenamento do Território e revisão dos Planos Diretores Municipais

Encontro decorreu na Câmara de Barcelos

Publicado

on

A reunião do Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), que decorreu, ontem, em Barcelos, contou com a presença de Célia Ramos, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Nesta reunião, foi abordado o Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte que tem como finalidade interpretar, numa dimensão territorial, as opções estratégicas de desenvolvimento regional, tendo em vista a promoção da sustentabilidade da coesão territorial e da competitividade da Região Norte.

Um dos objetivos da reunião foi encontrar soluções que contribuam para o equilíbrio entre a exploração sustentável dos recursos do território e o seu desenvolvimento económico e social, tendo em consideração os interesses das populações locais.

A CIM Cávado e os seus municípios têm participado, ativamente, nestes trabalhos, em articulação com a CCDR-N, apresentando contributos e sugestões que ajudem a potenciar o território do Cávado e a destacar o mesmo ao nível regional.

Os presidentes dos 6 municípios que compõem o CI reforçaram algumas das propostas já apresentadas e salientaram os desafios do nosso território, nomeadamente nas condições de habitabilidade, mobilidade, inovação e desenvolvimento empresarial.

Questões como o acesso às grandes infraestruturas de transporte rodoviário e ferroviário, a articulação do Quadrilátero com os restantes municípios que compõem a CIM Cávado em matérias de mobilidade, competitividade, inovação e internacionalização numa verdadeira parceria urbano/rural e o equilíbrio do território com os sistemas naturais existentes foram de novo debatidas.

De acordo com o presidente do CI, Ricardo Rio, “são estes alguns dos fatores que ajudam a fixar população, promover a coesão entre os nossos municípios e a reforçar uma marca distintiva do nosso território em toda a região Norte”.

Os presidentes dos municípios que compõem a CIM Cávado aproveitaram ainda a oportunidade para abordar o processo de revisão dos atuais Planos Diretores Municipais, sobre algumas das orientações e interpretações que estão a ser apresentadas pela CCDR-N.

Existe uma preocupação crescente com este problema que reportam de impeditiva do desenvolvimento concreto dos territórios, em especial dos territórios de baixa densidade, tendo sido discutidas questões como definição de solo urbanizável, parcelamento e saneamento que consideram, os Presidentes, não estarem a ser devidamente acauteladas.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

Publicado

on

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos. 

Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.

A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.

O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.

Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

O mural (Foto: CMB)

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Publicado

on

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.

A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.

A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.

De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.

A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.

O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas